Entre em contato conosco

Indy Car

IMPECÁVEL: Alex Palou é bicampeão da NTT IndyCar Series

Publicado:

em

Com uma vantagem de 74 pontos sobre o hexacampeão, Scott Dixon, o espanhol dominou Portland para garantir seu bicampeonato

The Champion

Vencedor do Grande Prêmio de Portland de BITNILE.COM, Alex Palou cravou seu segundo título na Indy Car.

Tendo conquistado o primeiro em 2021, Palou se superou ao alcançar a taça com uma corrida de antecipação.

O último piloto a conquistar tal feito na categoria fora Sebastien Bourdais em 2007, 16 anos atrás.

“Era isso que queríamos”, disse Palou. “Foi um fim de semana incrível no geral. Tínhamos carros muito rápidos. Sabíamos que tínhamos que correr atrás e corremos como temos feito durante toda a temporada. Super orgulhoso de estar aqui na pista da vitória e super orgulhoso do bicampeonato.

“Nunca pensei que seria campeão da Indy, e ser bicampeão da Indy é incrível, como um sonho”, completou o atual campeão.

Ademais, Alex anunciou sucintamente na coletiva de imprensa que será pai. “Dois títulos e um bebê”, disse entre risos. 

Penúltima chance

O grande prêmio de Portland trouxe a tensão e emoção esperada pelo público da categoria americana.

Com uma lagarda caótica na penúltima prova, Rahal, o pole position, manteve a sua posição com Mclaughlin logo atrás.

Enquanto Palou ultrapassou Colton Herta e seu companheiro na Chip Ganassi, Scott Dixon, deixando ambos pilotos batendo rodas.

Logo atrás, alguns pilotos se esbarraram e pegaram a área de escape, o prejudicado da vez foi Romain Grosjean, com a suspensão quebrada.

O francês, inclusive, soltou uma declaração nessa última semana que não retornará para a Andretti Autosport em 2024. Ainda não se sabe o destino do ex-F1, e isso só esquenta a dança das cadeiras para o próximo ano.

Contudo, a primeira amarela somente foi acionada na terceira volta por Will Power; o piloto Penske rodou em uma ultrapassagem contra a Mclaren de Rossi e o motor desligou.

A princípio Colton Herta, que largara em terceiro, mantia-se entre os primeiros com tranquilidade.

Todavia, o piloto norte americano foi punido ao ultrapassar o limite de velocidade do pit-stop, por ironia, o mesmo estava abrindo o primeiro ciclo de parada em bandeira verde.

A corrida do segundo piloto Andretti ainda não tinha sido completamente arruinada até Colton rodar 360° com poucas voltas para o final da prova, por fim, conclui em décimo terceiro.

Nesse ínterim,

A disputa entre Dixon e Palou ganhava corpo conforme colocavam suas estratégias em prática. No instante que Alex se tornava líder, seu companheiro estava logo atrás para assumir esse posto quando se direcionasse aos boxes.

E o clássico jogo de equipe não ficou de fora: Armstrong permitiu a passagem de Dixon enquanto segurava Pato O’ward.

Outra Mclaren que estava se pondo no meio da briga era Félix Rosenqvist, o segundo colocado de hoje.

“Fiquei muito chateado ontem depois da qualificação (Félix largou em décimo primeiro). Tivemos algo quebrado na cremalheira da direção e tivemos que arremessar antes de podermos fazer nossa volta no Q2, então foi definitivamente mais do que nossa posição inicial mostrou e sim, que corrida! Foi muito boa, divertida e meio que correu também.

Quer dizer, nós meio que apostamos e ficamos com os vermelhos, mas funcionou com as (bandeiras) amarelas e obviamente tivemos que poupar os pneus. Então acho que não foi a estratégia vencedora, mas foi com certeza, o suficiente para um pódio. Estou muito feliz com o combate”, completou Félix.

E apesar de todos os esforços, não havia quem tirasse Palou da primeira colocação. Encerrando em Portland as chances de Scott Dixon ser heptacampeão nessa temporada.

Retrospectiva

A temporada de 2023 não teve tantos altos e baixos para Palou quanto a de 2021.

O piloto de 26 anos, natural da Espanha, entregou para a Chip Ganassi Racing o seu 15° título na Indycar Series. Alex se coloca ao lado dos campeões Scott Dixon (6), Dario Franchitti (2) e Alex Zanardi (2).

Além disso, o domínio de Palou foi tão grande (para uma categoria competitiva como a Indy) que gerou entre o público o meme “Fórmula Palou”;

Isto porque o mesmo é líder em vitórias, poles, pódio, voltas concluídas, TOP 5 e TOP 10 (seu pior resultado fora um oitavo lugar).

Vencedores ao longo da temporada

Marcus Ericsson (1)
Christian Lundgaard (1)
Scott Mclaughlin (1)
Kyle Kirkwood (2)
Scott Dixon (2)
Newgarden (3)
Alex Palou (5)

Resta apenas uma etapa no calendário! A IndyCar retorna dia 10 de setembro para o Grande Prêmio de Monterey, a décima sétima do ano.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.