Entre em contato conosco

Automobilismo

Scott Dixon passa o bastão: Alex Palou é o novo campeão da NTT IndyCar Series

Publicado:

em

Espanha em destaque no automobilismo mundial com o primeiro título do país na IndyCar Series com Alex Palou

YOU ARE THE CHAMPION ALEX PALOU! O espanhol é o sétimo campeão mais jovem da categoria!

Colton Herta emendou a terceira vitória no campeonato, liderando o Grande Prêmio Acura de Long Beach por 43 voltas. Josef Newgarden e Scott Dixon completaram o ultimo pódio da temporada.

Palou estava com as mãos no título, entretanto, havia uma chance para Pato O’Ward e Josef Newgarden, e com a imprevisibilidade das corridas, tudo era possível. Ou pelo menos era até a segunda volta. Ed Jones fez uma manobra arriscada para ultrapassar James Hinchcliffe na fechadíssima curva 0 e consequentemente acertou a traseira de Pato. O mexicano acabou rodando e foi forçado a esperar todo pelotão passar por sua McLaren para retornar à direção certa.

O toque teve um efeito dominó: Palou atingiu Jones e foi atingido por Hunter-Reay que teve seu pneu furado por Colton Herta, outro empurrado pela Penske de Will Power. Scott McLaughlin, Marcus Ericsson, Alexander Rossi e o restante dos pilotos vinham logo atrás.

Pato não demorou para mostrar sua frustração com o piloto da Dale Coyne: “Uma manobra estúpida! Ele (Ed Jones) não respeitou quem estava brigando pelo campeonato”. O n°18 foi punido com drive-through pelo acidente. Ryan Hunter-Reay também teve de pagar a mesma punição.

Um pouco mais à frente, Sebastien Bourdais estacionou e acionou a primeira bandeira amarela da prova. Newgarden era líder com Dixon e Helio Castroneves formando o TOP-3. A relargada não trouxe demais confusões e as ultrapassagens seguiram fluídas, principalmente de Colton Herta, P8 na sexta volta tendo largado da 14ª posição.

“THE DREAM IS OVER”

Amarela na décima nona volta: Pato O’Ward abandona com problemas mecânicos, seu meio-eixo na roda traseira direita cedeu em decorrência do acidente. E segue mais uma bagunça nos boxes! Newgarden, Dixon, Pagenaud, Hinchcliffe e Palou pararam, dando a liderança para Hélio Castroneves, seguido por Grosjean e Rosenqvist.

O P1 do piloto #06 não durou muito, Marcus Ericsson bateu na barreira de pneus e chamou o Safety-Car para a pista. Um segundo azar no dia para o brasileiro que não parou na vigésima volta. O primeiro infortúnio foi durante o Warm-Up, quando Alexander Rossi o espremeu na parede.

“O cara não olha no espelho, ele tem de olhar para o espelho. Agora é me acalmar e ir para a corrida. Mas o que ele fez é ridículo, isso é só uma p**** de um warm-up”, Hélinho desabafou após o contato. Mais tarde continuou a entrevista: “A suspensão foi entortada, a boa notícia é que não tem problema, vão consertar. Sem dúvida a adrenalina aumentou agora, que se cuidem esses caras”, Hélio brincou. O piloto #06 acabou sendo prejudicado pela estratégia e terminou em vigésimo lugar.

A relargada veio com direito à batidas de rodas. Herta ultrapassou a Raposa da Ganassi e em seguida o pole position, Newgarden, assumindo assim a ponta. Enquanto isso, Callum Ilott rodava na pista. O ex-piloto da Fórmula 2 não demorou para voltar à corrida e a prova seguiu em bandeira verde.

Pato retornou com mais de 30 voltas atrás dos líderes. Ele logo desistiu visto que não podia recuperar o P2 do campeonato. O’Ward terminou em P27.
“Não é a primeira vez que ele nos bate e não é a primeira vez que ele faz algo estúpido durante toda a temporada”, disse Pato sobre o contato inicial de Jones. “Eu só queria que ele pudesse usar a cabeça um pouco mais, pelo menos respeitar os caras que estão lutando pelo campeonato”.
“Acho que tivemos uma ótima temporada. Estou orgulhoso da equipe; Estou orgulhoso de mim mesmo.”, concluiu o piloto McLaren.

Mais uma vez, agitação nos boxes

Palou e Hinchcliffe se encontraram e a batida ficou no “quase”. Nesse espaço de tempo, Grosjean, Dixon, Chiliton e Daly se encaminhavam para os pits. Ed Jones se tornou o novo líder, Harvey manteve o P2, seguido por Sato, Rosenqvist e Kimball.

E a bela performance do francês foi ficando para trás. Romain Grosjean abandonou após quebrar a suspensão ao tocar o muro. Herta seguiu remando, ultrapassou Askew e Rahal, agarrando novamente a P1.

Conor Daly e Oliver Askew se enroscaram, o piloto #45 foi de encontro com a barreira de pneus e Daly seguiu para a área de escape. Amarela! A relargada foi tranquila e restando 20 voltas para o final, Palou já podia se considerar campeão.

Colton Herta cruzou a linha de chegada com 0,5883s de vantagem sobre Newgarden e venceu o Grande Prêmio de Long Beach.

?RÁDIO: Bryan Herta para seu filho, Colton: “Dude, you just won the Long Beach Grand Prix! Love you, buddy!”.

“Sentimento maravilhoso, tivemos um grande carro nesse final de semana e eu estou muito feliz. Eu nem estou acreditando no que fizemos hoje”, declarou Colton Herta.

“Que corrida, que temporada! Eu não sei muito mais o que dizer, só agradecer a todo mundo da minha família e a equipe. Quero aproveitar essa oportunidade que o time me deu e manter esse nível”, expressou Alex Palou, após se consagrar campeão com um P4 na corrida. “Sonho concluído. Vamos pegar outro agora”.

A temporada de Palou é semelhante à de seu companheiro, o hexacampeão Scott Dixon, quando se tornou campeão da IndyCar em 2003. Tanto o espanhol quanto o neozelandês possuíram 3 vitórias e 8 pódios ao longo do campeonato e também conquistaram seus primeiros títulos antes dos 25 anos.

“Senhoras e senhores, vocês estão vendo um jovem que vai bater um monte de recordes neste negócio, e ele já está começando. Que grande ano tivemos. Tenho que ser honesto com você: nos surpreendeu quando ele entrou pela porta e o trabalho que fez. Tiro meu chapéu.” – disse o dono da equipe Chip Ganassi.

O bicampeão, Josef Newgarden, contou mais tarde que “Colton fez um ótimo trabalho, então parabéns a ele e toda a sua tripulação. Ele estava no pneu direito no ponto direito da corrida. Se não houvesse amarelas, acho que estaríamos bem hoje, para cruzar na frente. Mas é assim que rola as vezes. Forte esforço da nossa equipe. Acho que minha equipe foi a mais rápida no pit-lane o ano todo, então há muito pelo que se orgulhar. Lutamos muito. Nós ficamos um pouco curtos este ano, o que é lamentável, mas nós lutamos o ano todo”, concluiu o piloto #2.

A Team Penske não saiu de mãos vazias. Além de Josef Newgarden ser vice-campeão, Scott McLaughlin é o primeiro piloto da equipe a ganhar o prêmio Novato do Ano.

Sebastien Bourdais anunciou este fim de semana que não correrá em período integral e Ryan Hunter-Reay está deixando a Andretti Autosport. “Estou todo sorridente, absolutamente, correndo em uma das minhas pistas favoritas na IndyCar”, disse o Capitão América na sexta-feira depois de fazer a quinta volta mais rápida no treino de abertura do Grande Prêmio Acura de Long Beach. “Você pode passar por isso com um grande sorriso no rosto ou você pode apenas ser louco e chutar a lata o tempo todo. É assim que eu sempre fui, aproveitei, vá em frente com uma atitude positiva, é isso que estou fazendo com certeza”.

A equipe já comunicou a contratação de Romain Grosjean para assumir o n°28 da DHL, o carro que Hunter-Reay guiou para ser campeão em 2012 e para uma vitória nas 500 milhas de Indianápolis de 2014.

A temporada da NTT IndyCar Series se encerra com 9 vencedores diferentes e 7 poles em 16 corridas. Não esquecendo da memorável Indy500. A 105ª edição teve como vencedor o brasileiro Hélio Castroneves, agora colecionando 4 taças na histórica 500 Milhas de Indianápolis.

TOP-10 do GP Acura de Long Beach:

P1 – Colton Herta #26 (Andretti Autosport)
P2 – Josef Newgarden #2 (Team Penske)
P3 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing)
P4 – Alex Palou #10 (ChipGanassi Racing)
P5 – Simon Pagenaud #22 (Team Penske)
P6 – Alexander Rossi #27 (Andretti Autosport)
P7 – Jack Harvey #60 (Meyer Shank Racing)
P8 – Sebastien Bourdais #14 (A.J. Foyt Enterprises)
P9 – Takuma Sato #30 (RLL)
P10 – Will Power #12 (Team Penske)

Pontuação do campeonato:
P1 – Alex Palou: 549 pontos
P2 – Josef Newgarden: 511
P3 – Pato O’Ward: 487
P4 – Scott Dixon: 481
P5 – Colton Herta: 455
P6 – Marcus Ericsson: 435
P7 – Graham Rahal: 389
P8 – Simon Pagenaud: 383
P9 – Will Power: 357
P10 – Alexander Rossi: 332
P11 – Takuma Sato: 324
P12 – Jack Harvey: 308
P13 – Rinus Veekay: 308
P14 – Scott McLaughlin: 305
P15 – Romain Grosjean: 272
P16 – Sebastien Bourdais: 258
P17 – Ryan Hunter-Reay: 256
P18 – Conor Daly: 235
P19 – Ed Jones: 233
P20 – James Hinchcliffe: 220
P21 – Felix Rosenqvist: 205
P22 – Hélio Castroneves: 158
P23 – Dalton Kellett: 148
P24 – Santino Ferrucci: 146
P25 – Max Chilton: 134
P26 – Jimmie Johnson: 108
P27 – Ed Carpenter: 107
P28 – Tony Kanaan: 96
P29 – Oliver Askew: 61
P30 – Juan Pablo Montoya: 53
P31 – Sage Karam: 53
P32 – Pietro Fittipaldi: 34
P33 – JR Hildebrand: 30
P34 – Cody Ware: 26
P35 – Marco Andretti: 22
P36 – Charlie Kimball: 20
P37 – Christian Lundgaard: 19
P38 – Callum Ilott: 18
P39 – Ryan Norman: 18
P40 – Stefan Wilson: 10
P41 – Simona De Silvestro: 10
P42 – Kevin Magnussen: 7
P43 – RC Enerson: 5

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.