Entre em contato conosco

Fórmula Indy

Pato O’Ward: do início difícil a pupilo da McLaren

Publicado:

em

Pupilo da Arrow McLaren, Patricio O’Ward está de contrato renovado até 2027. Dessa maneira, a equipe comprova que o mexicano é a grande aposta para o futuro. Todavia, para além dos memes na internet, você conhece Pato O’Ward?

Pato O’Ward durante os testes da IndyCar em Sebring. Foto/Reprodução: Joe Skibinski/ IndyCar

Na IndyCar desde 2018, O’ward tornou-se especialista em circuitos ovais, mas antes de iniciar como piloto regular, o corredor teve passagens por outras categorias, adicionando na bagagem a experiência e alguns títulos.

A seguir, você confere um pouco mais sobre sua trajetória no automobilismo, desde o começo de sua carreira até o posto de grande aposta para o presente e futuro da McLaren na IndyCar.

Quem é Pato O’Ward?

Patricio O’Ward, ou apenas Pato, nasceu em Monterrey, no México, no dia 6 de maio de 1999. No auge de seus 24 anos, o mexicano comanda o carro #5 da Arrow McLaren na IndyCar. Além disso, Pato também está confirmado como piloto reserva e de desenvolvimento da McLaren na Fórmula 1.

Como todo piloto profissional, seus primeiros passos foram no Kart. Iniciou sua carreira nos monopostos em 2013 e teve passagens pela Fórmula Renault, Fórmula LATAM, Pacific Fórmula e Fórmula 4 Francesa.

Em 2018, foi campeão da Indy Lights correndo com a Andretti Autosport. Em sua campanha, O’Ward venceu nove das 17 corridas, ganhando também o título de rookie of the year.

Começo conturbado de Pato O’Ward na IndyCar

Duas semanas depois de vencer a Indy Lights (atualmente Indy NXT), Pato O’Ward foi escalado pela Harding Racing e fez sua estreia no Sonoma Raceway, onde se classificou em quinto e terminou em nono. 

Em 2019, ele estava escalado para realizar a temporada completa com a Harding Steinbrenner Racing, porém problemas com o patrocinador fizeram com que o mexicano perdesse o posto antes mesmo da temporada começar.

Logo depois, O’Ward foi confirmado para 13 etapas da IndyCar com a Carlin, incluindo a Indy 500. Em maio desse mesmo ano, assinou com a Red Bull e passou a fazer parte da academia de pilotos, participando da etapa da Áustria da Fórmula 2, substituindo Mahaveer Raghunathan e foi o substituto de Dan Ticktum na Super Fórmula Japonesa

Trajetória na IndyCar

Em 2020, juntou-se a Arrow McLaren na IndyCar para a temporada completa. Em 2021, chegou na última corrida brigando pelo título, mas um toque na primeira volta fez com que o mexicano saísse da disputa.

Até esse momento, Pato O’Ward conta com quatro vitórias, cinco poles, 72 largadas, 676 voltas completas e esteve no top-3 em 20 corridas e 32 vezes no top-5. Com esses números, Pato reflete o porquê de ser a grande aposta do Grupo McLaren na categoria que tanto lutaram para entrar e se consolidar.

Os número também o colocam como um dos melhores mexicanos na Indy, estando atrás apenas de Adrián Fernandez que triunfou oito vezes na categoria. Porém, O’Ward ainda é novo e faz parte de um projeto em constante evolução, tendo tudo para alcançar a marca do compatriota.

Títulos na Carreira

Além da conquista da Indy Lights em 2018, Pato O’Ward também tem uma trajetória interessante nas corridas de longa duração nos Estados Unidos. Em 2017, venceu o IMSA WeatherTech SportsCar, na classe Prototype Challenge, ainda nessa classe, venceu duas vezes o Rolex 24 em Daytona e nas 12 horas de Sebring.

 

No próximo dia 10 de março, a NTT IndyCar Series retorna para mais uma temporada que promete ser repleta de emoções. Será que finalmente Pato O’Ward emplaca seu primeiro título?

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.