Entre em contato conosco

Indy Car

Prévia da Corrida: St. Petersburg

Publicado:

em

A Chip Ganassi Racing chega a St. Petersburg, na Flórida, com uma missão clara: defender seu campeonato ao longo da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES e afirmar seu nível inigualável de sucesso.

A equipe mais uma vez demonstrou sua dominância em 2023, gravando seu nome nos livros de história da INDYCAR ao se tornar a primeira equipe a ostentar o Campeão (Alex Palou), Vice-Campeão (Scott Dixon) e Novato do Ano (Marcus Armstrong) em uma única temporada.

Alex Palou conquistou cinco vitórias e 10 pódios para garantir seu segundo campeonato em seu terceiro ano com a equipe. Foi o 15º título da Chip Ganassi Racing na INDYCAR – e o 10º nas últimas 16 temporadas desde a reunificação da série em 2008.

A equipe buscará começar forte e vencer novamente em St. Petersburg, o que marcaria uma vitória na abertura da temporada pela quarta vez nas últimas cinco temporadas (2023: Ericsson – St. Pete; 2021: Palou – Barber; 2020: Dixon – Texas).

A Chip Ganassi Racing embarcará na próxima temporada com uma expansão para cinco carros, com sua eclética formação de pilotos composta pelo hexacampeão da série Scott Dixon, o atual bicampeão Alex Palou, o Novato do Ano de 2023 Marcus Armstrong e os estreantes Linus Lundqvist e Kyffin Simpson.

O quinteto da CGR enfrentará o circuito de rua de 14 curvas e 1,8 milhas por 100 voltas no domingo, 10 de março, com a transmissão disponível na NBC e Peacock a partir das 12:00 p.m. ET.

Alex Palou
Nº 10 Honda DHL
“St. Pete marcará um novo ano com novos desafios, mas também uma nova pintura e um novo parceiro com a DHL. Estamos muito animados com isso e acabamos de apresentá-lo em Sebring, onde ficou incrível na pista. Nunca venci em St. Pete e esta é uma ótima oportunidade para começar o ano com força, vencendo a corrida de abertura e marcando esse circuito em nossa lista. Trabalhamos muito nesta entressafra e nos sentimos preparados para continuar no caminho que começamos a criar em 2023. Queremos defender o título e a melhor maneira de fazer isso é começar vencendo esta semana.”

Na temporada passada, Palou se tornou o sexto piloto a conquistar múltiplos campeonatos aos 26 anos ou menos na história de mais de 100 anos do esporte, juntando-se a Mario Andretti, Sebastien Bourdais, A.J. Foyt, Sam Hornish Jr. e Louis Meyer.

Durante sua campanha dominante na última temporada, Palou liderou a série com cinco vitórias, 10 pódios, duas poles (empatado para o mais), uma posição média de chegada de 3.7 e uma posição média de largada de 6.0. Ele também se tornou o primeiro piloto a garantir o campeonato antes da última corrida da temporada desde 2007 (Bourdais).

Qualificado entre os seis primeiros em 10 das 17 corridas do ano passado.

Fez quatro largadas na carreira em St. Pete, conquistando um segundo lugar em 2022 após largar em 10º. Liderou voltas em três de suas quatro corridas no circuito de rua da Flórida.

Registrando a melhor posição média de chegada entre todos os pilotos em corridas de rua em 2023, enquanto conquistava uma vitória (Detroit) e um pódio em cada uma das três últimas corridas de rua no calendário.

Fez 50 largadas com a Chip Ganassi Racing. Através dessas 50 largadas, conquistou nove vitórias (18%) e 24 pódios (48%).

Scott Dixon
Nº 9 Honda PNC Bank
“Estou realmente ansioso pelo clima quente em St. Pete, onde podemos iniciar a temporada. A corrida sempre é fantástica e no ano passado, tivemos uma boa batalha. Chegamos ao pódio naquela época, mas o objetivo este ano é conseguir a vitória. Este é um grande evento para o PNC Bank e todos os nossos parceiros de equipe, e também para a estreia do documentário Dan Wheldon, então será um fim de semana completo.”

Terminou em segundo lugar na classificação na temporada passada com 578 pontos, encerrando a campanha com três vitórias nas últimas quatro corridas do ano (IMS RC; Gateway; Laguna Seca).

Após a corrida de abertura da temporada em St. Petersburg, Dixon viajará para Daytona, onde será incluído no Hall da Fama do Automobilismo na terça-feira, 12 de março. Dixon está prestes a se tornar apenas o sexto piloto a ser incluído na categoria Open Wheel enquanto ainda está competindo ativamente, juntando-se a Mario Andretti, A.J. Foyt, Helio Castroneves e Al Unser.

No que será a 20ª corrida no circuito de rua de St. Petersburg, Dixon se tornará o primeiro e único piloto a fazer 20 largadas na história da corrida. Embora não tenha garantido uma vitória em The Sunshine City, ele ostenta 7 pódios, incluindo um desempenho de P3 no ano passado. Ele terminou no pódio em quatro de suas últimas sete corridas em St. Pete.

Entrando em sua 24ª temporada competindo na NTT INDYCAR SERIES. Dixon conquistou seu lugar como o Homem de Ferro de todos os tempos da série na última temporada – agora entrando em St. Pete com 322 largadas consecutivas feitas, uma sequência que remonta a 2004.

Estabeleceu um novo recorde da série INDYCAR com uma vitória em sua 27ª pista de corrida ao longo de sua carreira quando conquistou a vitória na última corrida da temporada em Laguna Seca.

Provou sua consistência ao competir em circuitos de rua, conquistando 10 vitórias (11%), 27 pódios (28%) e 48 posições entre os cinco primeiros (51%) em suas 95 largadas de corridas de rua na carreira.

Detém os recordes da NTT INDYCAR SERIES com uma vitória em 19 temporadas consecutivas e uma vitória em 21 temporadas no total.

Marcus Armstrong
No. 11 Ridgeline Lubricants Honda
“St. Pete é bastante especial para mim, pois é onde fiz minha estreia na INDYCAR. É uma cidade fantástica e o circuito é muito agradável. Será uma oportunidade fantástica voltar a um circuito com o qual estou familiarizado. Não tive a oportunidade de fazer coisas assim ultimamente. Estou bastante otimista e acredito que a equipe No. 11 Ridgeline Lubricants está pronta para um grande fim de semana. Vamos lutar duro para obter o resultado que queremos.”
Novato do Ano da INDYCAR em 2023 com 214 pontos, apesar de competir exclusivamente em corridas de circuito rodoviário e de rua. Quinto piloto da Chip Ganassi Racing a vencer o prêmio de Novato do Ano (Rosenqvist – 2019; Montoya – 1999; Zanardi – 1996; Cheever Jr. – 1990).
Fez sua estreia na INDYCAR nas ruas de St. Petersburg no ano passado, onde terminou em 11º lugar após começar da 13ª posição no grid.
Gerou um ganho líquido de +15 posições do início ao fim das cinco corridas de rua no ano passado, o quinto maior entre todos os pilotos nesse período.

Via assessoria de comunicação Ganassi Racing

Foto: Ganassi Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.