F2
Equipes da Fórmula 2: Prema
Neste mês a Fórmula 2 volta as pistas para a temporada 2021, e nós do Vai que tô te vendo iremos contar a história de cada equipe da categoria de base da F1, passando por sua criação até chegar nos dias atuais. A primeira equipe a ter sua história contada é a Prema, atual campeã.
História
Fundada em 1983 por Angelo Rosin e Giorgio Piccolo, a PREMA Racing é reconhecida como a terceira força no automobilismo italiano, ficando atrás das equipes de F1 Ferrari e Alpha Tauri em termos de tamanho, conquistas e perfil de competição.
Não só a Prema entrou em uma grande variedade de campeonatos de corrida, da Fórmula 2 à Fórmula 4, mas também se destacou em todos eles. A equipe tem um histórico de parcerias de alto nível, com montadoras e equipes de F1,( Honda , Toyota , Renault , Mercedes , Ferrari , Red Bull)).
Fórmula 4
O Campeonato de Fórmula 4 foi lançado pela FIA para facilitar o caminho para a F1. A categoria tornou-se, portanto, o primeiro passo para qualquer piloto que queira passar do karting para o carro de fórmula aos 15 anos de idade.
A Prema começou logo no primeiro ano da categoria em 2014, ganhando títulos de piloto e equipe. A partir de 2016 também participa da série ADAC, conquistando logo o título por equipes em 2016. Em 2017 a Prema garantiu os títulos de piloto e equipe nas categorias italiana e ADAC e em 2018 também conquistou os títulos na série italiana.
Atualmente conta com Conrad Laursen e Hamda Al Qubaisi
Fórmula Regional Europeia
O campeonato é o ponto de partida ideal após a Fórmula 4 antes de chegar à Fórmula 3 para qualquer jovem piloto que deseja progredir para o automobilismo profissional. Ele permite que os pilotos corram em circuitos de Fórmula 1 renomados, pois 5 dos 8 eventos acontecem nestas pistas.
O campeão da categoria ganha 25 pontos para a superlicença FIA além de receber também direito a um teste de F3 ou F2 Internacional.
Atualmente a Prema é a atual campeã da categoria com o piloto Paul Aron. Participa da categoria pela equipe também Dino Beganovic e David Vidales.
Fórmula 3
O Campeonato F3 é uma das portas de entrada para jovens pilotos talentosos que buscam se desenvolver e progredir, ao mesmo tempo em que recebem as bases necessárias para estabelecer um caminho claro para a F2 e, consequentemente, para a F1. Todos os eventos do calendário fazem parte do pacote de suporte da F1, dando aos pilotos a oportunidade de experimentar as corridas no ambiente do Grande Prêmio.
Desde que as categorias de F3 foram unificadas a Prema não deu chances para nenhuma outra equipe, assim se tornando campeã em 2019 e 2020.
Atualmente conta com os pilotos Dennis Hauger, Arthur Leclerc e Olli Cardwell.
Fórmula 2
O Campeonato FIA de Fórmula 2 oferece aos jovens pilotos, que concluíram as etapas F3 e F4, o ultimo treinamento necessário para chegar à Fórmula 1. O carro de Fórmula 2 foi projetado para ajudar os motoristas a se acostumarem a um veículo potente de alto desempenho, usando o mesmo Pirelli pneus como Fórmula 1 e competindo nos mesmos circuitos.
Em 2017 a equipe terminou em segundo no campeonato de construtores com 380 pontos. No ano seguinte conquistou 231 pontos e ficou em quinto. 2019 foi o pior ano para Prema na categoria conquistando somente 68 pontos e ficando na penúltima colocação.
A glória da equipe veio em 2020 sagrando se campeão do mundial de construtores com 392 pontos e do campeonato de pilotos com Mick Schumacher.
Para a temporada de 2021 a equipe italiana terá Robert Shwartzman e Oscar Piastri.
Pingback: Fórmula 2 começa seus teste da pré temporada amanhã -