Entre em contato conosco

Fórmula E

Preview do E-Prix de Mônaco

Publicado:

em

Foto/Reprodução: Jaguar TCS Racing

Fórmula E prepara-se para correr no circuito de rua mais tradicional do mundo. Logo, o E-prix de Mônaco será palco da oitava rodada do campeonato mundial de carros elétricos.

Foto/Reprodução: Jaguar TCS Racing

Foto/Reprodução: Jaguar TCS Racing

Utilizando o mesmo traçado da Fórmula 1, a F-E utilizará os 3.337 km da pista, passando por curvas históricas como MirabeauCasino Square e o Túnel de Mônaco.

Dessa forma, os 22 carros percorrerão a zona portuária do principado em busca do melhor resultado. Nessa temporada, a disputa está ainda mais acirrada entre os carros elétricos, onde em sete rodadas, seis pilotos diferentes triunfaram. Todavia, Pascal Wehrlein, piloto da TAG Heuer Porsche, é até então, o único piloto a repetir vitórias na 10ª temporada.

Sobre o circuito de Mônaco

Em 2023, o trem de força da Jaguar conseguiu uma dobradinha nas ruas de Mônaco. Como resultado, Nick Cassidy saiu com a vitória e Mitch Evans foi o segundo. Até esse momento da temporada, a equipe lidera o campeonato de equipes, com 128 pontos.

Layout do circuito de Mônaco para o E-Prix. Foto/ Reprodução: Neom McLaren

Layout do circuito de Mônaco para o E-Prix. Foto/ Reprodução: Neom McLaren

A distância de volta é de 3.337 e o traçado conta com 19 curvas. Atualmente, o recorde de volta mais rápida pertence a Jake Dennis, que em 2023, virou no tempo de 1.31.119.

Essa é a sexta vez que a F-E acelera no principado. Mostrando a força da categoria nesse circuito, apenas Sébastian Buemi conseguiu vencer duas vezes por lá.

Além do piloto da Envision, a lista de vencedores de Mônaco com a Fórmula E conta com os nomes de: Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa, Stoffel Vandoorne e Nick Cassidy.

O que esperar do E-Prix de Mônaco?

As ruas de Mônaco são desafiadoras para a administração da energia dos carros. Assim como na Fórmula 1, a classificação é um ponto importante para a corrida. Porém, na Fórmula E, como uma das característica da categoria, há um grande número de ultrapassagens.

Em 2023, foram 116 ultrapassagens, com destaque para o vencedor Nick Cassidy, que largou em nono.

Para além da pista, o E-Prix de Mônaco será marcado pela revelação do GEN3 Evo, nova geração de carros da Fórmula E que estreia nas pistas em 2025. A apresentação do novo carro acontece no dia 25 de abril.

Expectativas dos pilotos para o E-Prix de Mônaco

“Mônaco é como uma corrida em casa para mim. Não consigo pensar num cenário melhor para uma corrida de automobilismo, embora a pista seja bastante implacável e possa ser muito desafiadora em alguns pontos. Tive um bom resultado aqui na temporada passada, terminando em segundo, dividindo o pódio com Nick (Cassidy). Esperamos poder garantir o pódio com os Jaguars mais uma vez nesta temporada” Mitch Evans, piloto Jaguar.

“Mônaco é sempre um evento especial no calendário para nós como pilotos. Vencer em Mônaco no ano passado foi um dos momentos mais especiais da minha carreira. É um local icônico e uma pista verdadeiramente incrível para correr. Depois do desempenho do ano passado, sei que o motor Jaguar tem um bom desempenho neste circuito. Espero uma corrida limpa nas estreitas ruas de Mônaco novamente na 10ª temporada, para continuar avançando no campeonato” Nick Cassidy, piloto Jaguar.

“Estou ansioso para correr em Mônaco neste fim de semana. Todos têm trabalhado arduamente desde Misano, para garantir que estamos na melhor forma possível. Todos os pilotos adoram correr em Mônaco, inclusive eu, e tive alguns resultados descentes lá no passado. A NEOM McLAren também teve um bom desempenho lá no ano passado, especialmente na qualificação. Estou extremamente animado para começar e mostrar o que podemos fazer lá fora” Sam Bird, piloto NEOM McLaren.

“ O próximo (E-Prix) é Mônaco, uma pista que todo piloto anseia e mal posso esperar. Será a terceira vez que irei competi lá e a segunda com a NEOM McLaren Formula E Team. No ano passado, consegui a pole position e estou chego nesta corrida depois da minha última pole position em Misano. Ambos são bons presságios, então estou ansioso para fazer um bom show para todos. Nosso objetivo é estar novamente no topo e perseguir alguns bons pontos.” Jake Hughes, piloto NEOM McLaren. 

“Correr nas ruas de Mônaco é um destaque para todo piloto. Já tive o prazer de comemorar uma vitória neste pódio especial (em outra categoria), por isso volto sempre com boas lembranças. É claro que a corrida será muito diferente da última devido às características da pista. O quarto lugar em Misano, mesmo que tenha perdido apenas o pódio, foi bom para toda a equipa e para mim – queremos continuar.” Nico Müller, piloto ABT Cupra.

“Mônaco é minha segunda corrida em casa este ano depois de São Paulo – um fim de semana especial com a família e muitos amigos e parceiros. É sempre estranho dirigir um carro de corrida em estradas que normalmente dirijo com minha família. Vimos recentemente em Misano que o trabalho duro de toda a equipe está começando a dar frutos. Nosso objetivo deve ser marcar pontos em todas as corridas a partir de agora.” Lucas Di Grassi, piloto ABT Cupra.

“O E-Prix de Mônaco é um dos destaques definitivos da temporada. É um circuito icónico, mas também muito especial porque é a nossa corrida em casa como equipe, e também uma espécie de corrida em casa para mim porque vivo lá. Mônaco está na metade da temporada 10 e, até agora, mostramos um ótimo ritmo, com destaques óbvios em Tóquio e Misano. Quando olho para o nosso desempenho nos últimos 12 meses, fica claro que demos um passo em frente e, com base na forma como estamos a operar, tudo parece alcançável. Continuaremos com a mesma abordagem comprovada que temos usado durante toda a temporada e, esperançosamente, podemos conseguir mais uma boa pontuação neste fim de semana.” Maximilian Günther, piloto, Maserati MSG Racing.

“Depois de garantir meus primeiros pontos na Fórmula E em Misano, estou muito animado para voltar ao volante neste fim de semana. Mônaco é a corrida em casa da equipe, mas também é um circuito que conheço muito bem desde minha passagem pela Fórmula 2. Fiz sete corridas lá desde 2021 e terminei no pódio duas vezes, por isso estou ansioso por estar familiarizado com o território. Mônaco é um circuito muito técnico e embora seja possível ultrapassar, a qualificação será muito importante. Se conseguirmos começar entre os 10 primeiros, estou confiante de que poderemos alcançar outro bom resultado.” Jehan Daruvala, piloto, Maserati MSG Racing.

Como e onde assistir o E-Prix de Mônaco

Todas as atividades acontecem no sábado, 27 de abril.

Treino Livre 1: 2h25

Treino Livre 2: 4h05

Classificação: 5h40

Corrida: 10h03

No YouTube, o Grande Prêmio transmite todas as sessões do fim de semana. Na televisão, o Bandsports transmite a classificação e corrida e a Bandeirantes transmite a corrida na TV aberta. Na Web, classificação e corrida serão transmitidas no band.com.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.