Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lando Norris largará na frente na Sprint

Publicado:

em

A classificação para a primeira Sprint da temporada terminou em chuva e em surpresa. Muitas apostas variavam entre Max Verstappen (RBR) ou um dos pilotos da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, porém nenhum deles passou perto.

Quem vai largar na frente é Lando Norris (McLaren). O britânico insistiu até o fim de um SQ3 bem molhado e garantiu a primeira posição no grid, com 1min57.940s. E pela primeira vez na temporada, e em algum tempo, Lewis Hamilton (Mercedes) também vai largar da primeira fila. Fernando Alonso (Aston Martin) completou o top 3.

SQ1 – do céu ao inferno para Ocon

A classificação para a Sprint segue o mesmo modelo da tradicional, mas com tempos reduzidos. O SQ1, dura 12 minutos, o SQ2 10 e o SQ3 oito minutos.

Primeiramente, antes até da pista ser liberada, os olhares de todos estavam voltados para os radares e as nuvens que se acumulavam sobre o circuito. A previsão era que ela chegasse no final do SQ2, mas um chuvisco começou a cair quando ainda restavam nove minutos do SQ1.

Ao mesmo tempo que todos se preocupavam, também focavam em fazer uma volta limpa e rápida, caso a chuva caísse. Enquanto o chuvisco se manteve leve, Esteban Ocon (Alpine) não conseguiu entrar a performance que o carro teve no TL1. O francês, assim como seu companheiro de equipe, Pierre Gasly, Alexander Albon (Williams), Yuki Tsunoda (RB) e Logan Sargeant (Williams), foi eliminado.

Logo depois que o tempo acabou, a grama na curva 7 voltou a pegar fogo, como no Treino Livre. O que causou o adiamento do início do SQ2.

Esteban Ocon foi de sétimo no TL1 para eliminado em 16º no SQ1 – Imagem: Alpine

SQ2 – Russell pego pela chuva

Minutos antes da luz verde, Norris alinhou seu carro na saída do pitlane, logo seguido por quase todos os outros 15 pilotos restantes na classificação. A pressa era por conta do chuvisco que começava a engrossar, e a pressão estava em acertar a primeira volta rápida.

Todos os pilotos conseguiram fazer uma volta rápida, porém a de George Russell (Mercedes) não foi o suficiente, e ao mesmo tempo que muitos pilotos optavam por voltar aos boxes ao passo que a chuva aumentava, Russell ficou na pista para uma segunda volta rápida. Porém, ele foi obrigada a abortar a volta e ficou em 11º. Assim como ele, a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo (RB) e Lance Stroll (Aston Martin) ficaram fora do top 10.

Russell não teve um bom começo de final de semana na China – Imagem: LAT Images via Mercedes

SQ3 – Chuva cai e Norris se dá bem

Com a pista propriamente molhada, os 10 pilotos escolheram pneus intermediários para a briga pela pole. Mesmo assim, a aderência que já estava abaixo do esperado, ficou ainda pior, com os pilotos escorregando nas curvas. A dificuldade foi tão grande, que Charles Leclerc (Ferrari) perdeu o controle da traseira na curva 9 e bateu. Contudo, ele conseguiu voltar a pista.

Outros pontos da pista que foram mais complicados foram as curvas 6 e 16, e múltiplas voltas foram deletadas por conta dos limites de pista. E a definição da ordem dos 10 primeiros veio apenas no final. Mesmo com a pista molhada, os pneus evoluíram e os tempos caíram.

A volta que deu a pole a Norris chegou a ser deletada, porém foi reestabelecida. Ela foi primeiramente deletada porque na volta anterior o britânico ultrapassou os limites da curva 16, o que em muitos circuitos significa que aquela volta e a próxima são automaticamente deletadas. Entretanto, essa regra não se aplica neste final de semana, então os comissários tiveram que revalidar a volta de Lando.

Vale lembrar que no novo formato, a Sprint acontece antes da classificação para o GP de domingo. Assim sendo, a Sprint da China começa às 0h deste sábado (horário de Brasília).

Resultado da Classificação Sprint – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.