Entre em contato conosco

Fórmula 1

GP da China: safety cars, disputas e vitória de Verstappen

Publicado:

em

O GP da China começou tranquilo, mas com dois safety car e um safety car virtual, não faltou ação e disputas. E Max Versatppen (RBR) terminou no topo, com Lando Norris (McLaren) em segundo e Sergio Pérez (RBR) em terceiro. É a primeira vitória do tricampeão na China.

A largada

Em razão de ser um final de semana Sprint, os pilotos já tinham corrido no sábado, então sabiam o que esperar. Apesar de disputada, a largada foi sem incidentes. Verstappen conseguiu pular na frente, enquanto Pérez teve que lidar com Fernando Alonso, que veio por fora e ultrapassou o mexicano.

Largada limpa e tranquila em Xangai – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Mais atrás George Russell (Mercedes) e Nico Hulkenberg (Haas) passaram pelas duas Ferraris, saltando para sexto e sétimo, respectivamente. Porém, no final da primeira volta Charles Leclerc (Ferrari) superou Hulkenberg, com Carlos Sainz (Ferrari) fazendo o mesmo pouco depois. Enquanto lá no final do grid, Lewis Hamilton (Mercedes) ultrapassou o piloto da casa, Zhou Guanyu (Kick Sauber) na volta 4.

Pouco depois, lá na ponta, Verstappen já estava quatro segundos a frente e Checo começava a pressionar Alonso. E na curva 6, na volta 5, Pérez conseguiu a ultrapassagem. E três voltas depois, foi a vez de Lando Norris (McLaren) ultrapassar o espanhol.

Primeiras paradas

Na volta 10, Yuki Tsunoda (VCARB), Zhou e Hulkenberg foram os primeiros a fazer a troca de pneus, com os dois últimos optando por duros, e Tsunoda calçou médios. O líder da corrida, parou na volta 14 e emergiu do pitlane em quarto. Pérez também parou, e Norris assumiu a lidenraça da corrida.

Nesse meio tempo, Pierre Gasly (Alpine) teve um pit stop lento, que foi explicado com o replay mostrou que o pneu traseiro esquerdo não estava propriamente colocado, e o carro acabou caindo do macaco e atingiu um dos mecânicos, que por sorte não se feriu.

Enquanto Norris liderava, Max começou a escalada e passou Leclerc e Piastri sem dificuldades. Ao mesmo tempo, Pérez se colocou dentro da zona de DRS de Sainz, mas ganhou a posição na volta seguinte, porque o espanhol seguiu para os boxes. Na volta 20 Verstappen ultrapassou Norris.

Mais atrás, a VCARB tinha os pilotos em estratégias diferentes, e Daniel Ricciardo paarou mais tarde, e o segundo jogo de pneus médios estava funcionando melhor. Ele conseguiu ultrapassagens rápidas inclusive sobre o companheiro de equipe.

Safety Cars

Depois de um bom desepenho furante o final de semana, a corrida acabou na volta 21 para Valtteri Bottas (Kick Sauber).  Inicialmente, a direção de prova optou por bandeiras amarelas nos setores 2 e 3, que se transformaram em VSC. Porém, por conta da dificuldade dos fiscais de pista para retirar o carro de Bottas, o Safety Car entrou em ação.

O motor do carro de Bottas causou o abandono – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Três voltas depois, a corrida foi reiniciada co uma relargada em movimento. Contudo, logo o SC estava de volta na pista por conta de dois incidentes separados. Primeiro, Lance Stroll (Aston Martin) bateu atrás de Ricciardo e tirou a traseira do carro do australiano do chão. E mais atrás, Kevin Magnussen (Haas) bateu em Tsunoda, que abandonou imediatamente, enquanto a equipe optou por avaliar como o carro de Daniel se comportaria.

Tanto Stroll, quanto Magnussen precisaram parar para trocar pneus furados, e ambos acabaram punidos com 10 segundos cada, por causarem os incidentes.

Por fim, na volta 31 os carros relargaram novamente, com Verstappen liderando Norris, Leclerc e Pérez. Em decorrência dos danos do incidente com Stroll, Ricciardo acabou abandonando a corrida. Nesse meio tempo, Magnussen e Stroll eram os últimos e disputavam acirradamente pela 16ª colocação.

Incidente entre Stroll e Ricciardo causou danos até para Piastri – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Quem também sofreu com a batida de Stroll em Ricciardo foi Oscar Piastri. O piloto da McLaren estava na frente de Daniel quando a batida aconteceu e como efeito dominó, Ricciardo acabou acertando o conterrâneo, que teve seu desempenho comprometido.

Pérez supera Leclerc

Demorou algumas voltas, mas Checo conseguiu ultrapassar Leclerc pela última vaga no pódio na volta 39. O monegasco informou a equipe que seus pneus não estavam performando tão bem.

Pouco depois, Hamilton fez uma ultrapssagem ousada, deixando para pisar no freio o mais tarde possível, e superou Hulkenberg, conquistando a nona posição. Já Pérez tentava alcançar Norris, mas acabou falhando e permanecendo em terceiro.

Nesse interim, Alonso vinha subindo de posição em posição em busca de mais pontos. O bicampeão passou por Albon, depois Hulkenberg, Hamilton e Piastri, pulando para sétimo na volta 50. Ele até tentou alcançar Russell, que era o sexto, mas não conseguiu.

No final da penúltima volta, Verstappen teve um breve momento de preocupaççao depois de passar por pedaços de carro na pista. Ele pediu para a equipe revisar a situação dos pneus, mas ele venceu com tranquilidade.

Da China, a Fórmula 1 segue para Miami, nos Estados Unidos, para mais uma etapa com Sprint, no final de semana de 1 a 3 de maio.

Classificação final do GP da China – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.