Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é o homem a ser batido

Publicado:

em

O sábado foi todo de Max Verstappen (RBR). Após a vitória na Sprint, o tricampeão conquistou a pole para o GP da China. Com o tempo de 1min33.660s, ele chega à 37ª pole da carreira, quinta do ano e a 100ª da Red Bull Racing. A festa da equipe foi completa com Sergio Pérez superando de Fernando Alonso (Aston Martin). Checo larga ao lado de Verstappen e Alonso em terceiro.

Q1 – Hamilton erra e é eliminado

Antes de tudo começar, Nico Hulkenberg (Haas) questionou a equipe se poderia ultrapassar os carros na fila do pit lane, e foi autorizado. Porém, o movimento não é permitido e o alemão foi questionado pelos comissários após a classificação. Como a autorização errada veio da equipe, Hulkenberg escapou de uma punição mais grave e foi apenas advertido.

Enquanto isso, na pista o Q1 foi dramático para a Mercedes. Depois da boa performance na Sprint, Lewis Hamilton errou na última tentativa de volta rápida, e a travada de pneu custou a ele o Q2. A volta dele o colocou momentaneamente em 12º, mas com todos os pilotos ainda na pista em voltas rápidas, ele logo caiu e acabou em 18º. Na contramão, George Russell conseguiu se tirar da zona de eliminação e seguir na disputa.

Hamilton terá muito trabalho para buscar pelo menos os pontos do domingo – Imagem: Mercedes

Eliminados: Zhou Guanyu (Kick Sauber), Kevin Magnussen (Haas), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (RB) e Logan Sargeant (Williams).

Q2 – Sainz bate, mas passa para o Q3

Pela primeira vez na temporada, Pierre Gasly (Alpine) conseguiu passar para o Q2. Ele e o companheiro Esteban Ocon foram uns dos primeiros a ir para a pista.

Mas o grande momento do Q2 foi de Carlos Sainz (Ferrari). O espanhol fechava a sua primeira volta rápida, e na última curva acabou colocando um pneu na brita, o que o mandou para o outro lado da pista. Contudo, Sainz conseguiu evitar uma batida traseira, e acertou a barreira de proteção de frente e de lado. A bandeira vermelha paralizou a sessão e Sainz conseguiu levar o carro de volta aos boxes.

Sainz foi rápido para evitar um resultado pior na batida – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Logo após o reinicio da sessão, os pilotos tinha 6 minutos e 44 segundos para fazer valer a pena. E Sainz retribuiu o trabalho rápido da equipe, marcando o terceiro tempo, e seguindo para o Q3, enquanto Lance Stroll (Aston Martin) foi o primeiro eliminado, por apenas 0.069s.

Eliminados: Lance Stroll (Aston Martin), Daniel Ricciardo (RB), Esteban Ocon (Alpine), Alex Albon (Williams) e Pierre Gasly (Alpine).

Ricciardo não chegou ao Q3, mas mostrou melhoras – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – batalha pelo P2

Desde a primeira tentativa, Verstappen já tinha a pole provisória, e depois na volta final ele apenas selou a conquista. Porém, a disputqa mais intensa foi pela segunda posição no grid. Seis pilotos tiveram a segunda posição sucessivamente, até que Pérez terminou sendo mais rápido que eles.

A dupla da Mclaren, Lando Norris e Oscar Piastri, largam em quarto e quinto, respectivamente, enquanto Sainz larga em sexto, seguido de Charles Leclerc (Ferrari) e Russell. Hulkernberg e Valtteri Bottas (Kick Sauber) completam o top 10.

A largada para o GP da China acontece as 4h da manhã deste domingo (horário de Brasília).

Resultado da classificação em Xangai – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.