Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é pole no Japão

Publicado:

em

Max Verstappen (RBR) é o homem a ser batido no Japão. Pela quarta vez consecutiva na temporada, ele garantiu a pole e larga na frente no Japão. O tricampeão cravou 1:28.197s. Enquanto Sergio Pérez (RBR) e Lando Norris (McLaren) disputaram a segunda posição, mas o mexicano se saiu melhor e larga ao lado do companheiro de equipe. Norris largará em terceiro.

“Foi bem próximo no final, mas o importante é estar na pole. Claro que você quer que toda volta seja perfeita, mas em uma pista como essa não é sempre o caso. P1 e P2 é ótimo para a equipe”, disse Verstappen.

Q1 – Bottas surpreende

Na primeira etapa da classificação, Kevin Magnussen (Haas) não perdeu tempo e foi o primeiro na pista. Depois do TL3, a equipe fez alterações no carro, e ele foi o primeiro a completar uma volta cronometrada. Enquanto isso no pit lane, a Mercedes e a McLaren liberaram George Russell e Oscar Piastri, respectivamente, basicamente ao mesmo tempo. O incidente será investigado após a sessão.

Com 11 minutos restante, Pérez fez sua primeira volta rápida e assumiu a liderança, com 1:29.303s. Porém, Verstappen vinha logo atrás e superou o companheiro. O holandês terminou o Q1 em primeiro, com Alonso se colocando entre as RBRs.

No final do Q1, Valtteri Bottas (Kick) surpreendeu ao fazer o oitavo tempo, superando o ex-companheiro Lewis Hamilton (Mercedes).

Bottas chamou a atenção com uma boa volta no Q1 – Imagem: Kick Sauber

Enquanto Alonso ficou no top 3, seu companheiro Lance Stroll (Aston Martin) foi eliminado no Q1, em 16º. Assim como Stroll, Pierre Gasly (Alpine), Magnussen, Logan Sargeant (Williams) e Zhou Guanyu (Kick) ficaram fora do Q2.

Q2 – briga caseira na Racing Bulls

O Q2 começou com os dois pilotos da Red Bull virando muito próximos, Verstappen foi apenas 0.012s mais rápido, para ficar em primeiro com Pérez em segundo.

Apesar de conseguir passar para o Q2, Nico Hulkenberg (Hass) teve sua primeira volta rápida deletada por ultrapassar os limites de pista, o que raramente acontece em Suzuka. E na segunda tentativa, o alemão não foi rápido o suficiente e foi eliminado em 12º.

Enquanto isso, a dupla da RB precisou dar o máximo na pista na segunda tentativa. E na briga entre os dois, Yuki Tsunoda foi 0.055s mais rápido, em décimo. Daniel Ricciardo ficou em 11º e fora do Q3, mas é sua melhor posição de largada até agora na temporada.

Ricciardo larga em 11º e tem chances de pontuar pela primeira vez – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Ao contrário do Q1, Bottas não conseguiu ficar entre os 10 primeiros, sendo eliminado, junto com Alex Albon (Williams) e Esteban Ocon (Alpine).

Q3 – Norris e Pérez protagonizam disputa pelo P2

Lando Norris (McLaren) começou o Q3 com uma boa volta e conseguiu superar Pérez pela segunda posição. Norris ficou a 0.249s de Verstappen. Contudo, na segunda tentativa Pérez bateu Norris, que não melhorou seu tempo, mas conseguiu se manter a frente de Carlos Sainz (Ferrari). Com o tempo da segunda volta, Checou ficou a 0.066s do tempo de Max.

Ao contrário de Sainz, Charles Leclerc (Ferrari) teve um sábado difícil. Desde o TL3, o monegasco não se entende com o carro e na classificação foi o mesmo e largará em oitavo.

Apesar de falar que não conseguia tirar mais do carro, Alonso terminou o Q3 em quinto, a frente de Oscar Piastri (McLaren) e Hamilton. Aliás, o heptacampeão pela primeira vez em 2024 superou Russell em uma classificação. George foi apenas mais rápido que o herói da casa, Yuki Tsunoda.

A largada para o GP do Japão é as 2h da manhã (horário de Brasília), neste domingo.

Resultado da classificação no Japão – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.