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Fórmula 1

Max Verstappen de volta ao topo no Japão

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Max Verstappen (RBR) deu a volta por cima depois do abandono na Austrália e venceu o GP do Japão. O tricampeão terminou a corrida 12 segundos a frente do companheiro de equipe, Sergio Pérez. Enquanto Carlos Sainz (Ferrari) completou o pódio, em terceiro.

E com Charles Leclerc em quarto, a Ferrari pode comemorar um domingo muito melhor que o sábado. Na contramão, a McLaren vai ter que analisar a escolha de estratégia para entender como Lando Norris caiu de terceiro para quinto.

Bandeira vermelha

Apesar de a largada ter sido limpa, na terceira curva Daniel Ricciardo (RB) saiu para a direita para dar espaço a Lance Stroll (Aston Martin), que vinha por dentro. Mas, logo atrás pela direita Alex Albon tentava passar. Porém, ele se colocou no ponto cego de Ricciardo, e não conseguiu recuar, enquanto o australiano, sem ver Albon ali, foi para a direita. Os dois se tocaram e acabaram na barreira de proteção. Contudo, principalmente porque Stroll estava do lado de dentro da curva, a batida foi considerada um incidente de corrida.

Momento do incidente entre Ricciardo e Albon – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Durante a bandeira vermelha, as equipes aproveitaram para fazer uma troca de pneus, e estratégias diferentes surgiram. A RBR optou por seguir com os médios que ja estavam no carro, enquanto a Mercedes foi de duros e A Ferrari colocou médios novos no carro de Sainz.

Após quase 30 minutos, os carros voltaram ao grid para a relargada. Assim como na primeira largada, Verstappen conseguiu pular novamente na frente, sem problemas e na sexta volta já estava fora da zona de DRS de Pérez. Ao mesmo tempo, lá no pelotão do fundo, a dulpa da Alpine pareceu se enroscar, com Esteban Ocon relatando via rádio que Pierre Gasly havia batido de lado em seu carro.

Relargada após a bandeira vermelha – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Mais a frente, Pérez errou e passou pela zebra alta da Degner 2, o que reduziu sua vantagem sob Norris em dois décimos. Pouco depois, na volta 9, a degradação dos pneus entraram no jogo e Yuki Tsunoda (RB) precisou trocar os macios por duros. Já a McLaren parou Norris na volta 12 e Piastri na 13. Ao mesmo tempo a Mercedes pediu uma inverção de posições, porque Russell parecia ter melhor ritmo. E na volta 19, Zhou Guanyu abandonou a corrida por problemas no câmbio.

Ferrari melhor que a McLaren

Na volta 27 a Ferrari finalmente chamou Leclerc para os boxes, e a McLaren traz Norris para a segunda parada. Os dois disputavam diretamente a posição, e a parada da Ferrari foi eficiente o suficiente para que o monegasco saisse a frente de Lando. E quando eles retornavam para a pista, Leclerc ainda conseguiu passar Russell, e deixou a Mercedes entre eles.

Mais tarde, na volta 38,  Verstappen liderava, seguido de Pérez e Leclerc, que se defendia de Norris. Mais atrás, Oscar Piastri (McLaren) tinha Fernado Alonso (Aston Martin) em mira, pela sexta posição. mas os dois são afetados pela bandeira amarela causada por Logan Sargeant (Williams), que escapou na Degner 2.

Na volta 44, Norris acabou travando os pneus e o erro dá uma vantagem para Sainz, que consegue a ultrapssagem e agora tem o companheiro de equipe na mira. Nesse meio tempo, Russell se aproxima de Alonso e Piastri. E com Sainz em um ritmo melhor, a Ferrari instruiu Leclerc a não brigar com o espanhol, já que o objetivo era manter os dois carros a frente de Lando.

Assim, Sainz ultrapassou Charles e se garantiu no pódio. Duas voltas depois, Russell se aproxima definitivamente de Piastri e Alonso, com o espanhol inteligentemente mantendo o australiano em sua zona de DRS, o que ajuda ambos a segurarem George. Porém, Piastri acabou errado e perdeu a posiçao para Russell, que não teve tempo de tentar uma ultrapassagem em Alonso antes da bandeirada final.

Sainz supera Leclerc e garante mais um pódio da temporada – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

F1 de volta à China

A Fórmula 1 agora segue para a China, e retorna ao ao Circuito de Xangai pela primeira vez desde 2019. Nos últimos quatro anos a prova foi constantemente cancelada devido à pandemia do Coronavírus. O GP da China acontece no domingo 21 de abril, e para os fãs brasileiros é a última etapa do ano que acontece na madrugada.

Resultado do GP do Japão – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

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