Entre em contato conosco

Automobilismo

Colton Herta domina Grande Prêmio de Monterey e conquista a segunda vitória na temporada

Publicado:

em

LAGUNA SECA É SUA COLTON HERTA! O piloto Andretti liderou 91 das 95 voltas da prova e gravou sua segunda vitória no autódromo Laguna Seca, mais conhecido como a casa da família Herta, onde seu pai (Bryan Herta) venceu em 1998 e 1999. Alex Palou e Romain Grosjean completaram o pódio.

Pole position e vencedor da corrida? A história se repete para carro #26. Em 2019 Colton fez a mesma proeza quando alcançou sua primeira vitória no traçado. Apesar da constância de bons resultados durante todo o fim de semana, nem tudo era garantido. Logo na segunda volta, Herta abriu demais para seu companheiro de equipe, Alexander Rossi, que viu uma oportunidade de ultrapassagem. A tentativa não terminou bem para o carro #27, que tocou a roda traseira de Colton e escorregou para a área de escape.

De início, Pato O’ward parecia estar lutando contra sua Arrow Mclaren e acabou perdendo diversas posições no grid, passando a disputar o 14° lugar com Callum Ilott. Romain Grosjean estava numa situação oposta à do mexicano, saiu de P13 para P8 em poucas voltas e o brasileiro Helio Castroneves já somava 4 ultrapassagens. A Penske seguiu em má fase com Will Power. O piloto foi para os boxes na décima volta e teve a cobertura do motor retirada. O piloto #12 não foi o único com problemas, Félix Rosenqvist rodou no começo da prova e mais tarde veio a ficar lento, o motor quase morreu. Enquanto isso, Oliver Askew sofria complicações no pitstop.

Romain Grosjean, o grande showman! O francês mostrou as garras durante toda prova, protagonizando belíssimas ultrapassagens e fazendo até mesmo o hexacampeão, Scott Dixon, uma de suas vítimas no Saca Rolha. E o piloto #51 não foi o único. Takuma Sato rodou neste mesmo trecho e acertou a raposa, o acidente não acionou bandeira amarela mas Sato teve danos na suspensão.

Herta voava a cada volta, acumulando uma vantagem de mais de 20 segundos sobre o P2, mesmo assim, precisava trocar pneus e quando se encaminhou para o pit-stop, Romain Grosjean assumiu a liderança por 4 voltas, as únicas não lideradas por Colton Herta em toda a etapa.

Com 7 voltas para o fim, Grosjean acabou acertando Jimmie Johnson quando foi o ultrapassar. A batida não foi forte e o francês voltou para sua rota: o pódio. JJ foi outro “senhor ultrapassagem” ao longo da corrida, recebendo a bandeirada na 17° posição.

E Colton Herta cruzou a linha de chegada em primeiro! “Desfrutei a corrida demais. Gosto muito de correr aqui. Teve o desafio do Palou, que andou perto em parte da corrida, mas essa é minha pista favorita. Feliz de ganhar aqui”. Colton alcançou sua quinta vitória em três temporadas, passando a marca de 4 vitórias de seu pai, “Ele se sente como um veterano quando você trabalha com ele agora”, disse Bryan Herta. “Você sabe, é como dois chapéus diferentes. Ainda temos o chapéu de pai quando vamos para casa, mas quando estamos no autódromo é tudo profissional e tem sido muito divertido fazer parte disso com ele”.

Alex Palou, apesar de receber a bandeirada em segundo, já está com as mãos em seu primeiro título. Com 517 pontos, 35 a mais que Pato O’ward, o espanhol pode se consagrar campeão com até mesmo um 11° lugar. “Um dia incrível. Surpreso por ter sido tão competitivo se comparar com o Herta e a qualificação, mas sabia que ele tinha mais para dar ali no final. Tudo certo na estratégia e tivemos uma jornada muito boa”.

A chave da corrida estava nos pneus duros e embora a Mclaren não ande bem com as faixas pretas, O’ward conquistou a 5° posição. Dixon terminou em 13° e ainda existe uma pequena chance de disputa pelo título para Josef Newgarden, o sétimo colocado.

Grosjean ainda disse: “No final, foi o stint mais divertido. Vim com pneus novos e macios, então consegui crescer. A estratégia toda deu certo. Só tenho de dizer ‘Laguna Seca, eu amo você'”. E quem não ama? Laguna Seca proporcionou 367 ultrapassagens, entrando para a lista das 6 corridas com tal feito, e a maior desde 2013.

TOP – 10
1 – Colton Herta #26 (Andretti Autosport)
2 – Alex Palou #10 (Chip Ganassi Racing)
3 – Romain Grosjean #51 (Dale Coyne Racing)
4 – Graham Rahal #15 (RLL)
5 – Pato O’ward #5 (Arrow Mclaren SP)
6 – Marcus Ericsson #8 (Chip Ganassi Racing)
7 – Josef Newgarden #2 (Team Penske)
8 – Simon Pagenaud #22 (Team Penske)
9 – Oliver Askew #45 (RLL)
10 – Ed Jones #19 (Dale Coyne Racing)

Reencontramos a NTT IndyCar Series no próximo final de semana, de 24 a 26 de setembro, no Grande Prêmio de Acura de Long Beach, para a última corrida temporada de 2021.

Texto de Sam Henck

– Imagens: Site IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.