Entre em contato conosco

Fórmula Indy

Mágica e genialidade: 57 vezes Scott Dixon

Publicado:

em

Dixon eleva o patamar de economia de combustível e garante vitória em Long Beach

Dentre os elogios expressos à Dixon, o maior deles com certeza é sua capacidade milagrosa de poupar pneu e combustível.

Hoje, 21 de abril, mais uma vez seu talento foi posto a prova no circuito de rua de Long Beach. O piloto neozelandês guiou o #9 PNC Bank Chip Ganassi Racing para a vitória apenas com estratégia, paciência e agressividade.

Dixon precisou combater Colton Herta, Alex Palou e seu principal rival nesta etapa, Josef Newgarden, ao longo das últimas voltas.

“Foi difícil; isso foi muito difícil”, disse Dixon. “Honestamente, eu não pensei que íamos conseguir, e eles continuaram me dando um número (de combustível), e simplesmente não estava recebendo… Eu estava perto, mas não o suficiente. Felizmente, estávamos do lado seguro lá.”

O hexacampeão que largara em oitavo ainda exibe-se tendo combustível o suficiente para realizar o burnout comemorativo após conquistar sua segunda vitória em Long Beach, a 57° em sua carreira e a primeira na temporada de 2024.

Josef Newgarden, que liderou 19 voltas e era um dos cogitados a vitória desse fim de semana, encerrou a prova em 4° após um toque de Colton Herta.

O piloto #26 da Andretti Autosport (Herta), por fim ficou com o segundo lugar de Josef e recebeu a bandeirada dois décimos atrás do líder.

Já em terceiro lugar e que também entrara para a disputa do P1, Palou, o atual campeão da série.
Alex ainda admite que não conseguiria repetir o trabalho feito por seu companheiro de equipe.

“Amei chegar ao pódio. Foi uma corrida dura para todo mundo, com diferentes estratégias. Achamos que o melhor era ficar na pista (na bandeira amarela da volta 16). Não faria o trabalho que o Scott fez, mas não estou surpreso. Não sei como ele faz, mas vou passar a noite estudando”, disse Palou.

“Sabia que tinha de acelerar o que pudesse, especialmente no último stint. Tinha de dar 100% para tentar alcança-lo. Dixon deve estar trapaceando ou tem um tanque de combustível extra”, o espanhol brinca.

Apenas uma bandeira amarela foi acionada durante o percurso de 1.968 milhas, por Christian Rasmussen, o Rookie da Ed Carpenter Racing, entretanto, a partir do período de cautela o entretenimento foi garantido com o pelotão dividindo-se em dois grupos.

O até então líder da corrida, Will Power puxou parte do pelotão para os boxes. Dixon o seguiu e iniciou-se a primeira batalha de pits. Newgarden traçou uma estratégia diferente e permaneceu na pista como o novo líder, parando com o segundo grupo entre as voltas 30 e 33. 

Durante as voltas seguintes o plano “modo econômico” entrou em ação, com cada um utilizando dos recursos ao seu alcance e de seus conhecimentos.

Dixon equilibrou a economia dos pneus e combustível com push to pass para defender-se nas voltas finais, tudo estava sobre controle para a raposa.

Theo Pourchaire, o substituto de David Malukas (enquanto o mesmo recupera-se da cirurgia para reparar as lesões no punho devido a um acidente de mountain bike), terminou na décima primeira colocação em sua estreia com a Arrow Mclaren.

Josef Newgarden ainda segue líder do campeonato com 87 pontos, mas Dixon já mostra-se uma ameaça disparando com 75pts. Herta, Palou e Power completam o TOP5, com 72, 63 e 61 pontos respectivamente.

TOP 10
1 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing)
2 – Colton Herta #26 (Andretti Autosport)
3 – Alex Palou #10 (Chip Ganassi Racing)
4 – Josef Newgarden #2 (Team Penske)
5 – Marcus Ericsson #28 (Andretti Autosport)
6 – Will Power #12 (Team Penske)
7 – Kyle Kirkwood #27 (Andretti Autosport)
8 – Romain Grosjean #77 (Juncos Hollinger Racing)
9 – Félix Rosenqvist #60 (Meyer Shank Racing)
10 – Alexandre Rossi #7 (Arrow Mclaren)

A IndyCar retorna com o Children’s Of Alabama IndyCar Grand Prix na próxima semana, 28 de abril, no Barber Motorsport Park, em Birmingham.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.