Entre em contato conosco

Fórmula Indy

Mclaughlin surpreende e bate Grosjean no Alabama

Publicado:

em

Scott Mclaughlin vence grandiosamente em Barber Motorsport Park com estratégia, desplante e paciência.

O Grande Prêmio de Alabama teve apenas uma bandeira amarela, entretanto, em nenhum momento faltou emoção e ultrapassagens.

Largada!

A prova iniciou-se agitada com Romain Grosjean largando na ponta e lutando para manter sua posição com a pressão de Pato O’ward, vencedor do Children’s Of Alabama em 2022 e Alex Palou.

Dixon enfrentava a Penske de Newgarden e Power logo atrás. Já Colton Herta avançou de P14 para nono em menos de 5 voltas.

E enquanto Pato buscava o P1, Rosenqvist caía para 23° após um toque com Josef Newgarden que o fez rodar.

Estratégias

Newgarden abriu os boxes na décima quarta volta, indicando que seguiria em uma estratégia de três paradas.

Eventualmente outros pilotos adrentaram o pit-lane, entre eles: Rosenqvist, Robb, Rossi, Daly, Mclaughlin e Power.

Os demais pilotos seguiram na pista para uma estratégia de duas paradas.

Contudo isso não funcionou muito bem para Colton Herta; na vigésima volta o piloto já estava reclamando dos pneus estarem completamente mortos.

O piloto #26 puxou o pelotão para os boxes na vigésima oitava volta, fazendo as engrenagens da disputa entre Grosjean e Mclaughlin começarem a girar.

Outra dupla que voltou a se esbarrar foi Dixon e O’ward.
Na saída dos boxes tiveram um pequeno encontrão. Em sequência quem topa com Pato é Palou; o espanhol tem o azar de estar com os pneus frios e perde sua posição ao mesmo tempo que Lundgaard encontra seu ritmo de corrida e voa para cima de campeões.

Uma batalha também estava sendo igualmente travada entre Grosjean e Malukas: o americano precisou de defender de diversos ataques até que o francês foi lembrado por sua equipe de “lembrar-se de sua estratégia”.

Primeira e Última

Sting Ray Robb foi encontrado parado na grama, mas, a princípio a amarela não foi chamada.

Rapidamente sob este alerta, Newgarden e os demais pilotos seguindo a estratégia de 3 paradas foram para seu segundo pit-stop.

A amarela enfim é declarada e um novo TOP 10 se formou: com Grosjean na ponta, sendo seguido por Mclaughlin, Pato, Palou, Lundgaard, Dixon, Newgarden, Rossi, Power e enfim Kirkwood.

Definitivamente o resultado não poderia ser diferente, uma relargada cheia de caos veio a seguir.

Pato O’ward era o piloto com mais push to pass no grid e pretendia continuar gerenciando dessa forma, ao contrário dos demais líderes da corrida, principalmente Grosjean.

Todavia o foco se movou para Helio Castroneves escorregando mais uma vez e o grande chega para que Rahal deu em Conor Daly.

Nesse ínterim, Lundgaard dava um X em Alex Palou. O piloto #45 da Rahal Latterman estava dando a maior dor de cabeça e acima de tudo sendo ousado e veloz, conquistando um P6.

60 voltas

Colton Herta parte para o pit e Grosjean vai logo atrás e sucessivamente o pelotão os segue iniciando a última cartada das estratégias.

Em contrapartida, Mclaughlin parou apenas algumas voltas depois tornando sua estratégia implacável pois o mesmo seguia sem se preocupar com combustível.

“Eu chamo isso de ‘estratégia de piloto feliz'”, disse McLaughlin. “Fiquei muito mais feliz fazendo isso. Passamos Grosjean lá com um pouco de estratégia, e me sinto muito bem com isso.”

Enfim o duelo árduo instaurou-se:

Grosjean já estava na pista com o pneus aquecidos e Mclaughlin vinha de sua última parada: uma batalha de rodas foi travada e com um movimento de dentro para fora Romain Grosjean passou Scott Mclaughlin no final da montanha-russa.

Scott frequentemente buscava uma forma de revidar e enquanto ainda possuia 30 segundos de push-to-pass, Romain estava zerado e na primeira oportunidade, o piloto #3 levou seu Penske Chevrolet Good Ranchers à liderança e posteriormente à vitória por 1,7854.

“Somos pilotos; você simplesmente se dá bem”, disse McLaughlin. “Conversamos homem a homem (depois de São Petersburgo) e, no que me diz respeito e a ele, corremos duro e justo e seguimos em frente. Sem ressentimentos entre nós dois.”

Apesar de toda a competição agressiva, todos os pilotos jogaram limpo, de forma dura, consistente e limpa!

Considerações finais

É a quinta vez que Romain Grosjean termina uma corrida da IndyCar em segundo lugar sem levar uma vitória para casa.

“Dói”, disse Grosjean, que liderou uma corrida de 57 voltas. “O triplo nunca vence em Barber, mas hoje os boxes ficaram abertos. Isso deu a McLaughlin e Power a vantagem nas três paradas. Olhe para as duas paradas (carros) atrás de nós – 20 segundos atrás de nós. Tínhamos um carro incrível, rodamos muito bem, demos 100%, mas tivemos azar com aquela amarela.

“Parabéns ao Scott. Ele merecia essa vitória.”

Resultados do Grande Prêmio

É a quarta vitória do neozelandês na IndyCar e a primeira na temporada de 2023.

Em conclusão: Marcus Ericsson segue como líder do campeonato após encerrar a corrida em décimo lugar.

Resultado:

A NTT IndyCar SERIES retorna dia 13 de maio para o Grande Prêmio GMR, no circuito de rua de Indianápolis.

Compartilhe esta publicação