Entre em contato conosco

Indy Car

Scott Dixon vence em Laguna Seca no encerramento da Indy em 2023; McLaughlin e Palou faturam top-3

Publicado:

em

O neozelandês da Chip Ganassi Racing atingiu 56 vitórias na carreira, sendo dessa forma o segundo maior vencedor na história da Indy

Neste domingo (10), a Fórmula Indy encerrou a temporada 2023 com a realização do Grande Prêmio de Monterey, no tradicional circuito de Laguna Seca, na Califórnia.

Scott Dixon mais uma vez colocou as ótimas estratégias da Chip Ganassi Racing em prática e subiu ao degrau mais alto do pódio na etapa final. O neozelandes é o segundo piloto com mais vitórias na história da Indy, até o momento soma 56.

Vale lembrar que o espanhol Alex Palou, companheiro de equipe de Dixon, faturou o título deste ano com uma etapa de antecedência, em Portland, no último domingo (03).

Quem começou na vantagem nesta tarde foi o sueco Felix Rosenqvist (McLaren) que foi o mais rápido do qualify e largou da pole position, na frente de Scott McLaughlin e Christian Lundgaard.

Logo no início da prova, na curva 1, múltiplos carros acabaram se tocando e dentre os pilotos prejudicados estava Josef Newgarden, da Penske, resultando em seu abandono da corrida.

Ainda na primeira metade da etapa final, o pole Rosenqvist levou um “totó” do compatriota Marcus Ericsson (Chip Ganassi), também na curva 1.

Alex Palou e Pato O’Ward, este último da McLaren, protagonizaram as primeiras posições no decorrer da prova, assim como Alexander Rossi. As bandeiras amarelas entre as voltas 60 e 68 alteraram as estratégias das equipes, beneficiando o duo da McLaren que se manteve em P1 e P5.

Quando se esperava que tudo daria certo e a bandeira verde seguisse ativa, os companheiros de equipe Ericsson e Marcus Armstrong tocaram e rodaram na curva zero, mantendo então o regime de bandeira amarela. O tumulto ainda contou com a participação de Colton Herta (Andretti) e outros pilotos.

Ainda na relargada da volta 68, Romain Grosjean (Andretti) e Ryan Hunter-Reay (Ed Carpenter Racing) engoliram Rossi e assumiram a P2 e P3, partindo então em busca de O’Ward na liderança.

A corrida foi retomada apenas na volta 74, quando Grosjean assumiu a ponta com uma manobra voadora em cima do mexicano. Scott Dixon, McLaughlin e Callum Illot acompanharam os líderes no top-5.

Na volta seguinte, Hélio Castroneves e Colton Herta protagonizaram mais um lance que resultou em outra bandeira amarela, já que o carro da Andretti acabou preso na brita e teve de ser retirado do local pela equipe de segurança da pista.

Toda essa bagunça envolvendo amarelas na segunda metade da prova tirou as McLarens da disputa quando a bandeira verde foi novamente agitada na volta 79, com Dixon, McLaughlin, Illot, Palou e Will Power brigando pelos primeiros lugares.

Os ponteiros se mantiveram praticamente os mesmos nas voltas finais, com Dixon recebendo a última bandeira quadriculada da temporada. Ainda em Portland, o escudeiro da Chip Ganassi já havia garantido o vice-campeonato.

Scott McLaughlin somou mais um pódio no ano ao cruzar a linha de chegada em segundo lugar, seguido do campeão Palou. Power e Illot fecharam o top-5.

O brasileiro Hélio Castroneves (Meyer Shank Racing) foi o 13º colocado e neste domingo (10) atingiu 391 largadas na carreira pela Fórmula Indy.

Compartilhe esta publicação