Entre em contato conosco

Fórmula Indy

Romain Grosjean conquista o P1 Award para o Grande Prêmio de Alabama.

Publicado:

em

Com uma diferença de 0s07, Grosejan cravou a pole position sobre Alex Palou. “Temos um time incrível com pilotos bons, não tínhamos o melhor acerto, mas fizemos uma ótima volta”, disse Romain Grosjean.

O fim de semana iniciou-se nesta sexta-feira, 28, para a IndyCar NTT SERIES, com o primeiro treino livre em Barber Motorsport Park.
Seguindo com a mesma emoção para o segundo treino e enfim a classificação nesse sábado.

Acompanhe!

TL 1

Com 1 hora e 8 minutos no relógio, os pilotos partiram aos poucos para a pista; alguns deram uma escorregada aqui e outros ali, entretanto, o primeiro a escapar foi o brasileiro Hélio Castroneves, acionando uma breve bandeira vermelha.

Foi instaurado nesse ponto o primeiro TOP10 do dia, composto por:

Christian Lundgaard
Romain Grosjean
Marcus Armstrong
Sting Ray Robb
Agustin Canapino
Benjamin Pedersen
Helio Castroneves
Callum Ilott
David Malukas
Conor Daly
Félix Rosenqvist

Os demais pilotos do grid começaram a sair dos boxes e testar alguns limites, como já fora relatado anteriormente pelos próprios condutores, “Barber é uma das pistas mais difíceis de acertar o carro”.

Alex Palou chegou a liderança ao passo que pouco se via a McLaren e a Penske; a situação não estava muito melhor para Andretti e não demorou muito para que mais uma vermelha fosse acionada.

O motor está fumando!

Romain Grosjean encostou seu #28 Delaware Life/DHL Honda por uma falha no motor.

E se bandeira amarela chama amarela, com vermelha não seria diferente!
Pato O’ward, além de cortar grama, destruiu as placas publicitárias e logo em seguida Will Power escapou e bateu na mureta.

O destaque sobretudo ficou com a Chip Ganassi marcando 1-2-3 com Scott Dixon, Alex Palou e Marcus Ericsson, todavia, treino é sinônimo de confusão e logo novos nomes foram ocupando essas posições.

 TL 2

A Penske chegou no Barber no sábado ditando o ritmo: 1-2 com Newgarden e Will Power.

Andretti por outro lado iniciou em baixas colocações, encontrando-se em 5° com Kirkwood e Grosjean fechando o TOP 10; Herta era 17° e Defrancesco 25°.

Sobretudo, logo a equipe pareceu encontrar um ritmo mais competitivo, bem como a Chip Ganassi: Alex Palou desbancou o domínio Penske e roubou o P1.

Houve uma pequena ameaça de bandeira vermelha quando Pedersen escapou, surpreendentemente o treino se seguiu sem interrupções até os últimos 50 segundos quando Helio Castroneves rodou.

Classificação

O primeiro grupo dispara no Alabama, sendo 13 pilotos e 10 minutos para definir quem passa para o Fast12.

Como esperado, há uma forte disputa entre os pilotos e poucos décimos os separando.

Todavia a emoção veio nos últimos segundos: Romain Grosjean desbancou o líder do campeonato e o jogou para sétimo, ou seja, 13° posição no grid. Lembrando que este grupo fica com as posições ímpares.

Os pilotos que foram para o Fast 12:
Josef Newgarden
Romain Grosjean
Alexander Rossi
Kyle Kirkwood
Scott Dixon
Rinus Veekay

E ali mesmo se definiu as posições de largada para:
13° – Marcus Ericsson
15° – Callum Ilott
17° – David Malukas
19° – Graham Rahal
21° – Helio Castroneves
23° – Sting Ray Robb
25° – Benjamin Pedersen

Da mesma forma se seguiu a classificação para o segundo grupo: Alex Palou, Pato O’ward, Scott Mclaughlin, Christian Lundgaard, Félix Rosenqvist e Will Power completam os doze pilotos.

Colton Herta ficou fora por 4 décimos e largará em 14°.
16° – Simon Pagenaud
18° – Devlin Defrancesco
20° – Conor Daly
22° – Agustin Canapino
24° – Jack Harvey
25° – Marcus Armstrong*

* Armstrong, apesar de encerrar à frente de Herta, perdeu seu melhor tempo por atrapalhar Lundgaard, largando em vigésimo quinto lugar.

FAST 12

Movimentação de corrida logo no aquecimento! Os pilotos pareciam agitados e isso se comprovou ao longo dos 10 minutos.

Kyle Kirkwood escapou na curva 5 e conseguiu segurar, mas na curva 3 não teve jeito e rodou, nenhuma bandeira foi acionada e a classificação se seguiu.

E tempo no relógio se esgotou. O único que parecia melhorar sua volta era Scott Mclaughlin; Power e Veekay foram para fora da pista.
E justamente essa volta do neozelandês eliminou seu companheiro Penske, Josef Newgarden, por 0617,<> de segundo.

“Estou frustrado e irritado, principalmente comigo mesmo”, disse Newgarden. “O carro era realmente fenomenal – não havia nada de errado com o nosso carro PPG. É decepcionante não transferir. Eu tentei algo diferente no meu aquecimento e provavelmente não foi aconselhado, e agora olhando para trás, eu faria diferente, em retrospectiva. Temos um carro rápido.”

Firestone Fast Six

A IndyCar é uma das maiores categorias do automobilismo quando se trata em competitividade e isso foi visto mais uma vez durante a classificação do Children’s Of Alabama: seis pilotos de cinco equipes diferentes disputando o FastSix.

Alex Palou é o primeiro a marcar tempo, seguido por seu companheiro Scott Dixon; ambos Ganassi são superados pela Penske de Mclaughlin.

Pato O’ward e Lundgaard vieram logo atrás, pórem Romain Grosjean se sustentou na pole position e a manteve até o último segundo.

“Eu tenho uma equipe infernal”, disse Grosjean. “Estamos fazendo um ótimo trabalho este ano. O carro é incrível, e eu tenho três companheiros de equipe em quem posso confiar. Eu fui com a configuração, a linha de base que temos, e a partir do momento em que começamos o quali, eu sabia que tínhamos. Eu só não queria estragar na última volta.”

A IndyCar NTT SERIES retorna domingo, 30, para o Grande Prêmio de Alabama.

Compartilhe esta publicação