Fórmula Indy
Romain Grosjean conquista o P1 Award para o Grande Prêmio de Alabama.
Com uma diferença de 0s07, Grosejan cravou a pole position sobre Alex Palou. “Temos um time incrível com pilotos bons, não tínhamos o melhor acerto, mas fizemos uma ótima volta”, disse Romain Grosjean.
O fim de semana iniciou-se nesta sexta-feira, 28, para a IndyCar NTT SERIES, com o primeiro treino livre em Barber Motorsport Park.
Seguindo com a mesma emoção para o segundo treino e enfim a classificação nesse sábado.
Acompanhe!
TL 1
Com 1 hora e 8 minutos no relógio, os pilotos partiram aos poucos para a pista; alguns deram uma escorregada aqui e outros ali, entretanto, o primeiro a escapar foi o brasileiro Hélio Castroneves, acionando uma breve bandeira vermelha.
Foi instaurado nesse ponto o primeiro TOP10 do dia, composto por:
Christian Lundgaard
Romain Grosjean
Marcus Armstrong
Sting Ray Robb
Agustin Canapino
Benjamin Pedersen
Helio Castroneves
Callum Ilott
David Malukas
Conor Daly
Félix Rosenqvist
Os demais pilotos do grid começaram a sair dos boxes e testar alguns limites, como já fora relatado anteriormente pelos próprios condutores, “Barber é uma das pistas mais difíceis de acertar o carro”.
Alex Palou chegou a liderança ao passo que pouco se via a McLaren e a Penske; a situação não estava muito melhor para Andretti e não demorou muito para que mais uma vermelha fosse acionada.
O motor está fumando!
Romain Grosjean encostou seu #28 Delaware Life/DHL Honda por uma falha no motor.
E se bandeira amarela chama amarela, com vermelha não seria diferente!
Pato O’ward, além de cortar grama, destruiu as placas publicitárias e logo em seguida Will Power escapou e bateu na mureta.
O destaque sobretudo ficou com a Chip Ganassi marcando 1-2-3 com Scott Dixon, Alex Palou e Marcus Ericsson, todavia, treino é sinônimo de confusão e logo novos nomes foram ocupando essas posições.
TL 2
A Penske chegou no Barber no sábado ditando o ritmo: 1-2 com Newgarden e Will Power.
Andretti por outro lado iniciou em baixas colocações, encontrando-se em 5° com Kirkwood e Grosjean fechando o TOP 10; Herta era 17° e Defrancesco 25°.
Sobretudo, logo a equipe pareceu encontrar um ritmo mais competitivo, bem como a Chip Ganassi: Alex Palou desbancou o domínio Penske e roubou o P1.
Houve uma pequena ameaça de bandeira vermelha quando Pedersen escapou, surpreendentemente o treino se seguiu sem interrupções até os últimos 50 segundos quando Helio Castroneves rodou.
Classificação
O primeiro grupo dispara no Alabama, sendo 13 pilotos e 10 minutos para definir quem passa para o Fast12.
Como esperado, há uma forte disputa entre os pilotos e poucos décimos os separando.
Todavia a emoção veio nos últimos segundos: Romain Grosjean desbancou o líder do campeonato e o jogou para sétimo, ou seja, 13° posição no grid. Lembrando que este grupo fica com as posições ímpares.
Os pilotos que foram para o Fast 12:
Josef Newgarden
Romain Grosjean
Alexander Rossi
Kyle Kirkwood
Scott Dixon
Rinus Veekay
E ali mesmo se definiu as posições de largada para:
13° – Marcus Ericsson
15° – Callum Ilott
17° – David Malukas
19° – Graham Rahal
21° – Helio Castroneves
23° – Sting Ray Robb
25° – Benjamin Pedersen
Da mesma forma se seguiu a classificação para o segundo grupo: Alex Palou, Pato O’ward, Scott Mclaughlin, Christian Lundgaard, Félix Rosenqvist e Will Power completam os doze pilotos.
Colton Herta ficou fora por 4 décimos e largará em 14°.
16° – Simon Pagenaud
18° – Devlin Defrancesco
20° – Conor Daly
22° – Agustin Canapino
24° – Jack Harvey
25° – Marcus Armstrong*
* Armstrong, apesar de encerrar à frente de Herta, perdeu seu melhor tempo por atrapalhar Lundgaard, largando em vigésimo quinto lugar.
FAST 12
Movimentação de corrida logo no aquecimento! Os pilotos pareciam agitados e isso se comprovou ao longo dos 10 minutos.
Kyle Kirkwood escapou na curva 5 e conseguiu segurar, mas na curva 3 não teve jeito e rodou, nenhuma bandeira foi acionada e a classificação se seguiu.
E tempo no relógio se esgotou. O único que parecia melhorar sua volta era Scott Mclaughlin; Power e Veekay foram para fora da pista.
E justamente essa volta do neozelandês eliminou seu companheiro Penske, Josef Newgarden, por 0617,<> de segundo.
“Estou frustrado e irritado, principalmente comigo mesmo”, disse Newgarden. “O carro era realmente fenomenal – não havia nada de errado com o nosso carro PPG. É decepcionante não transferir. Eu tentei algo diferente no meu aquecimento e provavelmente não foi aconselhado, e agora olhando para trás, eu faria diferente, em retrospectiva. Temos um carro rápido.”
Firestone Fast Six
A IndyCar é uma das maiores categorias do automobilismo quando se trata em competitividade e isso foi visto mais uma vez durante a classificação do Children’s Of Alabama: seis pilotos de cinco equipes diferentes disputando o FastSix.
Alex Palou é o primeiro a marcar tempo, seguido por seu companheiro Scott Dixon; ambos Ganassi são superados pela Penske de Mclaughlin.
Pato O’ward e Lundgaard vieram logo atrás, pórem Romain Grosjean se sustentou na pole position e a manteve até o último segundo.
“Eu tenho uma equipe infernal”, disse Grosjean. “Estamos fazendo um ótimo trabalho este ano. O carro é incrível, e eu tenho três companheiros de equipe em quem posso confiar. Eu fui com a configuração, a linha de base que temos, e a partir do momento em que começamos o quali, eu sabia que tínhamos. Eu só não queria estragar na última volta.”
A IndyCar NTT SERIES retorna domingo, 30, para o Grande Prêmio de Alabama.