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Indy Car

Scott Dixon triunfa no WWTR e prolonga título de Alex Palou

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O hexacampeão da categoria mais competitiva do mundo tornou o improvável realidade

Pressão de Bommarito

Alguns pilotos chegaram ao World Wide Technology Raceway com uma carga sobre os ombros.

Alex Palou, líder do campeonato, poderia se tornar bicampeão com duas provas de antecipação e apesar da imprevisibilidade da IndyCar, o espanhol se mostrou imune ao longo da temporada.

Entretanto, não há escapatória quando o assunto é: tudo pode acontecer.

Seu rival e até metade da etapa vice-líder do campeonato, Josef Newgarden, largou em primeiro e liderara 98 das 260 voltas.

O piloto Penske parecia determinado a cravar sua sexta vitória consecutiva em oval, porém, o muro o aguardava, o jogando para 125 pts atrás de Palou.

“Eu estava apenas tentando recuperar o atraso”, disse Newgarden. “Sabia que íamos perder para alguém na economia de combustível, provavelmente Dixon ou outro alguém.

Eu estava apenas tentando passar pelos carros o mais rápido possível quando entrei nos boxes, e não deu certo. Entrei nas bolinhas de gude, só um toque alto demais.”

Estratégia para a vitória

Os 27 pilotos do grid optaram por realizar 4 paradas, entretanto, o vigésimo oitavo motorista, Dixon, que largara em 16°, escalou o pelotão com paciência gerenciando os pneus e combustível a fim de executar apenas três pit stops.

Inexplicavelmente, alguns fatores contribuíram para que o feito fosse plenamente concretizado.

A amarela causada por Takuma Sato ajudou o neozelandês a segurar os mesmos pneus por um stint de 67 voltas, não que algum tempo em baixa velocidade tirasse o mérito do piloto #9 da Chip Ganassi, pois enquanto mantinha-se na pista, Newgarden e O’ward iam pela terceira vez ao boxes.

Liderando 123 voltas para a vitória, Dixon mantém viva a chance de conquistar seu sétimo título na categoria, estando há 74 pontos atrás do seu companheiro de equipe, e com duas corridas para o final do campeonato, o jogo de equipe declarou óbito.

“São todos esses caras, cara”, disse Dixon sobre sua equipe Chip Ganassi Racing. “Chip dirige o navio. Tomamos uma penalidade de grid muito boa hoje. Tivemos que seguir o caminho alternativo, e funcionou perfeitamente. Essa equipe foi perfeita. Eles me deram o número (de combustível) que eu precisava para receber, então um enorme obrigado a todos na tripulação do PNC Bank No. 9.”

Pato O’ward e David Malukas completaram o pódio deste domingo, 27.

David, extremamente feliz por dividir um momento tão importante e emocionante com o “goat” segundo suas próprias palavras. Já o piloto mexicano estava tentando processar a vitória da raposa.

“Scott Dixon fez Scott Dixon hoje”, disse O’Ward. “Quando me diziam no rádio que o carro 9 estava tentando chegar ao fim, ele vai chegar até o fim.  Caramba, cara! Como eles [Dixon] economizam combustível!?”

“Fiquei feliz com a estratégia de hoje; Fiquei feliz com meu carro. Mas, sim… Scott Dixon.”, completou Pato.

TOP 10

1 – Scott Dixon #9 (Chip Ganassi Racing)
2 – Pato O’ward #5 (Arrow Mclaren)
3 – David Malukas #18 (Dale Coyne Racing)
4 – Alexander Rossi #7 (Arrow McLaren)
5 – Scott Mclaughlin #3 (Team Penske)
6 – Colton Herta #26 (Andretti Autosport)
7 – Alex Palou #10 (Chip Ganassi Racing)
8 – Félix Rosenqvist #6 (Arrow Mclaren)
9 – Will Power #12 (Team Penske)
10 – Marcus Ericsson #8 (Chip Ganassi Racing)

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