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Pela sexta vez, Scott McLaughlin!

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Scott McLaughlin comemora sua pole no GP do Alabama. Foto/ Reprodução: Chris Owens/ IndyCar

A semana do GP do Alabama não começou bem para a Penske. Logo após a desclassificação de dois carros no GP de St. Pete, o time do capitão Penske retorna ao topo com a pole de Scott McLaughlin.

Scott McLaughlin comemora sua pole no GP do Alabama. Foto/ Reprodução: Chris Owens/ IndyCar

Scott McLaughlin comemora sua pole no GP do Alabama. Foto/ Reprodução: Chris Owens/ IndyCar

Pela sexta vez em sua carreira, o neozelandês fatura a primeira posição no grid de largada da IndyCar. Dessa forma, confira a seguir como se desenrolou a classificação para a prova do Alabama.

Grupos

No primeiro grupo, 13 pilotos foram para a pista: Romain Grosjean, Graham Rahal, Pato O’Ward, Alex Palou, Marcus Armstrong, Scott Dixon, Colton Herta, Santino Ferrucci, Kyle Kirkwood, Linus Lundqvist, Luca Ghiotto, Kyffe Simpson e Sting Ray Robb.

Palou começou os trabalhos de referência de tempo. Porém, com o decorrer do treino e conforme os pneus iam aquecendo, os demais pilotos iam melhorando suas marcas. Como resultado, as posições foram se alternando até o minuto final. 

O atual campeão da IndyCar terminou na liderança do grupo 1, seguido de O’Ward, Armstrong, Rahal, Grosjean e Kirkwood. Dessa forma, o líder da tabela, Scott Dixon e o vice, Colton Herta, não avançaram da primeira fase do classificatório. 

Os demais 14 carros, seguiram para o grupo 2: Rinus Veekay, Scott McLaughlin, Christian Lundgaard, Will Power, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Agustin Canapino, Christian Rasmussen, Marcus Ericson, Tom Blomqvist, Jack Harvey, Théo Pourchaire, Felix Rosenqvist e Pietro Fittipaldi.

Quem iniciou os trabalhos para a referência de tempos foi Rosenqvist, que virou em 1.09.138. Na sequência, Lundgaard e McLaughlin dividiram o P1. Logo, Rosenqvist recuperou seu ritmo inicial, mas não foi o suficiente para faturar a primeira colocação no grupo 2. 

Restando cinco minutos para o encerramento, Rinus Veekay reportou no rádio a falta de potência de seu motor. Assim, o holandês acabou sendo o último na classificação. Antes do fim da sessão, Newgarden teve problemas com a tração do carro e quase rodou na pista.

Por fim, o melhor tempo do grupo 2 ficou com McLaughlin, seguido de Power, Newgarden, Lundgaard, Rosenqvist e Blomqvist avançaram para o Fast 12.

Fast 12

Rosenqvist retornou para a pista para ser, novamente, a referência nos primeiros tempos, após a evolução dos pneus, Lundgaard acabou assumindo o primeiro lugar.

Antes dos cinco minutos finais, O’Ward ultrapassou os limites de pista e passou com as duas rodas direitas pela grama, mas conseguiu salvar o carro de uma eventual batida. Na sequência, Palou parecia estabelecido no P1, porém todos os pilotos do 7° ao 12° lugar começaram a melhorar suas voltas nos últimos minutos.

Assim, os classificados para a última fase da classificação foram: Lundgaard, Power, McLaughlin, Armstrong, O’Ward e Rosenqvist.

A pole de McLaughlin

Will Power se preparou para uma volta avassaladora. Após sua volta de instalação, trocou seus pneus para um jogo de macios já usados, mas que dariam conta do recado. Assim que retornou para a pista, o maior pole man da categoria atingiu seu objetivo, virando em 1.06.046.

Assim que Power estabeleceu o melhor tempo, todos os demais pilotos apareceram com o marcador vermelho. Dessa forma, parecia que a pole de número 65 estava muito perto de ser conquistava. E estava!

Porém, nos segundos finais da classificação, McLaughlin começou a melhorar seu tempo. Todavia, em alguns pontos da pista, seu tempo seguia abaixo do de seu companheiro de equipe.

Com o marcador zerado, Scott McLaughlin virou em 1.05.949, chegando ao melhor tempo de classificação, desbancando Power e recebendo o troféu de pole position da etapa. Desse modo, deixando o fantasma da desclassificação na primeira prova e as polêmicas da Penske para trás, focando no automobilismo em sua essência mais pura.

Demonstrando velocidade, o neozelandês busca reverter a pole em vitória ao longo das 90 voltas do GP do Alabama. Simultaneamente, procura uma recuperação na tabela do campeonato, onde após a desclassificação, ocupa apenas a 29ª colocação.

Confira como ficou o Grid de Largada

1° Scott McLaughlin

2° Will Power

3° Christian Lundgaard

4° Pato O’Ward

5° Felix Rosenqvist

6° Marcus Armstrong

7° Graham Rahal

8° Josef Newgarden

9°  Kyle Kirkwood

10° Alex Palou

11° Romain Grosjean

12° Tom Blomqvist

13° Scott Dixon

14° Christian Rasmussen

15° Colton Herta

16° Alexander Rossi

17° Santino Ferrucci

18° Marcus Ericson

19° Linus Lundqvist

20° Agustin Canapino

21° Luca Ghiotto

22° Jack Harvey

23° Kyffin Simpson

24° Théo Pourchaire 

25° Sting Ray Robb

26° Pietro Fittipaldi

27° Rinus Veekay

Você pode acompanhar o GP do Alabama neste domingo (28), a partir das 14h30 no horário de Brasília, com transmissão da ESPN, Star+ e Cultura.

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