Entre em contato conosco

WRC

Segundo dia: batalha intensa entre Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä pela liderança

Publicado:

em

Foto: Toyota GAZOO Racing WRT

Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä deram um show de disputa no segundo dia de especiais em Portugal

Portugal foi palco de uma acirrada disputa entre dois campeões do WRC, representando diferentes gerações. De um lado, está Sébastien Ogier, de 40 anos, um multicampeão com oito títulos. Do outro, temos Kalle Rovanperä, um dos maiores talentos da atualidade nos ralis, com apenas 23 anos, sendo o atual campeão e bicampeão da categoria (2022-2023). Esta batalha promete ser intensa ao longo da etapa, com Rovanperä encerrando a sexta-feira na liderança por apenas 1 segundo sobre Ogier.

“Foi uma grande batalha hoje. Foi bom terminar lutando com Seb e ainda há muitos pilotos atrás de nós. Não posso estar totalmente feliz com o dia, pois foi um pouco difícil em alguns lugares, mas tivemos um dia limpo e acho que aproveitamos ao máximo”, disse Rovanperä

“Sem serviço ao meio-dia hoje, ainda há algumas coisas em que podemos trabalhar com o carro esta noite.Esperamos que possamos encontrar um pouco mais de sentimento e ritmo e amanhã pode ser ainda melhor. Haverá mais um longo dia de avanço e precisamos estar afiados já desde a primeira etapa”, finalizou.

Sébastien Ogier enfrentou uma falha no sistema híbrido durante a SS5 de Arganil 1, porém, após superar o problema, o piloto francês voltou com força total, conquistando a vitória no último estágio da noite realizado em Mortágua 2, sendo 3,2 segundos mais rápido que seus rivais. O excelente desempenho o levou da quarta posição para o segundo lugar.

“Tive alguns problemas com o híbrido antes disso! Acho bom terminar o dia assim, fico feliz que o híbrido tenha funcionado. Não tenho certeza de como consertei isso, apenas algum tipo de reinicialização”, explicou Ogier sobre o problema.

“Hoje foi muito disputado e emocionante para todos acompanharem. Foi surpreendente ver as condições tão consistentes para todos pela manhã e ainda assim as diferenças estão mais próximas do que normalmente vemos em terra. A sensação foi um pouco melhor esta tarde com um ritmo melhor, e a nossa escolha de pneus foi mais agressiva com apenas um sobressalente e isso provavelmente ajudou a nossa velocidade.”

Fechando o top três, mais um Toyota com Takamoto Katsuta que começou bem as atividades de sexta sendo o mais rápido na abertura em Mortágua 1 na parte da manhã, mas sendo superado no fim pelo ritmo frenético de seus companheiros. 

“Não foi um dia fácil. Esta manhã estávamos na liderança, mas ainda não estava completamente satisfeito com a minha condução. À tarde foi melhor, tentei errar menos e correu bem. Faltou-me um pouco de ritmo em algumas etapas, mas no geral devo estar feliz porque estamos em terceiro lugar e não muito longe da liderança.”

Ott Tänak foi o piloto mais bem colocado da Hyundai, terminando a apenas 0,7 segundos de Katsuta. Dani Sordo demonstrou um desempenho sólido, conquistando vitórias em três estágios (Lousã 1, Góis 1 e Góis 2), encerrando o segundo dia na quinta posição, à frente de seu companheiro Thierry Neuville. As posições do sétimo ao nono lugar foram ocupadas, respectivamente, por Adrien Fourmaux (Ford), Elfyn Evans (Toyota) e Grégoire Munster (Ford).

Fim do segundo dia (sexta-feira):

1 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 1h25m00,4s

2 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1,0s

3 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +4,7s

4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +5,4s

5 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +17,9s

6 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +18,1s

7Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +31,8s

8 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +1m43,2s

9 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +2m27,3s

10 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +3m42,1s

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.