WRC
Terceiro dia: Sébastien Ogier é o novo líder
A Toyota Gazoo Racing segue na liderança do Rally de Portugal com Ogier
O terceiro dia de especiais da quinta etapa do WRC foi o mais extenso até agora, com os pilotos cobrindo 145,02 quilômetros. A Toyota permaneceu à frente, mas com Sébastien Ogier no comando desta vez. Contudo, a fabricante japonesa não teve apenas momentos de alegria, já que dois de seus quatro carros enfrentaram problemas durante o dia, permitindo que a rival Hyundai se aproximasse no final da jornada.
Os problemas começaram com Kalle Rovanperä. O piloto finlandês, que foi o mais rápido na abertura da etapa em Felgueiras 1, aumentou sua vantagem de 1 segundo no final do segundo dia, na sexta-feira, para 6,7 segundos sobre Ogier. No entanto, em Motim 1 (SS11), após contornar uma curva, perdeu o controle do carro, colidindo com uma árvore e capotando. Apesar do incidente, Rovanperä e seu copiloto Jonne Halttunen poderão retornar ao rali amanhã, mas sem qualquer chance de vitória.
“Esta manhã começou bem. Definitivamente tivemos uma sensação melhor hoje com o ajuste do carro e poderíamos fazer um bom tempo na primeira etapa. Mas então, na segunda, perdi o ponto de frenagem em uma posição bastante simples e partimos. Houve um pouco de confusão com o pacenote na curva anterior e talvez eu ainda estivesse pensando nisso e perdi o ponto de frenagem.”
“Mas no final foi um erro meu e é uma grande desilusão – especialmente quando começámos bem, e penso que poderia ter sido um bom dia para nós. Agora vamos tentar fazer o nosso melhor pela equipe amanhã” disse Kalle Rovanperä após o abandono.
Takamoto Katsuta, que estava na terceira posição, enfrentou sérios problemas na SS12 (Amarante 1) depois que o piloto japonês danificou a suspensão traseira ao passar por um banco de areia.
“As etapas de hoje foram um pouco mais arenosas como esperávamos. Mesmo assim, o carro estava funcionando bem e era muito bom dirigir. Tentei controlar o ritmo nas duas primeiras etapas, mas não estava num bom ritmo. Depois na terceira etapa forcei desde o início, me senti muito bem e como se tudo estivesse sob controle. Mas em um lugar eu perdi um pouco a linha e fui um pouco longe e acertei a margem do lado de fora.”
“Neste momento é muito decepcionante porque tinha ritmo, parecia bom e ainda tinha espaço para forçar mais. É difícil aceitar, mas isso é uma recuperação, então só preciso entender o que fiz de errado e seguir em frente. Ainda temos amanhã e continuaremos pressionando”, explicou Takamoto Katsuta.
Com as dificuldades da Toyota, que manteve apenas dois carros na etapa – um deles sendo o de Elfyn Evans na sexta posição, mas com uma diferença de mais de três minutos para Ogier – a Hyundai se aproximou significativamente. Ott Tänak emergiu como o principal rival de Ogier na disputa pela vitória, após vencer três superespeciais e encerrar o sábado a apenas 11,9 segundos do octacampeão.
O trem da Hyundai segue avançando, com Thierry Neuville, líder da temporada, ocupando a terceira posição, e o espanhol Dani Sordo em quarto. Adrien Fourmaux demonstrou velocidade no último estágio em Lousada, terminando em primeiro lugar. Considerando os problemas à frente, o francês agora está em quinto lugar, com seu companheiro Munster Grégoire em sétimo.
Fim do terceiro dia (sábado):
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) 3h01m55,8s
2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +11,9s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HÍBRIDO) +1m11,4s
4 Dani Sordo/Cándido Carrera (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +1m25,6s
5 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m32,9s
6 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +3m23,8s
7 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2) +9m25,5s
8 Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) +9m35,2s
9Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) +9m43,2s
10 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +9m46,8s
TBC Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HÍBRIDO) +1h10m04.4s
TBC Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1h19m42.0s