Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é o mais rápido, mas Charles Leclerc larga na pole

Publicado:

em

A classificação para o Grande Prêmio da Bélgica foi intensa. A chuva aos poucos deu lugar ao sol, e os pneus intermediários do Q1, se transformaram em macios já no final do Q2. E o bicampeão Max Verstappen (RBR) foi o mais rápido na pista, só que o holandês tem um punição de cinco posições a pagar no grid, portanto Charles Leclerc (Ferrari) vai largar na pole, pela segunda vez no ano.

Sergio Pérez (RBR) também foi beneficiado pela punição do colega de equipe, e larga em segundo, e Lewis Hamilton (Mercedes) em terceiro.

Q1 – a chuva durante a classificação da F2 e também uma bandeira vermelha, fizeram com que o inicio da classificação da Fórmula 1 fosse adiado em 10 minutos. E quando a bandeira verde foi acionada, a dupla da Mercedes foi a primeira a sair para a pista.

E com a chuva afetando o único treino livre do final de semana – devido a sprint de sábado – muitas coisas ainda eram desconhecidas aos pilotos e equipes. Nas primeiras voltas rápidas, George Russell (Mercedes) tinha o melhor tempo com 2min01s485, Verstappen era segundo e Hamilton terceiro.

Conforme a pista evoluía, os tempos de volta caiam e Oscar Piastri (McLaren) chegou a liderar o Q1, depois Carlos Sainz (Ferrari) assumiu a ponta da tabela, sendo superado por Hamilton.

Lando Norris (McLaren) teve um de preocupação. Depois de escapar na curva 15, o britânico foi orientado por seu engenheiro a voltar aos boxes para que os mecânicos checassem um possível dano à asa traseira.

Já Logan Sargeant (Williams), que bateu durante o TL1, foi para a pista quando restavam apenas oito minutos no cronômetro.

Norris conseguiu reverter a escapada prévia na sessão e fez uma boa volta que o tirou de 14º para oitavo, enquanto Daniel Ricciardo (AlphaTauri) tentava descolar dos cinco últimos colocados. O australiano fez uma excelente volta, indo para sexto, apenas para ter o tempo deletado por exceder o limite de pista e terminou em 19º. Na ponta de cima, Leclerc foi o mais rápido.

Também fora eliminados Alex Albon (Williams), Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Sargeant e Nico Hulkenberg (Haas).

Ricciardo foi vítima dos limites de pista e acabou caindo no Q1 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q2 – a segunda etapa da classificação começou com pneus intermediários e Piastri foi um dos primeiros a notificar a equipe que a pista estava mais para seca do que molhada, enquanto Verstappen assumiu a ponta com 1m 55s535, e Pérez era o segundo, quatro décimos atrás do companheiro.

Norris que precisou de mais tempo no box, marcou sua primeira volta no Q2 com intermediários ao mesmo tempo que vários pilotos calçavam pneus macios.

Com os dois carros no Q2 e depois de dois abandonos duplos consecutivos, tudo que a Alpine precisava era de um bom final de semana, mas Esteban Ocon acabou batendo e quebrando a asa dianteira na curva 9, e Pierre Gasly não foi rápido o suficiente. Ocon foi o 15º e Gasly o 12º.

Quem também bateu no Q2 foi Kevin Magnussen (Haas). E quando voltava a pista depois de bater, ele acabou atrapalhando Leclerc que vinha em volta rápida e acabou perdendo três posições no grid de largada da corrida como punição.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Magnussen e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) também ficaram fora do Q3.

Além da batida, Magnussen ainda atrapalhou Leclerc no fim do Q2 – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Q3 – por conta da batida de Magnusse, a disputa pela pole foi adiada alguns minutos, até que os fiscais conseguissem limpar a brita que o piloto da Haas espalhou na pista. Na primeira rodada de voltas rápidas, Leclerc superou Verstappen e marcou 1min47s931.

A Mercedes parecia tentar uma estratégia diferente, fazendo duas voltas rápidas seguidas. Na primeira Hamilton e Russell eram oitavo e 10º, respectivamente. Porém na segunda volta ele subiram para sexto e nono, respectivamente.

Com menos de três minutos para o fim, os 10 pilotos voltaram para a pista em uma sucessão de voltas rápidas, que acabou com Verstappen na frente. O holandês anotou 1min46s168, sendo 0s8 mais rápido que Leclerc, que ficou em segundo. Pérez superou Hamilton e foi o terceiro. Sainz foi o quinto, com Piastri batendo  Norris pela sexta posição. Russell ficou em oitavo, a frente da dupla da Aston Martin, que teve Fernando Alonso em nono e Lance Stroll em décimo.

Apesar de terminar em primeiro na classificação, Verstappen larga em sexto, e todos a sua frente ganham uma posição por conta disso. Magnussen foi o 13º, mas largará em 16º com Bottas, Ocon e Albon subindo uma posição.

Resultado da Classificação para o GP da Bélgica – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Neste sábado os pilotos começam o dia com a classificação para a Sprint (Sprint Shootout) e depois correm os cerca de 100 quilômetros da Sprint.

O GP da Bélgica começa as 10h da manhã (horário de Brasília) deste domingo (30).

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.