Fórmula 1
Max Verstappen larga na frente na Sprint da Bélgica
Assim como na classificação de ontem, a chuva atrasou a Classificação da Sprint. Depois de 35 minutos de espera, por fim os carros foram para a pista, e Max Verstappen (RBR) foi 11 milésimos mais rápido que Oscar Piastri (McLaren) e garantiu a pole da Sprint. Carlos Sainz (Ferrari) foi o terceiro, a apenas 0.025s do tempo do holandês.
SQ1 – com pneus intermediários, mas a pista estava mais molhada que na sexta-feira, já que a chuva parou pouco antes dos carros irem para a pista. E assim como ontem, a dupla da Mercedes foi a primeira a sair. E com tempos acima de dois minutos, Verstappen foi o mais rápido com 2min00.352s, e Charles Leclerc (Ferrari) estava dois décimos atrás em segundo, seguido de George Russell.
Conforme os pilotos andavam, a pista secava e evoluía, com Sainz temporariamente liderando, sendo batido por Verstappen, mais de um segundo mais veloz que o espanhol, enquanto Sergio Pérez superava Lewis Hamilton (Mercedes) pela segunda posição.
Hamilton e Verstappen tiveram um encontro na pista, com o britânico aparentemente atrapalhando o holandês. O lance foi investigado e nenhuma ação precisou ser tomada.
O cronômetro zerou e vários pilotos ainda estavam em volta rápida e o que se viu foi uma sucessão de tempos cada vez mais baixos, porém Nico Hulkenberg (Haas) falhando em anotar volta cronometrada, e terminando em 20º.
Além dele, Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Kevin Magnussen (Haas) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo) também foram eliminados.
SQ2 – na segunda etapa a pista já tinha trechos mais secos, mas ainda assim Daniel Ricciardo (AlphaTauri) e Lando Norris (McLaren) optaram por pneus intermediários e foram os primeiros a anotar volta rápida. O australiano marcou 1min57.687 e foi o líder na tabela momentaneamente.
Logan Sargeant (Williams) teve um susto ao rodar na curva 15, porém ele conseguiu se recuperar e voltar aos boxes, sem danos ao carro. Enquanto isso Hamilton fazia a segunda tentativa de volta rápida, e assumia liderança. Pelo menos até Max ser seis décimos mais rápido.
Nesse meio tempo a Aston Martin decidiu arriscar e mandou Lance Stroll com pneus médios. Como a pista tinha cada vez mais um trilho seco demarcado, a equipe acreditou que a tentativa poderia garantir um bom resultado. Na volta de aquecimento o canadense expressou preocupação para a equipe, dizendo no rádio que talvez tivesse sido cedo demais. Contudo ele não tinha tempo para trocar pneus e teve que abrir a volta com os pneus slick. E na curva 9 a preocupação de Stroll se tornou realidade, ele perdeu o controle do carro ao passar por um trecho ainda muito úmido e acabou batendo.
Con apenas 30 segundos para o fim, a bandeira vermelha encerrou o SQ2, e a aposta da Aston Martin com Stroll acabou prejudicando o outro piloto da equipe. Fernando Alonso vinha para abrir volta, e sem tempo marcado acabou em 15º. Ricciardo também foi prejudicado, ele estava na volta de aquecimento para sua segunda tentativa e acabou ficando fora do SQ3 por dois décimos.
Assim como a dupla da Aston Martin e Ricciardo, a dupla da Williams não seguiu para o SQ3, com Alex Albon sendo mais rápido que Sargeant.
SQ3 – a exemplo da classificação de ontem, a disputa entre os 10 mais rápidos foi com pneus macios. Após a primeira leva de voltas, Hamilton foi 0.88s mais rápido que Verstappen, com Norris em terceiro.
Pérez encontrou tráfego em sua volta rápida, mas conseguiu superar Hamilton e emendou uma segunda volta rápida, enquanto Verstappen teve que acelerar para passar pela linha e abrir uma volta, isso a três segundos do fim do tempo do SQ3.
Conforme os pilotos cruzavam a linha de chegada, Piastri tinha a pole provisória. Que durou apenas três segundos, quando Verstappen cruzou a linha 11 milésimos a frente do australiano. É a primeira vez na carreira que Piastri larga na primeira fila.
Leclerc ficou em quarto, com Pierre Gasly (Alpine) em quinto, Hamilton em sexto – depois de acabar preso no tráfego atrás do companheiro de equipe -, Pérez foi o oitavo, Esteban Ocon (Alpine) o nono e Russell o 10º.
Com o atraso para o início da classificação, a Sprint também começará mais tarde, para seguir a regra que estabelece quatro horas e meia de intervalo entre o começo da classificação e a largada da Sprint, que agora acontece 12h05 (horário de Brasília).