Entre em contato conosco

Fórmula 1

Um domingo histórico: Lando Norris conquista primeira vitória na F1

Publicado:

em

O Grande Prêmio de Miami de 2024 entra para a história da F1 por ser o palco da primeira vitória de Lando Norris. O britânico da McLaren entra para um seleto grupo de vencedores, é o 114º piloto a vencer uma corrida na história da categoria.

Enquanto para uns vencer é só mais um dia, para Norris é o resultado de anos de trabalho com a equipe. Além disso, essa é ainda mais especial por acontecer poucos dias depois do 30º aniversário de morte de Ayrton Senna. Bem como acontecer na casa de Gil de Ferran, brasileiro erradicado na Flórida. Ambos parte da história da McLaren.

Completaram o pódio Max Verstappen (RBR) em segundo e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro.

A largada

Após conquistar a pole pela sétima vez consecutiva, Verstappen arrancou bem na frente, mas quase foi atingido pelo colega de equipe, Sergio Pérez (RBR). O mexicano largou mal e com os freios frios quase acerto Max e Carlos Sainz (Ferrari). Por conta do erro de Pérez, Oscar Piastri (McLaren) conseguiu passar e assumir a terceira posição.

Pérez quase acaba com a corrida de Verstappen e Sainz antes da primeira curva – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Mais atrás, a dupla da Alpine disoutou acirradamente, fazendo as curvas 14, 15 e 16 lado a lado. Pierre Gasly acabou se sobresaindo, enquanto Nico Hulkenberg (Haas) ultrapassava Lewis Hamilton (Mercedes).

Pouco depois, na quinta volta, Piastri ultrapassou Leclerc, assumindo a segunda posição. O monegasco estava sofrendo com os pneus, e viu Sainz se aproximar rapidamente. Mais atrás, Hamilton e Hulkenberg seguiam batalhando pela sétima posição. Eventualmente, Hamilton superou o alemão, que pouco depois perdeu a oitava posiçao para outra Mercedes, a de George Russell.

Verstappen erra e atropela um poste

Enquanto liderava a corrida, o domingo não estava fácil para Verstappen. Apesar de conseguir abrir uma vantagem sobre Piastri, na volta 22, ele passou por cima da zebra e atropelou um pequeno poste na curva 15 e pediu que a equipe checasse a asa dianteira. Por conta disso, foi preciso um Safety Car Virtual para que o post fosse removido do traçado.

Momento que Verstappen bate no poste – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Logo após, Versatppen foi para os boxes trocar os pneus médios pelos duros. Assim a liderança passou para Piastri, com Sainz em segundo e Norris em terceiro. Porém, na volta 28 tanto Piastri quanto Sainz foram para o pit, deixando Norris na ponta.

Safety Car

Nesse meio tempo, Kevin Magnussen (Haas) e Logan Sargeant (Williams) brigavam por posição quando Magnussen acertou o norte americano, que rodou e bateu na barreira de proteção na curva 3. Por conta do acidente, o Safety Car (SC) foi acionado.

Fim da corrida em casa para Sargeant – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

A partir daí, a corrida estava nas mãos de Norris. Ele fez a parada sob SC e na relargada se posicionou bem e não deu chance para Verstappen. Além disso, o tricampeão tinha danos no carro causados pelo incidente com o poste.Assim, Norris liderou até a vitória ao final das 57 voltas.

Nesse interim, as disoutas no meio do pelotão seguiram intensas, principalmente entre Sainz e Piastri. Eles batalharam por algumas voltas, até que o espanhol conseguiu superar definitivamente o rival da McLaren. Porém no processo Sainz bateu a roda traseira na asa de Piastri, quebrando a peça. Por isso, o asutraliano precisou parar nos boxes e trocar a sa, retornando no final do pelotão.

Punições

Por conta do incidente, Sainz foi punido com cinco segundos, que foram adicionados ao seu tempo final de corrida. Apesar de terminar em quarto, ele acabou caindo para quinto. Bem como Sainz, Magnussen também foi punido pela colisão com Sargeant, com 10 segundos e 2 pontos na superlicença. Dessa maneira, o dinamarquês agora soma 10 dos 12 pontos limites, e caso chegue a 12 será banido por uma corrida.

Mas essa não foi a única punição de Magnussen. Ainda durante o regime do Safety Car, ele passou pelo pitlane e não fez a troca de pneus, e teve 20 segundos adicionados ao seu tempo final. Além deles, Lance Stroll (Aston Martin) também foi punido com 10 segundos por for ganhar vantagem fora da pista quando ultrapassava Alex Albon (Williams).

Já era hora

“Agora era hora, né?! Que corrida. Já estava na hora, finalmente consegui fazer isso pela minha equipe e entregar para eles. Foi uma corrida longa, todo o fim de semana foi bom, com alguns contratempos ao longo do caminho. Sabia na sexta-feira que tínhamos o ritmo. Hoje conseguimos colocar tudo em prática. Tivemos a estratégia perfeita. Cometi muitos erros ao longo do caminho, mas hoje conseguimos colocar tudo junto e é para eles. Ficamos juntos e acredito neles”, revelou Norris.

Um domingo inesquecível para Lando Norris – Imagem: McLaren

Após um movimentado e histórico GP de Miami, a Fórmula 1 segue para Ímola, para o GP da Emilia-Romagna, no dia 17 de maio.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.