Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen vence a Sprint na Bélgica

Publicado:

em

Max Verstappen (RBR) mais uma vez transformou uma pole em vitória, dessa vez na Sprint, mas não sem algum trabalho. Oscar Piastri (McLaren) ficou em segundo lugar, pela primeira vez na carreira, e Pierre Gasly (Alpine) foi o terceiro colocado.

A chuva em Spa-Francorchamps causou meia hora de atraso para o início da Sprint. Os carros já estavam no grid quando a chuva aumentou e quando finalmente a pista foi liberada, o Safety Car liderou quatro voltas de formação, e a Sprint foi de 15 para 11 voltas.

A largada foi feita em movimento, e todos os carros obrigatoriamente tinham pneus de chuva intensa, mas a pista já não estava tão molhada e logo na primeira volta Piastri, Carlos Sainz (Ferrari), Gasly, Lewis Hamilton (Mercedes), Sergio Pérez (RBR), Daniel Ricciardo (AlphaTauri), Alex Albon (Williams), Lance Stroll (Aston Martin), Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Nico Hulkenberg (Haas) foram para o pit stop para trocar os pneus para intermediários.

Após a largada o tráfego foi intenso no pitlane – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

O líder da prova, Verstappen ficou na pista e parou apenas no final da primeira volta, seguido do restante dos que ainda não haviam parado, e quando retornou acabou atrás de Piastri. A ação na pista e nos boxes foi intensa, e Gasly conseguiu pular para a terceira posição, seguido de Pérez, Hamilton e Sainz.

Na volta 4, Fernando Alonso (Aston Martin) pegou ar sujo da Haas à sua frente e rodou na Pouhon, parando na brita, e causando uma bandeira amarela e a volta do Safety Car. Os fiscais trabalharam rápido e no final da volta 5, o carro se segurança voltou aos boxes e Piastri liderou a relargada.

No dia de seu aniversário, Alonso não completou a Sprint – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Verstappen não deixou o australiano ir muito longe, e logo na reta Kemmel fez a ultrapassagem, reassumindo a liderança. Mais atrás Hamilton e Pérez batalhavam pela quarta posição, e o heptacampeão acabou colocando o pneu dianteiro direito na zebra molhada, perdendo o controle do carro que deslizou para fora, e acabou acertando a lateral do mexicano e danificando o sidepod.

A partir daí Pérez perdeu a aderência e não tinha muito mais a ser feito, ele era 17º quando a equipe optou por recolher o carro. Foi o segundo abandono da Sprint.

Hamilton acabou colidindo com Pérez quando disputavam a quarta posição – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Hamilton seguiu na corrida, tentando alcançar e passar Gasly, quando foi punido pelos comissários com cinco segundos. Pierre conseguiu se segurar a frente de Lewis, que com a punição foi de quarto para sétimo.

Já Verstappen, depois de passar por Piastri, acelerou e abriu seis segundos de vantagem e venceu a quinta Sprint da carreira. E com a punição de Hamilton, Sainz foi o quarto, Leclerc o quinto, Lando Norris (McLaren) o sexto e George Russell (Mercedes) terminou logo atrás do companheiro, em oitavo.

O top 3 da Sprint na Bélgica – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Vale lembrar que na Sprint apenas os oito primeiros marcam pontos, e Esteban Ocon (Alpine) mesmo ultrapassando Ricciardo no finalzinho, não pontuou. O francês foi o nono e o australiano o décimo.

Stroll foi o 11º, seguido de Albon, Bottas e Kevin Magnussen (Haas). Zhou Guanyu (Alfa Romeo) ganhou uma posição por Logan Sargeant (Williams) ter sido punido com cinco segundos por passar no pitlane acima da velocidade permitida. Hulkenberg foi o 17º e Yuki Tsunoda o último, em 18º.

A largada do GP da Bélgica acontece as 10h da manhã (horário de Brasília).

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.