Entre em contato conosco

Automobilismo

Carômetro da F1: Lance Stroll

Publicado:

em

Lance Stroll

Mais conhecido pelas batidas do que pelas conquistas

Nascido em outubro de 1998, o canadense teve sua introdução no universo da velocidade aos 10 anos, quando começou a competir de kart. Nos seis anos no kart, Stroll acumulou diversas vitórias e venceu oito campeonatos, tanto no Canadá como nos Estados Unidos.

Estando ainda na terceira temporada no kart, Lance passou a fazer parte da Academia de Pilotos da Ferrari.

E a transição para os monopostos aconteceu em 2014, quando ele estreou no Fórmula 4 e venceu o campeonato da F4 italiana. Na temporada seguinte ele mudou para a Fórmula 3. No primeiro ano na F3 ele venceu a Toyota Racing Series e em 2016 foi o campeão do Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA.

Lance vence o campeonato da FIA de F3 – Imagem: FIA

Já a carreira na almejada Fórmula 1 começou na Williams, em 2017, quando Lance foi confirmado como companheiro de Felipe Massa. E durante o GP do Azerbaijão, Stroll conquistou o primeiro pódio, uma terceira colocação. E se tornou o rookie mais jovem a chegar ao pódio aos 18 anos 239 dias.

Em 2017 ele também se tornou o piloto mais jovem a largar da primeira fila, durante o GP da Itália, aos 18 anos 310 dias. O canadense seguiu na Williams em 2018, mas o carro daquele ano não era bom e o melhor resultado de Lance foi uma oitavo colocação no Azerbaijão.

Lance Stroll

Stroll comemora primeiro pódio na F1 – Imagem: WRI2

Em 2019 Stroll foi anunciado pela Racing Point, hoje Aston Martin, equipe da qual ele ainda faz parte. No segundo ano com a equipe, ele logrou a primeira pole, na classificação chuvosa para o GP da Turquia. Durante a corrida, ele liderou 32 das 58 voltas, mas acabou em nono depois de sofrer com o desgaste anormal dos pneus. Depois da corrida a equipe descobriu que o desgaste foi causado pela asa dianteira quebrada.

Ainda em 2020 ele conquistou mais dois pódios, duas terceiras colocações, uma na Itália e uma no Sakhir.

Na temporada de 2021 a Racing Point virou Aston Martin e Stroll ganhou um novo companheiro, o tetracampeão Sebastian Vettel.

Stroll e Vettel durante o GP da Hungria de 2022 – Imagem: Fórmula 1

2021 e 2022 não foram grandes temporadas para Lance, e ficaram mais marcadas por colisões e penalidades decorrentes das mesmas. Na corrida na Hungria de 21 ele foi responsável por uma colisão que eliminou Charles Leclerc e causou danos significativos ao carro de Daniel Ricciardo. Já na Rússia ele colidiu com o companheiro de equipe e Pierre Gasly.

Para 2023 Stroll tem um novo companheiro. O bicampeão Fernando Alonso chega para substituir o aposentado Vettel.

Desde o início na F1, Stroll esteve sempre cercado de pilotos experientes, campeões tanto de múltiplas corridas quanto de campeonatos, e apesar de ter amadurecido nos últimos anos, o jovem de apenas 24 anos ainda tem muito o que aprender se quiser ser campeão um dia.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.