WEC
Cadillac Hertz Team JOTA fecha 6 Horas de Barcelona com pontuação dupla e escala tabela no WEC
Equipe britânica coloca protótipos V-Series.R no top 6 na Espanha, garante P4 e P6 e assume a quarta colocação geral no Mundial de Construtores.
A Cadillac Hertz Team JOTA fechou as 6 Horas de Barcelona com um saldo amplamente positivo no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC). Na penúltima etapa do calendário, realizada no Circuito de Barcelona-Catalunha, a estrutura britânica garantiu uma dobradinha sólida dentro do grupo dos seis primeiros colocados.
O desempenho coletivo permitiu à equipe somar pontos valiosos e avançar na tabela de classificação geral do campeonato. Com o resultado obtido no asfalto espanhol, a montadora assumiu a quarta posição no Mundial de Construtores.
O bom rendimento começou a se desenhar no sábado, quando os dois carros avançaram para a fase decisiva da qualificação, a Hyperpole. Na sessão classificatória, Will Stevens alinhou o Cadillac V-Series.R #12 na quinta colocação do grid. Por outro lado, Jack Aitken no carro #38 enfrentou um contratempo após ser impedido de concluir sua última volta rápida por conta de um competidor parado na pista, terminando com a décima posição.
Pista molhada, punição e recuperação no pelotão
A prova iniciou sob chuva intensa e asfalto encharcado, demandando duas intervenções iniciais do safety car na primeira hora. Conforme o piso começou a secar, a engenharia realizou a transição para pneus slick no segundo pit stop. Durante a parada nos boxes, a tripulação do protótipo #12 precisou cumprir uma penalidade de dez segundos decorrente de um toque anterior, caindo temporariamente na classificação.
Na metade das seis horas de disputa, as condições de pista se estabilizaram e permitiram uma corrida de recuperação dos dois protótipos. O carro #12 escalou o pelotão até alcançar a quinta colocação, enquanto o modelo #38 ganhou terreno até figurar no oitavo lugar.
A estratégia decisiva ocorreu no último pit stop. A equipe optou por realizar apenas o reabastecimento do protótipo #38, mantendo o mesmo jogo de pneus até a bandeirada. A tática funcionou e permitiu ao carro #38 cruzar a linha de chegada no quarto lugar, enquanto o protótipo #12 concluiu no sexto posto.
Declarações da engenharia e dos pilotos do protótipo #38
O engenheiro chefe da Cadillac Racing, Jeremy Moore, celebrou o ritmo apresentado pela equipe em meio às variáveis climáticas: “Um ótimo resultado para a equipe hoje – uma boa recuperação para terminar em 4º e 6º lugar, e uma boa pontuação no Campeonato de Construtores. Foi uma corrida complicada em alguns momentos, devido às condições variáveis, mas, olhando para trás, maximizamos o desempenho e a equipe fez um trabalho fantástico.”
Jack Aitken destacou a limpeza das disputas e o trabalho tático nos boxes: “Outra corrida muito boa e sólida para nós. O ritmo de alguns dos carros da frente era muito difícil de acompanhar, então fizemos o nosso melhor para somar pontos e recuperar posições depois de uma largada complicada na pista molhada. Terminar em quarto e sexto com esses dois carros é um resultado brilhante. Tivemos um final de corrida muito limpo, a estratégia foi ótima e realmente aproveitamos ao máximo o que tínhamos.”
Earl Bamber apontou o nível de competitividade do pelotão durante as seis horas de prova: “No geral, um resultado excelente. Alguns dos outros carros mostraram um ritmo muito forte hoje, então esta corrida foi uma verdadeira batalha e exigiu um grande esforço de toda a equipe. Fizemos algumas escolhas estratégicas fantásticas e conseguimos o quarto lugar e alguns pontos muito importantes. Vamos levar isso com um grande sorriso e seguir em frente para Monza.”
Sébastien Bourdais avaliou a superação após um incidente de pista na sua perna de pilotagem: “É um bom resultado, considerando onde começamos e tudo o que aconteceu ontem. Durante meu stint, tivemos o contato com Magnussen, que nos fez rodar e nos custou posições. Em uma pista onde é notoriamente difícil ultrapassar, acho que podemos ficar bastante satisfeitos com o que conquistamos. A equipe fez um ótimo trabalho e conseguimos um resultado decente. Foram duas boas corridas para nós, então espero que possamos levar esse ritmo para Monza e ver o que podemos fazer lá.”
Análise dos competidores da tripulação do protótipo #12
Pelo lado do protótipo #12, Will Stevens destacou a consistência do conjunto e pregou ajustes técnicos para a sequência da temporada: “No geral, o 4º e o 6º lugar são resultados bastante decentes para a equipe e acho que foi um dia sólido. Provavelmente há algumas coisas que precisamos analisar, principalmente onde perdemos tempo. Sendo realista, em termos de ritmo, acho que estávamos mais ou menos onde estávamos hoje. Vamos nos reagrupar, analisar o que podemos melhorar antes de Monza e, com sorte, terminar a temporada em alta.”
Alex Lynn ressaltou o cumprimento dos objetivos estabelecidos para o fim de semana na Espanha: “O sexto lugar é um resultado razoável para nós. Acho que fizemos uma corrida sólida no geral. Cumprimos nossa missão e terminamos em sexto lugar, então foi um resultado aceitável no final das contas.”
Norman Nato enfatizou os desafios impostos pelo tráfego e pela pista úmida: “Foi uma corrida muito complicada, com condições variáveis. Começou molhada e foi secando no final, embora ainda tenha garoado um pouco. Havia muita sujeira na pista e o tráfego também estava difícil de controlar, então, sinceramente, foi uma corrida difícil. Mesmo assim, o 4º e o 6º lugar são bons pontos para a equipe. No geral, foi uma corrida bastante limpa e lutamos bastante em todas as condições. Continuamos somando pontos e agora temos mais uma corrida em Monza. Vamos dar tudo de nós e esperamos terminar a temporada no pódio.”
A etapa de encerramento do FIA WEC 2026 acontecerá no Autódromo Nacional de Monza, na Itália, com a realização das 6 Horas de Monza no dia 8 de novembro.
