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Fórmula 1

Vem aí os testes de Pré-Temporada da Fórmula 1

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Foram meses sem carros na pista, mas na próxima quarta-feira, 21 de fevereiro, começam os testes de pré-temporada da Fórmula 1. Serão três dias, com duas sessões de quatro horas por dia, para que as equipes e pilotos possam avaliar realmente os carros de 2024.

Os testes acontecem no Bahrein, na cidade de Sakhir, palco também da primeira corrida do ano, o Grande Prêmio do Bahrein, que acontece no dia 2 de março. E começam as 4h da manhã, no horário de Brasília, 10 da manhã no horário local. A primeira sessão vai das 4h às 8h e a segunda das 9h às 13h.

O que são os testes

Durante o inverno europeu, as equipes trabalham arduamente na criação e execução dos carros da próxima temporada. Porém, o real desempenho das novas peças só pode ser medido na pista.

Leclerc durante a pré-temporada de 2023 – Imagem: Ferrari

Os três dias também são cruciais para os pilotos. Enquanto o carro está em desenvolvimento, os pilotos estão no simulador para começar a entender a nova máquina. Mas somente durante os testes ele conseguem avaliar o carro pra valer.

Ao mesmo tempo, engenheiros coletam o máximo de dados para verificar se o que foi feito nos túneis de vento e simuladores correlatam com o desempenho dos testes.

O que observar

Raramente os carros apresentados nos lançamentos são aqueles que efetivamente chegam para os testes. Agora é hora de mostrar no que as equipes trabalharam intensamente durante o inverno, incluindo design exterior, o pacote aerodinâmico e testar a potência dos motores. E ainda assim, nem todos os carros que concluem os testes seguem iguais para a primeira corrida.

Por outro lado, é preciso olhar a tabela de tempos dos testes com ressalva. As equipes testam diferentes tipos de pneus com quantidades diferentes de combustível, porém não revelam essas informações. Então, os tempos de volta podem não refletir o desempenho real do carro.

Além disso, ao longo dos três dias as equipes também tem a chance de testar todos os diferentes compostos que serão usados ao longo da temporada. Cada equipe pode escolher qual composto e quantos pneus daquele composto querem usar.

As escolhas de pneu de cada equipe – Imagem: Pirelli

 

Termos chaves da pré-temporada

Existem alguns itens e termos muito usados durante esses dias, como flow vis, que é a tinta fluorescente (verde, laranja ou vermelha) usada para entender a trajetória do ar no carro. Outro item usado para identificar a trajetória do ar é o aero rake, que nada mais são do que grades que são presas no monoposto.

Carro de Tsunoda com o aero rake durante os testes de 2023 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Você vai ouvir também o termo volta de instalação. O piloto vai para a pista, mas não acelera por completo, ele na verdade completa uma volta com um ritmo mais constante e depois volta ao pit. O propósito é verificar se o acelerador, freios, sistema hidráulico e eletrônico, bem como quaisquer outros componentes cruciais, estão funcionando como deveriam.

Já a glory run é onde um piloto considerado do pelotão do meio ou inferior consegue disparar na tabela de classificação com uma volta incrivelmente rápida. Muitas vezes, eles alcançam essa volta com o composto mais macio e com pouca carga de combustível.

glory run é o oposto do sandbagging, que é quando uma equipe faz seus pilotos rodarem deliberadamente mais devagar do que o esperado, ou mais lento do que seu potencial, para esconder o ritmo real do carro. Famoso esconder o ouro, mas não acontece tão frequentemente hoje em dia.

E por último você também pode ouvir a expressão ritmo de corrida. Os carros vão para a pista para uma série de voltas consecutivas, com um ritmo constante, como se estivessem em um corrida. Serve para as equipes analisaram o desempenho do carro.

Hamilton no primeiro dia de testes em 2023 – Imagem: LAT Images via Mercedes

Quem vai para a pista

Com seis sessões, as equipes decidem qual piloto vai fazer qual turno. Contudo, apenas um carro é utilizado, seguindo o regulamento. As equipes só trocam os adesivos dos números de cada piloto. E no geral, apenas os titulares fazem os testes, salvo algo acontecer com algum deles.

Algumas equipes optam por usar um piloto por cada turno, assim os dois tem chance de guiar todos os dias. Por exemplo, a Haas, onde Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg alternarão turnos nos três dias.

Por outro lado, tem equipe que prefere completar um dia inteiro com apenas um piloto, como é o caso da Red Bull Racing, que optou em colocar apenas Max Verstappen no primeiro dia. Porém no segundo, Sergio Pérez faz a primeira sessão e Verstappen a segunda. E no último dia de testes, Pérez fica no carro durante as oito horas.

Durante o período de cada sessão, as equipes podem dar o número de voltas desejadas, além de poder treinar outras situações, como o pit stop. A programação de cada turno fica por conta das equipes, que já chegam com tudo predefinido.

Onde acompanhar

A pré-temporada será transmitida por completo no aplicativo da F1 TV. Mas o brasileiro fã de Fórmula 1 também poderá acompanhar a segunda sessão dos três dias no Bandsports, a partir das 8h50.

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