Entre em contato conosco

Fórmula 1

Lewis Hamilton triunfa sobre Max Verstappen e conquista pole na Hungria

Publicado:

em

Get in there Lewis! O sábado é mesmo De Lewis Hamilton (Mercedes) na Hungria. O heptacampeão superou Max Verstappen (RBR) por 3 milésimos e conquistou a nona pole na Hungria, 104ª da carreira, a primeira da temporada e a primeira desde o GP da Arábia Saudita de 2021.

“Eu me sinto tão grato de estar aqui. A equipe tem trabalhado tão duro”, comentou Hamilton.

A volta voadora do heptacampeão foi de 1min16s609 e de Verstappen foi de 1min16s612. O holandês vem reclamando da falta de aderência da pista e disse que encontrar o equilíbrio correto foi difícil, mas está confiante.

“Lutamos o final de semana inteiro para encontrar um bom equilíbrio. Ainda estamos em segundo lugar, devemos estar na frente com o carro que temos normalmente”, disse Verstappen.

Já o terceiro colocado, Lando Norris (McLaren), ficou a oito centésimos do tempo da pole, com 1min16s694.

“Não foi a [volta] mais limpa, e tem sempre o elemento do risco envolvido. Estou feliz, mas P3 ainda é uma boa posição para amanhã”, revelou Norris.

O top 3 para o GP da Hungria – Imagem: McLaren

Q1 – a classificação na Hungria teve um elemento a mais, o teste da “Alocação Alternativa de Pneus”, que obriga todos os pilotos a usarem o mesmo tipo de pneu em cada etapa do qualy. E para o Q1 todos foram para a pista de pneus duros.

Depois de três treinos com liderados por um mix diferentes de pilotos, foi Valtteri Bottas (Alfa Romeo) que surpreendeu no início do Q1, marcando 1min18s818, e depois melhorando para 1min18s775 e deixando Sergio Pérez (RBR) atrás por 0s069.

Verstappen também liderou, mas quem terminou a frente no Q1 foi Zhou Guanyu (Alfa Romeo). O chinês anotou 1min18s143, deixando Pérez e Charles Leclerc (Ferrari) para trás.

E se tinha uma disputa que todos estavam de olho, era entre a nova dupla da AlphaTauri, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo. Tsunoda tinha  seu favor a experiência com o carro, enquanto Ricciardo faz a estreia na temporada. Porém a experiência do australiano oito vezes vencedor o colocou a frente de Yuki. O japonês foi eliminado em 17º, enquanto Daniel seguiu para o Q2. Aliás é a primeira aparição da AlphaTauri no Q2 desde o GP da Espanha.

Uma das surpresas negativas deste Q1 foi George Russell (Mercedes). Quando a equipe o liberou para a última tentativa, haviam muito carros na pista e o britânico ficou preso no tráfego. O erro de estratégia resultou na eliminação em 18º.

Além de Tsunoda e Russell, também ficaram de fora do Q2: Alex Albon (Williams), Kevin Magnussen (Haas) e Logan Sargeant (Williams).

Russell ficou muito frustrado com a equipe e a eliminação no Q1 – Imagem: Jiri Krenek via Mercedes

Q2 – os pneus obrigatórios para esta etapa eram os médios e Checo Pérez não perdeu tempo em ir para a pista. O mexicano não aparece no Q3 há cinco corridas e precisa mostrar que ainda tem o que é preciso para ser um piloto da Red Bull. Ele liderou brevemente o Q2 até ser superado pela dupla da McLaren e posteriormente pelo companheiro de equipe. Mas os limites de pista voltaram a ser o calcanhar de Aquiles dos pilotos e Verstappen teve a volta rápida deletada.

O bicampeão voltou a pista quando ela estava vazia e então conseguiu uma boa volta, anotando 1m17547 e ficando na segunda posição, atrás de Norris que foi o mais rápido do Q2 com 1m 17s328. Hamilton acabou superando Verstappen, enquanto na ponta de baixo Leclerc conseguiu marcar sexto tempo, deixando o companheiro Carlos Sainz (Ferrari) na berlinda.

Sainz fez uma boa volta, mas foi superado por Fernando Alonso (Aston Martin) que foi apenas dois milésimos mais rápido.

Além de Sainz, foram eliminados também Esteban Ocon (Alpine), Ricciardo, Lance Stroll (Aston Martin) e Pierre Gasly (Alpine), que teve a última volta deletada por ultrapassar os limites de pista.

Esforço sólido de Ricciardo na primeira classificação de volta a F1 – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – a disputa da pole position foi feita com pneus macios e na primeira rodada Verstappen foi o mais rápido com 1min16s612, com Hamilton um décimo atrás e Norris em terceiro.

Mas a disputa ficou acirrada mesmo foi na segunda tentativa. Verstappen não conseguiu melhorar seu tempo, enquanto Norris fazia uma volta mais rápida, porém não suficiente para desbancar o holandês. Hamilton foi o último a fechar a volta, quando o cronômetro já estava zerado e três milésimos colocaram ele a frente de Verstappen e na pole para domingo. Com a nona pole na Hungria, Lewis se torna recordista de número de poles em um circuito.

Oscar Piastri (McLaren) também fez uma excelente segunda tentativa e ficou com a quarta posição, logo a frente de Zhou. Leclerc larga em sexto, seguido de Bottas, Alonso, Pérez é o nono e Hulkenberg o 10º.

A largada para o Grande Prêmio da Hungria acontece as 10h da manhã deste domingo (horário de Brasília).

Resultado da Classificação – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.