Entre em contato conosco

Automobilismo

George Russell vence sprint de São Paulo

Publicado:

em

Russell

Uma sprint como a Fórmula 1 ainda não tinha visto. E não poderia ser em outra pista senão em Interlagos. Tivemos Kevin Magnussen (Haas) na primeira pole da carreira, belas disputas por posições, companheiros de equipe se estranhando e George Russell vencendo, também pela primeira vez em sua carreira.

Magnussen sabia que não tinha carro para se manter na frente de Max Verstappen (RBR) e George Russell (Mercedes) que largaram em segundo e terceiro, respectivamente. Mas o dinamarquês largou bem e se manteve em primeiro por duas voltas. E depois ele foi sendo consecutivamente ultrapassado por carros mais rápidos, e eventualmente terminou em oitavo, conquistando 1 ponto e uma boa posição para a largada da corrida de amanhã.

“Seria difícil manter esses carros atrás, e eu nem queria tentar. Eu sabia que a batalha seria para P7 ou P8, e esteva certo. Eu gostei de largar na frente e liderar as primeiras voltas, mas eu sabia que esses carros me passariam. Feliz de conseguir um ponto, e ainda sem acreditar no que aconteceu ontem”, disse Magnussen.

PRIMEIRA FILA DA MERCEDES

Já Verstappen protagonizou uma linda e limpa disputa com Russell depois que ambos passaram a Haas. Foram algumas voltas de com os dois lutando, até que o britânico conseguiu superar o bicampeão. Russell passou e não demorou em abrir uma boa distância do holandês. E terminar vencendo.

Russell faz a ultrapassagem em cima de Verstappen – Imagem: F1TV

“Foi incrível. Eu não estava esperando ter um ritmo tão bom, mas eu acho que isso mostra o trabalho duro de todos e o progresso que fizemos como equipe. Difícil saber como seria o desempenho do Max se ele estivesse com pneus macios, mas estar aqui é um ótimo sentimento. Eu queria vencer, mas não queria arriscar muito e terminar largando no fundo e não marcando pontos na sprint”, comentou Russell.

Enquanto isso atrás deles, Lewis Hamilton (Mercedes) largou em oitavo e fez belas ultrapassagens para chegar até Carlos Sainz (Ferrari). O heptacampeão não passou o espanhol, mas Sainz ultrapassou Verstappen e Hamilton não demorou em fazer o mesmo, para terminar em terceiro. Porém vai largar ao lado do companheiro na primeira fila, porque Sainz tem uma punição a cumprir e perde 5 posições, caindo para sétimo.

“Honestamente estou tão orgulhoso de todos na equipe e é bom conquistar um bom resultado para eles. Estou orgulhoso do George também, eu o vi fazer a ultrapassagem. Juntos estamos trabalhando duro para conseguir isso para a equipe e amanhã vamos largar juntos na primeira fila. Ele é rápido, então vai ser difícil passar o meu companheiro, mas estamos numa boa posição para isso [conquistar uma vitória]”, relatou Lewis.

Hamilton e Russel comemoram bom resultado – Imagem: Mercedes via Steve Etherington

A punição de Sainz beneficia também a dupla da Red Bull, que vai dividir a segunda fila. Verstappen larga em terceiro e Sergio Pérez em quarto. Max perdeu um pedaço da asa na disputa com Sainz, mas o holandês disse mesmo se não tivesse quebrado, ele teria sido quarto de qualquer maneira na sprint de hoje.

“Hoje foi mais difícil do que esperávamos, de alguma maneira. Acho que nem com macios não seríamos rápidos o suficiente, claramente estamos com problemas no gerenciamento dos pneus e precisamos consertar isso para amanhã”, frisou Verstappen. Sobre o ritmo das Mercedes, ele disse “elas parecem imbatíveis, mas ainda vamos ver os dados”, concluiu.

BRIGA DOMÉSTICA

Duas equipes viram seus pilotos brigarem entre si. Na Alpine, Fernando Alonso e Esteban Ocon se encontraram duas vezes, na primeira curva da primeira volta, e depois na reta principal, e o contato entre os dois quebrou a asa dianteira de Alonso e ele precisou parar para trocar e poder terminar.

Momento do segundo toque entre Ocon e Alonso, que deixou o segundo sem asa dianteira – Imagem: F1TV

Enquanto na Aston Martin, Sebastian Vettel e Lance Stroll se encontraram também duas vezes. Primeiro Stroll acabou espremendo Vettel para fora da pista. Mas na segunda vez, Vettel fez a ultrapassagem sem problemas. Nenhum dos quatro pilotos pontuou, mas Vettel larga entre os dez primeiros amanhã.

Dia ruim para um, melhor para outros. Charles Leclerc largou em décimo e conseguiu conquistar quatro posições e vai se beneficiar da punição do companheiro, e largará em quinto, ao lado de Lando Norris (McLaren), que terminou em sétimo e larga em sexto. Pierre Gasly (AlphaTauri) completou o top 10 de hoje.

Foram tantos acontecimentos, que ainda tivemos a Williams de Alex Albon quebrando e Mick Schumacher (Haas) conquistando oito posições, um excelente desempenho depois da classificação ruim na sexta-feira que o fez largar em último.

O grid final da sprint determina a largada de amanhã, mas tanto Gasly quanto Alonso e Ocon foram chamados pelos comissários e podem ser punidos, o que pode causar mudanças no grid oficial de largada do GP de São Paulo.

Classificação final da sprint – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.