WEC
Fuji reúne mudanças no grid e novidades antes das 6 Horas
Sexta etapa do FIA WEC terá 35 carros, alterações nas escalações, novidades técnicas e programação especial no Japão
As 6 Horas de Fuji começam neste fim de semana com 35 carros no grid e poucas mudanças em relação à etapa anterior do FIA WEC, disputada no Circuito das Américas. A sexta rodada da temporada será realizada no Japão e terá novidades tanto nas formações das equipes quanto nos bastidores da competição.
Uma das principais alterações envolve a Alpine. A equipe decidiu disputar a prova com apenas dois pilotos em um de seus carros, enquanto cinco Hypercars terão escalações reduzidas a duas pessoas. As duas Aston Martin Valkyrie também estarão nessa condição, assim como o Cadillac Hertz Team JOTA #12.
Will Stevens e Norman Nato voltarão a dividir o Cadillac após Ricky Taylor ter participado do carro na etapa de Austin. A decisão da Alpine também afetou Antonio Felix da Costa e Frederic Makowiecki, que não participarão da corrida japonesa.
Da Costa é informado antes da viagem ao Japão
Da Costa revelou que já estava no aeroporto de Lisboa, prestes a embarcar para Tóquio, quando recebeu a comunicação da Alpine sobre a mudança na escalação. O piloto comentou a decisão em sua página pessoal no Instagram e desejou sucesso à equipe no fim de semana.
O português destacou ainda sua participação no desenvolvimento do projeto e citou o pódio conquistado na etapa anterior como um dos momentos importantes de sua passagem pelo programa.
A mudança reduz o número de pilotos disponíveis em alguns dos Hypercars durante as seis horas. Além disso, a alteração modifica a estratégia de revezamento das equipes envolvidas.
Dez pilotos terão jornada dupla no Japão
Fuji também será palco de uma sequência intensa para dez pilotos que participaram dos 1000 km de Suzuka neste mês. Nicky Catsburg, Ayhancan Guven, Maxime Martin, Mathieu Jaminet, Anthony McIntosh, Parker Thompson, Dan Harper, Alessio Rovera, Augusto Farfus e Johannes Zelger disputarão novamente uma prova no Japão.
Guven terá uma agenda ainda mais movimentada. O piloto oficial da Manthey Porsche também participou da rodada mais recente do GT World Challenge Asia, realizada em Okayama.
Anthony McIntosh, da Team WRT, também chega a Fuji com preparação específica para a etapa. O piloto testou no fim de agosto um BMW M4 GT3 EVO emprestado pela Team Studie, equipe que disputa regularmente o GT World Challenge Asia. O teste foi realizado com pneus Goodyear.
O norte-americano possui ainda um retrospecto recente positivo no circuito. No ano passado, ele conquistou a pole da LMGT3 em Fuji ao conduzir um Aston Martin Vantage GT3 Evo pela Racing Spirit of Leman.
Toyota prepara novidades para corrida em casa
A Toyota também movimentou a programação antes da etapa. A fabricante reuniu três carros históricos para uma sessão especial de fotos na Warp Station Edo, em Ibaraki.
Participaram da ação o TR010 Hybrid vencedor das 24 Horas de Le Mans deste ano, o GR010 Hybrid utilizado no ano passado e o GT-One de 1998. Os três receberam a pintura vermelha e branca chamada de “Shimofuri”.
Os modelos estarão expostos em Fuji durante o fim de semana. A mostra também contará com o GR GT de rua e o GR GT3, que será lançado em breve.
O GT-One ainda participou de um encontro de carros promovido pelo FIA WEC em Daikanyama, em Tóquio. Uma Ferrari 499P e um Bentley 4½ litro “Blower” também estiveram presentes no evento.
Toyota apresenta mudança após problema em Austin
Além da programação promocional, a Toyota chega à etapa japonesa com uma alteração técnica. Kazuki Nakajima, vice-presidente da Toyota Racing, informou que a equipe instalou um novo componente no sistema hidráulico do TR010 Hybrid.
A mudança busca evitar uma repetição da falha que atingiu o Toyota #7 durante as 6 Horas do Circuito das Américas. O problema tirou da fabricante uma possível vitória na etapa.
Segundo Nakajima, o tempo entre Austin e Fuji foi limitado, mas a equipe conseguiu implementar medidas para tentar impedir que a falha volte a acontecer.
Cassidy reencontra pista importante na carreira
Nick Cassidy também terá um retorno especial ao Fuji Speedway. O piloto da Peugeot não competia no circuito desde dezembro de 2020, mas possui um histórico de vitórias no local pela Super Fórmula e pelo SUPER GT.
O neozelandês também viveu parte de sua carreira próximo ao circuito. Ele morou em Gotemba durante um ano e conquistou em Fuji a chamada Dream Race de 2019, além de sua primeira vitória na Super Fórmula.
“É demais estar de volta. Algumas das minhas melhores lembranças estão no Fuji”, afirmou Cassidy. O piloto também destacou a importância de retornar a um circuito conhecido depois de disputar Interlagos e Austin pela primeira vez e ter feito sua estreia em Le Mans com um Hypercar.
Michelin leva duas opções de pneus
A Michelin terá novamente duas opções de pneus slick disponíveis para as equipes. O composto Soft Pilot Sport Endurance, identificado pela marca branca, retorna ao campeonato desde as 24 Horas de Le Mans e estará disponível ao lado do Medium.
O pneu Medium será obrigatório durante a Hyperpole. A escolha para os demais momentos dependerá das condições encontradas no circuito ao longo do fim de semana.
Pierre Alves, gerente do programa de resistência da Michelin, explicou que as duas opções foram escolhidas para atender diferentes faixas de temperatura e permitir estratégias distintas.
O objetivo, segundo Alves, é equilibrar desempenho de aquecimento, resposta inicial e degradação dos pneus durante os stints.
Circuit Safari e Jackie Stewart são atrações
A programação de Fuji também terá atividades voltadas ao público. O tradicional Circuit Safari será realizado no sábado, às 9h10 no horário local, pouco antes do terceiro treino livre.
Durante 12 minutos, os fãs poderão acompanhar os carros de perto enquanto percorrem o circuito em ônibus. Todas as equipes deverão colocar pelo menos um carro na pista durante a atividade.
O fim de semana também contará com a presença de Sir Jackie Stewart como convidado de honra. O tricampeão mundial de Fórmula 1 participa das atividades relacionadas aos 60 anos de sua vitória na Fuji 200.
Stewart estará no evento representando a Race Against Dementia, organização de pesquisa sobre demência fundada por ele há uma década. Uma festa de gala e um leilão serão realizados na sexta-feira à noite no hotel Fuji Speedway para arrecadar fundos para a instituição.
Fórmula e Porsche Carrera Cup completam programação
As categorias de apoio também estarão presentes no circuito japonês. Assim como no ano passado, o Campeonato Japonês Regional de Fórmula e a Porsche Carrera Cup Japan integram a programação das 6 Horas de Fuji.
A Porsche Carrera Cup Japan realizará suas últimas corridas da temporada. A disputa pelo título ganhou uma nova configuração após Robert de Haan ficar fora das duas provas de sábado.
Com isso, Taichi Watarai aparece na liderança da classificação entre os pilotos que estarão na pista. Ele está apenas 4,5 pontos atrás de De Haan e possui 36 pontos de vantagem sobre Iori Kimura, com 50 pontos ainda disponíveis.
