Entre em contato conosco

Endurance

Ferrari vence a histórica edição de 100 anos das 24hs de Le Mans

Publicado:

em

Ferrari Le Mans

Após jejum de 58 anos a marca italiana derrota a pentacampeã Toyota e vence uma das edições mais emocionantes dos últimos anos da maior prova de endurance do planeta.

Se escrever sobre Le Mans já é uma verdadeira honra, quem dirá redigir este singelo texto sobre a corrida do centenário das 24hs de Le Mans.

Não se trata somente de escrever sobre quem venceu ou quem perdeu. Se trata de compartilhar com você, que está lendo esse texto, um pouco do que foi acompanhar essa emocionante edição e maior festa do automobilismo de endurance do planeta.

Antes que começar, um esclarecimento: A primeira edição da prova aconteceu em 1923, mas ela foi paralisada alguns anos por causa da WWII, então embora esta seja a corrida de 100 anos, é a edição de número 91 da prova.

E em se tratando de festa, a corrida dos 100 anos não decepcionou. Trouxe aos expectadores o que Le Mans tem de melhor: Disputas a todos os momentos e emoção à flor da pele. Se o ditado que Le Mans escolhe seus vencedores realmente é verdade, obrigado Le Mans por ter nos presenteado com esse espetáculo.

Vale também um destaque à transmissão feita pela Band sports, com narradores em português 100% do tempo, e a inédita cobertura em tempo integral da prova.

Foto: Divulgação FIA WEC

Hyperpole

Quando o assunto é de Le Mans, até o qualy tem um nome pomposo.

A Hyperpole coloca os carros com os 8 melhores tempos no treino de cada categoria frente a frente, disputando a pole da prova em uma janela de tempo bem apertada.

Nos Hypercars, tivemos dobradinha da Ferrari, carros #50 e #51 (pole e P2 respectivamente), mostrando que seu bólido 499 P veio para acabar com o sossego da marca Japonesa. O Porsche 963 da Porsche Penke Motorsport também parecia promissor, largando na P4 com o brasileiro Felipe Nasr na equipe.

Na LMP 2 a equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi ficou com a segunda posição, enquanto a pole ficou com  carro #48 da IDEC SPORT.

Na LM GTE AM o único Corvette do Grid, da Corvette Racing faturou a pole.

Foto: Divulgação FIA WEC

Calma lá, tem um NASCAR na pista?

Sim, isso mesmo. A Hendrick motorsport não quis ficar de fora da festa, e depois de 4 anos finalmente tivemos um carro da popular categoria norte americana na pista.

O Camaro de número # 24 veio para dar um show à parte, e logo nos treinos deixou todos impressionados fazendo tempos 2s mais rápidos que o pole da categoria GT.

Apesar da redução de peso e aumento da capacidade do tanque de combustível, o carro é praticamente o mesmo da versão utilizada na categoria norte-americana.

Pilotado por Jimmie JOHNSON, Mike ROCKENFELLER e Jenson BUTTON. Durante a madrugada, o Camaro chegou a ocupar a P2, mas foi caindo ao longo da prova e finalizou na P39.

Foto: Divulgação FIA WEC

A largada, só um aperitivo

Muitas vezes a largada define o ritmo do restante da corrida. Se essa máxima é verdadeira, o caos já nos dava uma ideia do que ainda estava por vir nas próximas 24hs.

O show de acidentes começou logo na primeira volta, com o Cadillac # 311 da equipe do brasileiro Pipo Derani atingindo o muro logo na reta Mulsanne. A pista escorregadia, somada à opção das equipes por pneus slick manteve o Safety car presente na pista pro muitas voltas.

O caos proveniente da largada se prolongaria ainda por muitas horas, principalmente com a eminente chegada da chuva.

Foto: Divulgação FIA WEC

A chuva, sempre ela

Já se diz que Le Mans sem chuva não é Le Mans.

No começo da noite ela chegou. Começou tímida, somente em uma parte da pista, mas em alguns minutos todo Circuit de La Sarthe já estava de baixo d’agua e com carros rodando em todos os pontos.

Até a chuva terminar, já tínhamos mais de 10 carros fora da prova devido a colisões. Mas a boa notícia para pilotos e equipes foi que a chuva não durou muito, e a maior parte da corrida noturna foi feita com pista seca.

Hypercars, enfim, muita emoção na categoria

Depois de se arrastar por quase 2 anos, e ter a liderança absoluta da Toyota, a categoria principal das 24hs de Le Mans finalmente mostrou a que veio.

Embora as duas Ferrari tenham largado na pole, a Toyota e Peugeot também se revezaram na liderança. Apesar de ter começado bem, a Porsche não teve resultados muito expressivos, e seu melhor resultado foi na P9.

No começo da noite, cada um dos 3 protagonistas teve sua dose de dor de cabeça. A primeira foi a Toyota, já que o carro de numero #7 teve que abandonar por problemas mecânicos. A Ferrari de número #50 também teve problemas mecânicos, mas conseguiu retornar à prova, porém na P18. Já o Peugeot de número#94, sofreu uma colisão quando estava disputando a liderança e precisou ir para os pits para reparos, mas também conseguiu retornar para a pista.

Foto: Divulgação FIA WEC

A decepção ficou por conta dos Porsche 963. Com 4 carros no grid, sendo 3 da Porsche Penske e 1 da equipe Hertz, o bólido alemão não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais. O pior caso foi o do carro número #75, exatamente onde corria o brasileiro Felipe NASR, que foi obrigado a abandonar a prova na volta 84.

Falando em brasileiros, o segundo na pista era Luis Felipe DERANI, que estava a bordo do Cadillac de número #311 da ACTION EXPRESS RACING. Mesmo com o acidente na largada, ainda conseguiram garantir uma P10.

Outra grande surpresa foi a Cadillac. Apesar do incidente com o carro de Pipo Derani, os outros 2 Cadillac, que eram exatamente da Cadillac Racing, garantiram um pódio na P3 com o carro de número #2, e um belo P4 com o bólido de número #3.

Foto: Divulgação FIA WEC

Ao amanhecer, a disputa na pista já dava nome a mais um filme de Hollywood: Toyota vs Ferrari. Os carros se revezavam na liderança, brindando o expectador com um verdadeiro show. Infelizmente, nas ultimas 3 horas da prova o Toyota #8 pilotado por Sébastien BUEMI, Brendon HARTLEY e Ryo HIRAKAWA, teve um problema com o sistema de freios, o que permitiu ao carro de número #51 da Ferrari, que já liderava, abrir ainda mais a distancia e conquistar sua histórica vitória, com os pilotos Alessandro PIER GUIDI, James CALADO e Antonio GIOVINAZZI.

Sendo o único veículo sem sistema híbrido, os Glickenhaus #708 e #709 concluíram a prova com ótimos resultados, ocupando respectivamente P6 e P7, mostrando que motores aspirados ainda tem folego para dar trabalho para muitos híbridos modernos.

Foto: Divulgação FIA WEC

A despedida da LMP 2?

Na verdade não se tratava da despedida da categoria de Le Mans, mas este é o ultimo ano da LMP2 como a conhecemos no campeonato da WEC.

Com o aumento do grid de Hypercars para 2024 (São previstos 11 fabricantes), os carros da LMP2 começam a perder força e a FIA já sinaliza que sua participação será reduzida, permanecendo no grid apenas das 24hs de Le Mans, e limitada a 15 carros.

Nesta edição tínhamos um grid com 24 carros, todos Oreca 07, subdivididos em 2 categorias LMP 2 e LMP 2 P/A.

 Le Mans

Foto: Divulgação FIA WEC

Dois brasileiros estavam presentes na disputa da LMP 2: André NEGRÃO e Pietro FITTIPALDI. Negrão dividiu o cockpit com os pilotos Olli CALDWELL e Memo ROJAS a bordo do Alpine Elf team de número #35 , enquanto Fittipaldi dividiu o Jota de número #28 Oliver RASMUSSEN e David HEINEMEIER HANSSON.

Pietro Fittipaldi estava na P9 quando atolou o carro na madrugada, mas mesmo com os problemas terminou com um ótimo P13. André Negrão e sua equipe ficaram um pouco mais à frente, terminando na P9.

Quando olhávamos para os líderes, eram os carros da TEAM WRT de número #41, e da INTER EUROPOL COMPETITION de número # 34 que se destacavam. Pela manhã, a Inter Europol assumiu a liderança seguiu na ponta até a vitória da prova com os pilotos Jakub SMIECHOWSKI, Albert COSTA e Fabio SCHERER se revezando ao volante.

O lobo solitário dos GTs

Na categoria LM GTE AM tínhamos 4 modelos de carros, espalhados por um grid de 21 equipes. Mas um Corvette presente no grid chamava a atenção, o de número #33 da Corvette Racing, já que era o único representante da marca norte-americana.

A eterna batalha entre Porsche e Ferrari na categoria foi um pouco mais tímida esse ano. Enquanto a marca italiana brilhava na Hypercar, o mesmo não podia ser dito na GT. Mesmo com 7 Ferraris no grid, a liderança da categoria esteve com Porsche ou Corvette na maioria do tempo.

Representando o Brasil na categoria tínhamos somente Daniel Serra a bordo da Ferrari 488 GTE Evo de número #57 da Kessel Racing, que dividia o volante com Takeshi KIMURA e Scott HUFFAKER. Serra chegou a liderar de madrugada, mas após uma batida acabou abandonando a prova.

 Le Mans

Foto: Divulgação FIA WEC

Um dos destaques foi o Porsche 911 RSR de número # 85 da equipe Iron Dames. Sendo a única equipe composta exclusivamente por mulheres, chegou a liderar a prova durante a noite, e acabou terminando a prova com uma inédita quarta posição, o melhor resultado das pilotos Sarah BOVY, Michelle GATTING e Rahel FREY até hoje.

Mesmo sendo o único Corvette na pista, o número #33 guardou o que tinha de melhor para o domingo e dominou a prova com os pilotos Nicky CATSBURG, Ben KEATING e Nicolas VARRONE ao volante. Vitória da Corvete Racing na categoria LM GTE AM.

 Le Mans

Foto: Divulgação FIA WEC

Resultado

Confira o resultado oficial:

Posição Carro No. Equipe Classe Voltas
1 51 Ferrari AF Corse Hypercar 342
2 8 Toyota Gazoo Racing Hypercar 342
3 2 Cadillac Racing Hypercar 341
4 3 Cadillac Racing Hypercar 340
5 50 Ferrari AF Corse Hypercar 337
6 708 Glickenhaus Racing Hypercar 335
7 809 Glickenhaus Racing Hypercar 333
8 93 Peugeot TotalEnergies Hypercar 330
9 5 Porsche Penske Motorsport Hypercar 329
10 34 Inter Europol Competition LMP2 328
11 41 Team WRT LMP2 328
12 30 Duqueine Team LMP2 327
13 36 Alpine Elf Team LMP2 327
14 31 Team WRT LMP2 327
15 48 IDEC Sport LMP2 325
16 10 Vector Sport LMP2 325
17 311 Action Express Racing Hypercar 324
18 23 United Autosports LMP2 323
19 35 Alpine Elf Team LMP2 322
20 45 Algarve Pro Racing LMP2 322
21 22 United Autosports LMP2 321
22 6 Porsche Penske Motorsport Hypercar 320
23 37 COOL Racing LMP2 317
24 28 JOTA LMP2 316
25 65 Panis Racing LMP2 316
26 33 Corvette Racing LMGTE Am 313
27 94 Peugeot TotalEnergies Hypercar 312
28 25 ORT by TF LMGTE Am 312
29 86 GR Racing LMGTE Am 312
30 85 Iron Dames LMGTE Am 312
31 54 AF Corse LMGTE Am 312
32 43 DKR Engineering LMP2 311
33 98 Northwest AMR LMGTE Am 310
34 9 Prema Racing LMP2 310
35 56 Project 1 – AO LMGTE Am 309
36 100 Walkenhorst Motorsport LMGTE Am 307
37 39 Graff Racing LMP2 303
38 74 Kessel Racing LMGTE Am 303
39 24 Hendrick Motorsports CDNT 285
40 38 Hertz Team JOTA Hypercar 244
41 57 Kessel Racing LMGTE Am 254
42 911 Proton Competition LMGTE Am 246
43 80 AF Corse LMP2 183
44 88 Proton Competition LMGTE Am 170
45 4 Floyd Vanwall Racing Team Hypercar 165
46 777 D’Station Racing LMGTE Am 163
47 47 COOL Racing LMP2 158
48 77 Dempsey-Proton Racing LMGTE Am 118
49 32 Inter Europol Competition LMP2 117
50 63 Prema Racing LMP2 113
51 7 Toyota Gazoo Racing Hypercar 103
52 66 JMW Motorsport LMGTE Am 89
53 923 Racing Team Turkey LMP2 87
54 75 Porsche Penske Motorsport Hypercar 84
55 72 TF Sport LMGTE Am 58
56 83 Richard Mille AF Corse LMGTE Am 33
57 16 Proton Competition LMGTE Am 28
58 60 Iron Lynx LMGTE Am 28
59 55 GMB Motorsport LMGTE Am 21
60 21 AF Corse LMGTE Am 21
61 13 Tower Motorsports LMP2 19
62 14 Nielsen Racing LMP2 18

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.