Endurance
Ferrari vence a histórica edição de 100 anos das 24hs de Le Mans
Após jejum de 58 anos a marca italiana derrota a pentacampeã Toyota e vence uma das edições mais emocionantes dos últimos anos da maior prova de endurance do planeta.
Se escrever sobre Le Mans já é uma verdadeira honra, quem dirá redigir este singelo texto sobre a corrida do centenário das 24hs de Le Mans.
Não se trata somente de escrever sobre quem venceu ou quem perdeu. Se trata de compartilhar com você, que está lendo esse texto, um pouco do que foi acompanhar essa emocionante edição e maior festa do automobilismo de endurance do planeta.
Antes que começar, um esclarecimento: A primeira edição da prova aconteceu em 1923, mas ela foi paralisada alguns anos por causa da WWII, então embora esta seja a corrida de 100 anos, é a edição de número 91 da prova.
E em se tratando de festa, a corrida dos 100 anos não decepcionou. Trouxe aos expectadores o que Le Mans tem de melhor: Disputas a todos os momentos e emoção à flor da pele. Se o ditado que Le Mans escolhe seus vencedores realmente é verdade, obrigado Le Mans por ter nos presenteado com esse espetáculo.
Vale também um destaque à transmissão feita pela Band sports, com narradores em português 100% do tempo, e a inédita cobertura em tempo integral da prova.
Hyperpole
Quando o assunto é de Le Mans, até o qualy tem um nome pomposo.
A Hyperpole coloca os carros com os 8 melhores tempos no treino de cada categoria frente a frente, disputando a pole da prova em uma janela de tempo bem apertada.
Nos Hypercars, tivemos dobradinha da Ferrari, carros #50 e #51 (pole e P2 respectivamente), mostrando que seu bólido 499 P veio para acabar com o sossego da marca Japonesa. O Porsche 963 da Porsche Penke Motorsport também parecia promissor, largando na P4 com o brasileiro Felipe Nasr na equipe.
Na LMP 2 a equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi ficou com a segunda posição, enquanto a pole ficou com carro #48 da IDEC SPORT.
Na LM GTE AM o único Corvette do Grid, da Corvette Racing faturou a pole.
Calma lá, tem um NASCAR na pista?
Sim, isso mesmo. A Hendrick motorsport não quis ficar de fora da festa, e depois de 4 anos finalmente tivemos um carro da popular categoria norte americana na pista.
O Camaro de número # 24 veio para dar um show à parte, e logo nos treinos deixou todos impressionados fazendo tempos 2s mais rápidos que o pole da categoria GT.
Apesar da redução de peso e aumento da capacidade do tanque de combustível, o carro é praticamente o mesmo da versão utilizada na categoria norte-americana.
Pilotado por Jimmie JOHNSON, Mike ROCKENFELLER e Jenson BUTTON. Durante a madrugada, o Camaro chegou a ocupar a P2, mas foi caindo ao longo da prova e finalizou na P39.
A largada, só um aperitivo
Muitas vezes a largada define o ritmo do restante da corrida. Se essa máxima é verdadeira, o caos já nos dava uma ideia do que ainda estava por vir nas próximas 24hs.
O show de acidentes começou logo na primeira volta, com o Cadillac # 311 da equipe do brasileiro Pipo Derani atingindo o muro logo na reta Mulsanne. A pista escorregadia, somada à opção das equipes por pneus slick manteve o Safety car presente na pista pro muitas voltas.
O caos proveniente da largada se prolongaria ainda por muitas horas, principalmente com a eminente chegada da chuva.
A chuva, sempre ela
Já se diz que Le Mans sem chuva não é Le Mans.
No começo da noite ela chegou. Começou tímida, somente em uma parte da pista, mas em alguns minutos todo Circuit de La Sarthe já estava de baixo d’agua e com carros rodando em todos os pontos.
Até a chuva terminar, já tínhamos mais de 10 carros fora da prova devido a colisões. Mas a boa notícia para pilotos e equipes foi que a chuva não durou muito, e a maior parte da corrida noturna foi feita com pista seca.
Hypercars, enfim, muita emoção na categoria
Depois de se arrastar por quase 2 anos, e ter a liderança absoluta da Toyota, a categoria principal das 24hs de Le Mans finalmente mostrou a que veio.
Embora as duas Ferrari tenham largado na pole, a Toyota e Peugeot também se revezaram na liderança. Apesar de ter começado bem, a Porsche não teve resultados muito expressivos, e seu melhor resultado foi na P9.
No começo da noite, cada um dos 3 protagonistas teve sua dose de dor de cabeça. A primeira foi a Toyota, já que o carro de numero #7 teve que abandonar por problemas mecânicos. A Ferrari de número #50 também teve problemas mecânicos, mas conseguiu retornar à prova, porém na P18. Já o Peugeot de número#94, sofreu uma colisão quando estava disputando a liderança e precisou ir para os pits para reparos, mas também conseguiu retornar para a pista.
A decepção ficou por conta dos Porsche 963. Com 4 carros no grid, sendo 3 da Porsche Penske e 1 da equipe Hertz, o bólido alemão não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais. O pior caso foi o do carro número #75, exatamente onde corria o brasileiro Felipe NASR, que foi obrigado a abandonar a prova na volta 84.
Falando em brasileiros, o segundo na pista era Luis Felipe DERANI, que estava a bordo do Cadillac de número #311 da ACTION EXPRESS RACING. Mesmo com o acidente na largada, ainda conseguiram garantir uma P10.
Outra grande surpresa foi a Cadillac. Apesar do incidente com o carro de Pipo Derani, os outros 2 Cadillac, que eram exatamente da Cadillac Racing, garantiram um pódio na P3 com o carro de número #2, e um belo P4 com o bólido de número #3.
Ao amanhecer, a disputa na pista já dava nome a mais um filme de Hollywood: Toyota vs Ferrari. Os carros se revezavam na liderança, brindando o expectador com um verdadeiro show. Infelizmente, nas ultimas 3 horas da prova o Toyota #8 pilotado por Sébastien BUEMI, Brendon HARTLEY e Ryo HIRAKAWA, teve um problema com o sistema de freios, o que permitiu ao carro de número #51 da Ferrari, que já liderava, abrir ainda mais a distancia e conquistar sua histórica vitória, com os pilotos Alessandro PIER GUIDI, James CALADO e Antonio GIOVINAZZI.
Sendo o único veículo sem sistema híbrido, os Glickenhaus #708 e #709 concluíram a prova com ótimos resultados, ocupando respectivamente P6 e P7, mostrando que motores aspirados ainda tem folego para dar trabalho para muitos híbridos modernos.
A despedida da LMP 2?
Na verdade não se tratava da despedida da categoria de Le Mans, mas este é o ultimo ano da LMP2 como a conhecemos no campeonato da WEC.
Com o aumento do grid de Hypercars para 2024 (São previstos 11 fabricantes), os carros da LMP2 começam a perder força e a FIA já sinaliza que sua participação será reduzida, permanecendo no grid apenas das 24hs de Le Mans, e limitada a 15 carros.
Nesta edição tínhamos um grid com 24 carros, todos Oreca 07, subdivididos em 2 categorias LMP 2 e LMP 2 P/A.
Dois brasileiros estavam presentes na disputa da LMP 2: André NEGRÃO e Pietro FITTIPALDI. Negrão dividiu o cockpit com os pilotos Olli CALDWELL e Memo ROJAS a bordo do Alpine Elf team de número #35 , enquanto Fittipaldi dividiu o Jota de número #28 Oliver RASMUSSEN e David HEINEMEIER HANSSON.
Pietro Fittipaldi estava na P9 quando atolou o carro na madrugada, mas mesmo com os problemas terminou com um ótimo P13. André Negrão e sua equipe ficaram um pouco mais à frente, terminando na P9.
Quando olhávamos para os líderes, eram os carros da TEAM WRT de número #41, e da INTER EUROPOL COMPETITION de número # 34 que se destacavam. Pela manhã, a Inter Europol assumiu a liderança seguiu na ponta até a vitória da prova com os pilotos Jakub SMIECHOWSKI, Albert COSTA e Fabio SCHERER se revezando ao volante.
O lobo solitário dos GTs
Na categoria LM GTE AM tínhamos 4 modelos de carros, espalhados por um grid de 21 equipes. Mas um Corvette presente no grid chamava a atenção, o de número #33 da Corvette Racing, já que era o único representante da marca norte-americana.
A eterna batalha entre Porsche e Ferrari na categoria foi um pouco mais tímida esse ano. Enquanto a marca italiana brilhava na Hypercar, o mesmo não podia ser dito na GT. Mesmo com 7 Ferraris no grid, a liderança da categoria esteve com Porsche ou Corvette na maioria do tempo.
Representando o Brasil na categoria tínhamos somente Daniel Serra a bordo da Ferrari 488 GTE Evo de número #57 da Kessel Racing, que dividia o volante com Takeshi KIMURA e Scott HUFFAKER. Serra chegou a liderar de madrugada, mas após uma batida acabou abandonando a prova.
Um dos destaques foi o Porsche 911 RSR de número # 85 da equipe Iron Dames. Sendo a única equipe composta exclusivamente por mulheres, chegou a liderar a prova durante a noite, e acabou terminando a prova com uma inédita quarta posição, o melhor resultado das pilotos Sarah BOVY, Michelle GATTING e Rahel FREY até hoje.
Mesmo sendo o único Corvette na pista, o número #33 guardou o que tinha de melhor para o domingo e dominou a prova com os pilotos Nicky CATSBURG, Ben KEATING e Nicolas VARRONE ao volante. Vitória da Corvete Racing na categoria LM GTE AM.
Resultado
Confira o resultado oficial:
Posição | Carro No. | Equipe | Classe | Voltas |
1 | 51 | Ferrari AF Corse | Hypercar | 342 |
2 | 8 | Toyota Gazoo Racing | Hypercar | 342 |
3 | 2 | Cadillac Racing | Hypercar | 341 |
4 | 3 | Cadillac Racing | Hypercar | 340 |
5 | 50 | Ferrari AF Corse | Hypercar | 337 |
6 | 708 | Glickenhaus Racing | Hypercar | 335 |
7 | 809 | Glickenhaus Racing | Hypercar | 333 |
8 | 93 | Peugeot TotalEnergies | Hypercar | 330 |
9 | 5 | Porsche Penske Motorsport | Hypercar | 329 |
10 | 34 | Inter Europol Competition | LMP2 | 328 |
11 | 41 | Team WRT | LMP2 | 328 |
12 | 30 | Duqueine Team | LMP2 | 327 |
13 | 36 | Alpine Elf Team | LMP2 | 327 |
14 | 31 | Team WRT | LMP2 | 327 |
15 | 48 | IDEC Sport | LMP2 | 325 |
16 | 10 | Vector Sport | LMP2 | 325 |
17 | 311 | Action Express Racing | Hypercar | 324 |
18 | 23 | United Autosports | LMP2 | 323 |
19 | 35 | Alpine Elf Team | LMP2 | 322 |
20 | 45 | Algarve Pro Racing | LMP2 | 322 |
21 | 22 | United Autosports | LMP2 | 321 |
22 | 6 | Porsche Penske Motorsport | Hypercar | 320 |
23 | 37 | COOL Racing | LMP2 | 317 |
24 | 28 | JOTA | LMP2 | 316 |
25 | 65 | Panis Racing | LMP2 | 316 |
26 | 33 | Corvette Racing | LMGTE Am | 313 |
27 | 94 | Peugeot TotalEnergies | Hypercar | 312 |
28 | 25 | ORT by TF | LMGTE Am | 312 |
29 | 86 | GR Racing | LMGTE Am | 312 |
30 | 85 | Iron Dames | LMGTE Am | 312 |
31 | 54 | AF Corse | LMGTE Am | 312 |
32 | 43 | DKR Engineering | LMP2 | 311 |
33 | 98 | Northwest AMR | LMGTE Am | 310 |
34 | 9 | Prema Racing | LMP2 | 310 |
35 | 56 | Project 1 – AO | LMGTE Am | 309 |
36 | 100 | Walkenhorst Motorsport | LMGTE Am | 307 |
37 | 39 | Graff Racing | LMP2 | 303 |
38 | 74 | Kessel Racing | LMGTE Am | 303 |
39 | 24 | Hendrick Motorsports | CDNT | 285 |
40 | 38 | Hertz Team JOTA | Hypercar | 244 |
41 | 57 | Kessel Racing | LMGTE Am | 254 |
42 | 911 | Proton Competition | LMGTE Am | 246 |
43 | 80 | AF Corse | LMP2 | 183 |
44 | 88 | Proton Competition | LMGTE Am | 170 |
45 | 4 | Floyd Vanwall Racing Team | Hypercar | 165 |
46 | 777 | D’Station Racing | LMGTE Am | 163 |
47 | 47 | COOL Racing | LMP2 | 158 |
48 | 77 | Dempsey-Proton Racing | LMGTE Am | 118 |
49 | 32 | Inter Europol Competition | LMP2 | 117 |
50 | 63 | Prema Racing | LMP2 | 113 |
51 | 7 | Toyota Gazoo Racing | Hypercar | 103 |
52 | 66 | JMW Motorsport | LMGTE Am | 89 |
53 | 923 | Racing Team Turkey | LMP2 | 87 |
54 | 75 | Porsche Penske Motorsport | Hypercar | 84 |
55 | 72 | TF Sport | LMGTE Am | 58 |
56 | 83 | Richard Mille AF Corse | LMGTE Am | 33 |
57 | 16 | Proton Competition | LMGTE Am | 28 |
58 | 60 | Iron Lynx | LMGTE Am | 28 |
59 | 55 | GMB Motorsport | LMGTE Am | 21 |
60 | 21 | AF Corse | LMGTE Am | 21 |
61 | 13 | Tower Motorsports | LMP2 | 19 |
62 | 14 | Nielsen Racing | LMP2 | 18 |