Entre em contato conosco

Endurance

Dada a largada para as 6 horas de São Paulo

Publicado:

em

Nesta segunda-feira (25), a praça das artes foi o palco do evento de lançamento das 6 horas de São Paulo. O espaço contou com a exposição dos carros utilizados nas duas categorias do WEC: Hypercar e GT3.

Hypecar exposto no evento de lançamento do WEC. Foto/ Reprodução: Beatriz Barbosa

Estiveram presentes o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nuvens. Pierre Fíllon, organizador das 24 horas de Le Mans. Frédéric Lequien, CEO do FIA WEC. Carlos Col, promotor da prova no Brasil, e os pilotos brasileiros Augusto Farfus (Team WRT BMW) e Nicolas Costa (McLaren United Autosport).

A abertura da coletiva de imprensa foi feita pelos alunos da Escola do Teatro Municipal. Assim, abrindo espaço para a cultura local diante dos jornalistas. Contudo, o foco da coletiva esteve em questões como sustentabilidade, economia local e claro, os preparativos para a prova de São Paulo, que retorna ao calendário após uma década.

A importância dos eventos automobilísticos para a economia de São Paulo

Logo no início da coletiva, o prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de São Paulo ser a única cidade do mundo a receber as três principais categorias da FIA. Dessa forma, o impacto desses eventos na economia da cidade é um dos principais pontos que levam ao investimento da prefeitura nas corridas.

Sendo o único destino na América do Sul a receber as corridas da Fórmula 1, Fórmula E e WEC, as provas trazem grande retorno financeiro, movimentando o turismo e comércio da cidade de São Paulo, gerando novos empregos e ascendendo a economia local.

“Temos esses eventos e recebemos muita gente aqui de outras cidades, de outros estados e de fora do país. Temos os motoristas de táxi e aplicativo, além dos comércios e hoteis, sempre fomentando a economia aqui da cidade de São Paulo. Então, basicamente, eu acho que o sentimento é de carinho, da cidade se consolidar como uma das grandes cidades do mundo do automobilismo e também essa questão importantíssima da economia para a cidade.” – ressaltou Ricardo Nunes.

Os caminhos que levaram São Paulo ao WEC

Em destaque ao contrato de cinco anos assinado para a realização das 6 horas de São Paulo, Ricardo Nunes comentou sobre o início das negociações, lá em 2022, até a assinatura do contrato durante as 24 horas de Le Mans, em 2023.

“Nós demonstramos o potencial da cidade, a possibilidade de retorno do FIA WEC após uma década e o quanto a cidade foi se desenvolvendo. Tudo o que a gente foi fazendo no Autódromo de Interlagos, as adequações, todos os investimentos, todo esse avanço da cidade do ponto de vista da sua economia.” – destacou o prefeito.

Troféus dos pilotos brasileiros expostos no evento de lançamento do WEC. Foto/ Reprodução: Beatriz Barbosa

Pierre Fíllon, organizador das 24 horas de Le Mans, ressaltou a importância de São Paulo para o calendário do WEC. Ele salientou o aumento do público nas corridas de Endurance e a expectativa de casa cheia em todas as etapas, incluindo, é claro, as 6 horas de São Paulo.

“O Brasil é um mercado muito importante para o nosso campeonato. Eu posso dizer que quando fizemos o anúncio, todos os fabricantes ficaram muito felizes por incluirmos São Paulo no calendário. Que é uma das maiores cidades do mundo. Nós amamos estar aqui. Nós temos tudo aqui para criar uma grande corrida. É uma terra que é apaixonada pelo esporte e eu acho que isso é uma das coisas mais importantes.” – complementou Fíllon.

A estrutura das 6 horas de São Paulo

O organizador da prova, Carlos Col, deu alguns spoilers sobre como irá funcionar o evento. Assim como na Fórmula E, o público terá uma área de fan zone para se entreter ao longo do final de semana, o espaço será organizado no mesmo local onde ocorrem os festivais.

“ estamos trabalhando firme em parceria com toda a equipe da WEC para construir e operar uma fan zone naquela grande área que hoje em dia se faz nos grandes festivais interlagos,que ficou muito bem adequado com as obras que a prefeitura propôs ao autódromo. E ali nós vamos ter não só entretenimento, mas também queremos deixar um legado para a cidade de São Paulo. Um entretenimento com qualidade, pensando nos pilares da tecnologia e sustentabilidade.

Também foi revelado que dentre as atrações, já está confirmado que o show de encerramento será comandado pelo cantor sertanejo Michel Teló.

Troféu feito de materiais recicláveis 

Uma das novidades apresentadas na coletiva, foi o troféu que será entregue para os vencedores da prova. O artista Mundano foi o escolhido para elaborar a arte.

O troféu é feito com a base de concreto e plástico reciclável, ajudando a dar nova vida a materiais que seriam descartados. Os resíduos produzidos ao longo da primeira edição das 6 horas de São Paulo, serão utilizados para a construção dos próximos troféus da prova.

“Eu tive o desafio de criar um troféu mais sustentável representando esse legado que alguém queria criar. E a ideia foi não seguir esses troféus construídos de ouro ou de prata, que seguimos uma tendência de usar. A corrida da Sustentabilidade são os verdadeiros campeões.” – comentou o artista.

Expectativas dos pilotos brasileiros para a prova em casa

O piloto Nicolas Costa, atual campeão da Porsche Cup e estreante no WEC em 2024, comentou sobre a transição de carreira, ressaltando principalmente as diferenças no desenvolvimento do carro, já que saiu de um campeonato monogestão para uma categoria mundial.

Augusto Farfus e Nicolas Costa na coletiva de imprensa do WEC. Foto/ Reprodução: Beatriz Barbosa

“É um trabalho muito grande, mas ao mesmo tempo um grande prazer. Quem nunca sonhou em competir pela McLaren, como brasileiro, com uma equipe que é tão importante para a nossa história (em relação a história da McLaren com o automobilismo brasileiro).”

Para Nicolas, o objetivo é conseguir alcançar o pódio na corrida em São Paulo, em uma pista na qual ele conhece muito bem e que inclusive, foi o palco do seu último título.

Para Augusto Farfus, nosso outro representante no grid, também almeja o pódio nas 6 horas de São Paulo. O piloto do Team WRT BMW possui larga experiência no WEC e busca se consolidar à frente da torcida brasileira.

Questionado sobre as expectativas com Interlagos, ele espera que os carros turbos tenham vantagem devido a altitude da cidade. 

“Interlagos é uma pista nova para todo mundo, os pneus também são novos e não temos a leitura completa de quem vai ser o mais e menos favorecido.”

As 6 horas de São Paulo acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no autódromo de interlagos. Garanta seu ingresso aqui.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.