Entre em contato conosco

Automobilismo

Dirt Bristol: Tudo que você precisa saber sobre a novidade da Nascar

Publicado:

em

Falar que a corrida em circuito de terra na Nascar é novidade não é 100% correto. Em 1970, 51 anos atrás, Richard Petty vencia aquela que seria a ultima prova da categoria principal da Nascar em circuito de terra. Bom, pelo menos até então…

Na verdade esse tipo de prova é muito popular em outras categorias de automobilismo, principalmente nos USA, Reino Unido, Canada, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, e a novidade aqui fica por conta exatamente de ser uma corrida da Cup Series, a principal categoria da Nascar. Porém, antes de entender mais sobre a prova da Nascar em si, vamos conhecer um pouco melhor os chamados dirt racing tracks e como isso tem relação com a cultura americana. Basicamente, é a segunda categoria de esporte a motor mais popular dos USA, e pode ser dividida em duas categorias predominantes:

Open wheel: Normalmente carros desenvolvidos especificamente para corridas, é mais popular nas regiões nordeste e oeste dos USA;

Stock cars: Podem ser carros desenvolvidos para corrida, mas também é muito popular com carros modificados, é uma categoria mais popular na região sul e meio-oeste dos USA.

Foto: Onedirt.com

Seja qual for a categoria ou o estilo, as dirt racing são muito populares por serem bem regionais, e possuir um custo muito baixo em todos os sentidos. É extremamente comum nos USA pequenas cidades de interior possuírem sua pista onde corredores de fim de semana e suas famílias passam horas divertidas com os amigos. Na maioria das vezes, o perfil do piloto não é profissional, é só uma pessoa comum, com um emprego comum, e que tem nessas disputas seu hobby. Além das corridas com carros, as corridas com motos também são muito populares.

Foto: Racer.com

Amanhã, a Nascar pretende chamar a atenção de todos os fãs com uma prova da Cup Series em uma destas tradicionais pistas de terras. Para não perder nada desta novidade, preparamos um guia básico que pode ajuda-lo a entender melhor tudo que acontecerá na pista.

 

A pista

Normalmente são utilizadas pistas de formato oval com extensão aproximada de 1 milha. O pavimento em si é a parte mais complexa, pois apesar de muitos pensarem que é só “jogar” terra lá, na verdade o projeto é muito mais complexo que isso. O tipo de material pode ser qualquer um, mas o favorito entre os pilotos é um tipo de argila úmida, que passa por um trabalho muito extenso com motoniveladoras, agua e diversos tipos de maquinário pesado que mais parecem estar preparando uma plantação que uma corrida propriamente dita.

Foto: Divulgação Nascar

Para o evento de amanhã a Cup Series vai usar a pista de Bristol, que já possui como tradição essa transformação temporária em pista de terra. A preparação se iniciou no começo do ano, e ao longo dos últimos meses foram 2.300 caminhões trazendo de argila para a obra. O material foi colocado sobre o asfalto original da pista de Bristol em camadas, e a primeira camada foi apenas para proteger o concreto base, mas logo em seguida foi utilizada uma camada com o material oriundo das corrida de 2000/2001, seguido por mais camadas de material pesquisado em 20 lugares diferentes próximos à pista. Os maiores desafios da equipe técnica foram obviamente os 19 graus de inclinação da pista e as constantes mudanças de clima que dificultaram muito o trabalho (teve até neve).

Foto: Divulgação Nascar

 

Os Carros

Por mais incrível que apreça, os carros não sofreram tantas mudanças. Os mesmos modelos que vemos semana a semana correndo no asfalto, precisaram apenas de alguns pequenos ajustes para a pista de terra, são eles:

Pneus: Provavelmente a maior mudança. Os pneus da Nascar não possuem nenhuma ranhura (slick), são 100% lisos para maior aderência ao asfalto, mas aqui, temos pneus com ranhuras próprias para a terra. Mais do que os sulcos encontrados nos pneus de rua, as ranhuras transformaram os pneus praticamente em uma “chuteira” para automóveis, basta ver na imagem a diferença.

Foto: Divulgação Nascar

Altura: Devido aos detritos e a nova altura dos pneus, os carros tiveram a altura um pouco elevada para a pista de terra;

Entrada de ar do motor: Os carros receberam um filtro extra na entrada de ar dianteira, que além de impedir a sujeira de entrar no motor, ainda é mais fácil de limpar para as equipes de pit;

Ventilação: As entradas de ar para o cockpit receberam pequenos defletores adicionais que impedem que a poeira seja direcionada o interior do carro e atinja o piloto.

Aerofólio: Sofreu um pequeno corte do lado direito, já pensando que os carros vão bater muito no muro. Desta forma sempre que os carros baterem o risco de danos aos aerofólios é mínimo. Com a redução de largura, aumentaram um pouco em comprimento para compensar a carga aerodinâmica;

Carroceria: Um reforço foi adicionado ao lado direito, também prevendo as possíveis colisões que os carros vão sofrer com o muro;

Visibilidade: Embora não seja um item do carro em si, algumas modificações interessantes foram feitas aqui. Primeiro, os carros receberam um defletor de acrílico sobre o capo, bem em frente ao motorista, que vai ajudar a diminuir a poeira sobre o para brisas. O segundo item, é um bom e velho espanador a bordo para uma limpeza rápida nas bandeiras amarelas…

Foto: Divulgação Nascar

 

A expectativa para domingo

Primeiro, colisões com o muro, muitas colisões. A pista de Bristol já não é das mais largas, e com a velocidade dos carros mais baixa que o normal, muitos pilotos devem ser jogados no muro durante as disputas por posições.

Outra grande diferença é a proibição de pit stops. Por razões de segurança. os pit stops só serão permitidos durante o intervalos entre estágios, onde deverá ser realizado a troca de pneus, abastecimento e reparos. Também não teremos troca de posições nos pits, uma vez que a posição dos pilotos será congelada assim que o estágio for finalizado.

Foto: Divulgação Nascar

O desempenho dos pilotos também pode ter uma grande reviravolta. Em muitos estados, os Dirt tracks são considerados como o berço da Nascar, e muitos pilotos da Cup Series vieram desse tipo de pista. Já tivemos uma prévia disso nos treinos, e muitos dos pilotos populares da categoria não pareciam muito à vontade com o novo tipo de pavimento, o que pode abrir a porta para alguns dos novatos. Dentre os favoritos até o momento temos Kyle Larson e Christopher Bell, mas espere por qualquer coisa neste domingo…

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Dirt Bristol estreia na Nascar com vitória de Joey Logano - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.