Entre em contato conosco

Automobilismo

Lewis Hamilton vence o GP do Bahrein

Publicado:

em

Imagem: Mercedes

O primeiro Grande Prêmio da temporada de 2021 já teve ação antes mesmo da largada. Horas antes a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) puniu Sebastian Vettel (Aston Martin) com cinco posições no grid e 3 pontos na superlicença pelo piloto ter ignorada uma bandeira amarela dupla na primeira etapa da classificação. Com a punição Vettel largou na última posição.

Já na volta de apresentação, Sergio Pérez (RBR) teve um apagão no carro, o que forçou uma segunda volta de apresentação e o piloto largou dos boxes.

O pole position Max Verstappen (RBR) largou bem, segurou a primeira posição e segurando Lewis Hamilton (Mercedes) que vinha logo atrás. Já Valtteri Bottas (Mercedes) acabou sendo ultrapassado por Charles Leclerc (Ferrari). Na disputa particular da McLaren, Norris ultrapassou Ricciardo, mas Nikita Mazepin (Haas) rodou sozinho na curva 3 e o safety car foi para a pista. O russo que estreia na categoria bateu na barreira de proteção e abandonou a corrida.

Imagem: Fórmula 1

Na relargada Verstappen segurou Hamilton e Bottas largou melhor e logo conseguiu ultrapassar Leclerc e retomar a terceira posição. Enquanto isso lá no fundo, Mick Schumacher (Haas) rodou sozinho, mas conseguiu voltar para a pista.

Pierre Gasly (Alpha Tauri) que vinha se segurando na quinta posição desde a largada acabou tocando a asa na roda traseira de Ricciardo e perdeu a asa, sendo obrigado a ir para o box e voltou para a pista na última posição. O australiano nada sofreu.

Imagem: Scuderia AlphaTauri

Enquanto isso Pérez veio escalando o pelotão e com o início das paradas, o mexicano chegou à terceira posição.

Na Mercedes, Bottas foi o primeiro a parar e trocou os pneus médios pelos duros. Hamilton veio depois e também colocou pneus duros. Parando antes e com um pit stop lento para Verstappen na RBR, Hamilton assumiu a ponta na volta 19. Max voltou para a pista seis segundos atrás da Mercedes de Lewis, mas com pneus médios.

Lá no pelotão do meio, Vettel, Alonso (Alpine) e Sainz protagonizaram uma bela disputa por posições.

Na volta 29 Hamilton foi novamente para os box e de novo colocou pneus duros, o que deu a liderança para Verstappen. O britânico questionou a parada, apontando que poderia ter feito mais algumas voltas antes da segunda parada.

Com 34 voltas Fernando Alonso (Alpine) teve um problema com os freios traseiros e foi obrigada a abandonar.

Imagem: Alpine

Depois de algumas boas ultrapassagens e ganhar boas posições tendo largado em último, Vettel foi ultrapassado por Ocon e o tetracampeão acabou batendo na traseira da Alpine de Esteban.

A Red Bull chamou Verstappen para o box na volta 40 para colocar pneus duros. Quando o holandês voltou para a pista estava oito segundos atrás do rival, mas com pneus mais novos era questão de algumas voltas para que ele chegasse e pudesse tentar a ultrapassagem.

Faltando três voltas para o fim Max encostou e passou Hamilton, mas ao passar por fora, passar do limite da pista na curva 4, a mesma que causou muitas voltas deletadas nos treinos e na classificação, e ganhar a posição, Verstappen quebrou as regras e foi obrigado a devolver a posição para Lewis.

Imagem: Mercedes

Daí até o fim o que se viu foi uma senhora briga pela liderança, que acabou Lewis Hamilton vencendo a primeira corrida do ano e Verstappen, que tinha claramente o melhor carro do final de semana, ficou com a segunda posição. Bottas completou o pódio em terceiro lugar.

“Eu senti que o ritmo era bom, o melhor que tivemos até agora. Mas as coisas não foram muito bem, logo na primeira volta perdi a posição para a Ferrari, depois mais tempo perdido na segunda parada, não tinha como eu lutar com Max e Lewis. Eu acho que não fomos tão agressivos, pelo menos pra mim”, disse Bottas. “Estou desapontado. Lewis e eu tínhamos estratégias diferentes hoje, do meu lado acho que as coisas poderiam ter sido melhor”, completou.

Apesar de ter perdido a primeira corrida do ano, Verstappen ressaltou a evolução do carro que agora permite com que a equipe lute com a Mercedes.

Imagem: Red Bull Racing

“Eu dei a posição de volta, mas depois não tinha mais pneus para tentar de novo. Claro que estou desapontado com hoje, o que é engraçado porque se fosse ano passado eu estaria feliz, mas isso mostra a nossa evolução. Mas é um bom começo para o que será uma longa temporada. Tentaremos fazer melhor na próxima”, revelou Verstappen.

“Estou muito feliz e ver a resposta da equipe. Foi uma corrida muito difícil. Nós paramos muito cedo, mas mesmo com a estratégia que havíamos pensado seria difícil manter ele atrás. Quando avisaram que ele chegaria em 10 voltas eu pensei como eu vou fazer isso? Na minha mente eu pensei se apenas eu conseguir fazer os pneus durarem, não cometer nenhum erro e manter ele longe do meu DRS, o que eu não consegui. Foi muito difícil”, avaliou Hamilton.

Além da vitória, com a corrida de hoje Lewis bate mais um recorde que era de Michael Schumacher, o de maior número de voltas lideradas na F1. Schumacher tinha 5.111 e hoje na volta 43 Hamilton completou 5.112 voltas na frente.

Com tudo que aconteceu antes mesmo da corrida começar, Sergio Pérez conseguiu terminar em quinto e foi eleito pelos fãs da F1, o piloto do dia.

Imagem: Red Bull Racing

“Eu não faço ideia do que aconteceu, mas o importante de hoje é que eu consegui completar a corrida. Eu aprendi bastante, temos muitos dados e muito trabalho pela frente”, comentou Checo.

Estreando na McLaren, Daniel Ricciardo largou em sexto e chegou em sétimo. Norris terminou em quarto. O australiano ressaltou que o final de semana no geral foi muito bom e que não acha que a McLaren está tão longe das equipes da frente.

Imagem: McLaren

“Eu acho que sétimo é um bom começo, tenho muitas coisas para dar um feedback para a equipe e tenho certeza que também vou aprender o que posso melhorar. Estou feliz de ter completado, feito todas as voltas da corrida de hoje, ainda temos o que aprender, o que funciona para mim. Mas eu acho que nãos estamos longe”, contou Ricciardo.

Charles Leclerc foi o sexto colocado e Carlos Sainz o oitavo.

“Depois dos testes a gente não sabia como estaríamos em relação às outras equipes. Hoje mostramos sinais positivos, temos alguns pontos a analisar, mas feliz com o final de semana”, falou Leclerc.

Imagem: Scuderia Ferrari

Um dos destaques de hoje foi o novato Yuki Tsunoda. Ele fez algumas das melhores e mais ousadas ultrapassagens na corrida de hoje. O japonês terminou em nono. Lance Stroll (Aston Martin) completou o top 10.

“Eu cometi grandes erros na primeira voltas, mas o ritmo estava lá, o carro estava muito bom. Ainda tenho muito a aprender e estou animado para Ímola”, contou o estreante.

Imagem: Fórmula 1

A Fórmula 1 volta no dia 18 de Abril para o GP da Emilia Romagna, em Ímola, na Itália.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.