Entre em contato conosco

Fórmula 1

Norris conquista pole e encerra domínio da Mercedes na Hungria

Publicado:

em

Foto: REUTERS/Bernadett Szabo

Lando Norris desbanca Lewis Hamilton nos instantes finais da classificação e conquista a primeira pole da McLaren em 2026; Bortoleto é prejudicado por bandeira amarela no Q2.

Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, disputado neste sábado (25), no circuito de Hungaroring. O piloto da McLaren garantiu a primeira posição do grid ao registrar a melhor volta da classificação em 1min17s207, superando a Ferrari nos segundos finais da sessão.

Atual campeão mundial, o britânico impediu que Lewis Hamilton conquistasse a primeira pole da Ferrari na temporada. Inicialmente, o heptacampeão havia encerrado a classificação em segundo lugar, mas foi punido com a perda de três posições no grid por atrapalhar Oscar Piastri durante uma volta rápida no Q3. Com isso, Charles Leclerc herdou a segunda colocação, enquanto Piastri e Max Verstappen completaram as quatro primeiras posições do grid.

A classificação também marcou o fim da sequência de poles da Mercedes em 2026. Pela primeira vez na temporada, a equipe alemã não terá um carro na primeira fila. Líder do campeonato, Kimi Antonelli também sofreu uma punição após a sessão. O italiano perdeu três posições no grid e recebeu um ponto na superlicença por desrespeitar bandeiras amarelas durante a classificação, caindo para a sétima posição. George Russell, por sua vez, largará em sexto.

Gabriel Bortoleto avançou ao Q2 após um desempenho consistente no primeiro segmento, mas acabou prejudicado por uma bandeira amarela provocada pela rodada de Isack Hadjar. Obrigado a abortar sua primeira tentativa, o piloto da Audi teve apenas uma volta lançada no trecho decisivo da sessão e registrou o 14º melhor tempo, posição da qual partirá na corrida deste domingo.

Outro destaque da classificação foi Fernando Alonso. Apesar das atualizações levadas pela Aston Martin para a etapa húngara, o espanhol não conseguiu avançar ao Q3 e ficou apenas na 16ª colocação.

Com o resultado, Norris tornou-se o primeiro piloto fora da Mercedes a conquistar uma pole position em 2026, reforçando a recuperação da McLaren antes da última corrida da categoria antes da pausa de verão.

Grid de largada do GP da Hungria

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Charles Leclerc (Ferrari)
  3. Oscar Piastri (McLaren)
  4. Max Verstappen (Red Bull)
  5. Lewis Hamilton (Ferrari) – Perdeu três posições
  6. George Russell (Mercedes)
  7. Kimi Antonelli (Mercedes)-  Perdeu três posições
  8. Isack Hadjar (Red Bull)
  9. Arvid Lindblad (Racing Bulls)
  10. Nico Hülkenberg (Audi)
  11. Liam Lawson (Racing Bulls)
  12. Pierre Gasly (Alpine)
  13. Franco Colapinto (Alpine)
  14. Gabriel Bortoleto (Audi)
  15. Esteban Ocon (Haas)
  16. Fernando Alonso (Aston Martin)
  17. Oliver Bearman (Haas)
  18. Carlos Sainz (Williams)
  19. Alexander Albon (Williams)
  20. Lance Stroll (Aston Martin)
  21. Valtteri Bottas (Cadillac)
  22. Sergio Pérez (Cadillac)
Compartilhe esta publicação