Entre em contato conosco

Automobilismo

Charles Leclerc supera Max Verstappen e conquista pole na França

Publicado:

em

Monegasco larga na ponta, mas terá duas Red Bulls logo atrás

O sábado em Le Castellet foi marcado pela classificação para a o grid do GP da França. Aliás este pode ser o último grande prêmio em Paul Ricard já que o evento está na corda bamba e pode ficar de fora do calendário da F1 em 2023. Seria então a última corrida em casa para os franceses Pierre Gasly (AlphaTauri) e Esteban Ocon (Alpine). Mas o destaque do dia ficou mesmo para o jogo da equipe da Ferrari que colocou Leclerc na pole.

Com o incêndio no carro de Carlos Sainz no último GP, a equipe de Maranello teve que trocar a central de controle eletrônica passando do número de peças permitidas no regulamento e assim o espanhol perderia 10 posições no grid. A equipe optou então por trocar também o motor e assim Sainz larga do final do grid, mas nem por isso o piloto deixou de participar da classificação e durante o Q3 foi fundamental para o sucesso do monegasco. Nas duas voltas rápidas de Leclerc, Sainz saiu a frente para dar o vácuo para o companheiro. Com uma volta voadora de 1min30s872 Leclerc garantiu a primeira posição.

“Sem o Carlos teria sido ainda mais perto. Um enorme obrigado a ele. O carro está ótimo. Vamos ver o que acontece amanhã”, declarou Leclerc

Max Verstappen (RBR) ficou a 0s304 atrás do monegasco e larga em segundo, com o companheiro de equipe Sergio Pérez em terceiro.

Q1 – na primeira etapa da classificação as altas temperaturas ainda dominavam e os carros foram para a pista que naquele momento marcava 55º e a preocupação com o desgaste rápido dos pneus era grande em todas as equipes. Correndo em casa tudo que Gasly queria era uma boa classificação para brigar por pontos na corrida de domingo, mas o francês foi eliminado por 0s06 por Alex Albon (Williams), ficando em 16º. Mais uma decepção para o piloto que vem brigando com o carro ao longo de toda a temporada.

Foram eliminados também Stroll (Aston Martin) 17º, Zhou (Alfa Romeo) 18º, Schumacher (Haas) 19º e Latifi (Williams) 20º.

Decepção para Gasly em casa – Imagem: AlphaTauri

Q2 – mesmo punido pela troca do motor Sainz seguiu marcando tempos durante a classificação, já que o objetivo da equipe era que o espanhol ajudasse o companheiro na disputa pela pole. Quem também seguiu marcando tempos mesmo punido pela troca também do motor foi Kevin Magnussen (Haas), que marcou o décimo tempo e acabou eliminando Daniel Ricciardo (McLaren) por 0s273.

Além de Ricciardo em 11º, ficaram de fora do Q3 Ocon em 12º, Bottas (Alfa Romeo) 13º, Vettel (Aston Martin) 14º e Albon 15º.

Tantos os eliminados no Q1 quanto os cinco pilotos eliminados no Q2 sobem duas posições no grid oficial de largada por conta das punições de Sainz e Magnussen, que largam em 19º e 20º, respectivamente.

Vettel eliminado no Q2 – Imagem: Aston Martin

Q3 – com o jogo de equipe em mente, Sainz saiu a frente de Leclerc nas duas tentativas de voltas rápidas e em ambas o monegasco foi mais rápido que o rival Verstappen. Pérez ficou com o terceiro tempo, a 0s5 de Leclerc.

Enquanto isso Lando Norris (McLaren) fez uma excelente volta e conseguiu se colocar entre as duas Mercedes em quinto lugar, Hamilton a frente em quarto e Russell atrás em sexto. Alonso (Alpine) ficou com a sétima posição, Tsunoda (AlphaTauri) é o oitavo, e Sainz ficou em nono mesmo sem marcar tempo de volta e Magnussem em décimo, sem nem ter saído dos boxes.

A largada acontece neste domingo às 10h no horário de Brasília.

Grid oficial de largada- Imagem: F1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.