Entre em contato conosco

Fórmula 1

Carlos Sainz vence e Ferrari faz dobradinha na Austrália

Publicado:

em

Smooth Operator! 16 dias depois de passar por uma cirurgia de remoção do apêndice, Carlos Sainz voltou a vencer. O espanhol superou Max Verstappen (RBR) na primeira volta, e liderou da dobradinha da Ferrari, que teve Charles Leclerc em segundo.

Lando Norris (McLaren) completou o pódio em terceiro. Aliás, este é o primeiro pódio do britânico na temporada.

DNF de Max Verstappen

Após uma sequência de 43 corridas, Max Verstappen (RBR) não terminou o GP da Austrália. O tricampeão teve problemas desde a largada, perdeu a primeira posição para Sainz na segunda volta e pouco depois tinha fumaça saindo da traseira do carro. O holandês lentamente se encaminhou para o boxes e precisou abandonar a corrida.

Verstappen abandona a corrida – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

A última vez que Verstappen não completou uma corrida foi também na Austrália, em 2022. Mais tarde, ainda durante a corrida, a equipe revelou que o problema foi no freio do pneu traseiro direito.

“Basicamente, desde a largada, o freio ficou preso e não resfriou, ele foi aquecendo e começou a causar instabilidades. Até que pegou fogo. Infelizmente essas coisas acontecem, mas acho que o mais importante é entender porque isso aconteceu”, comentou Verstappen.

Mais um abandono

Assim como Verstappen, Lewis Hamilton (Mercedes) também não concluiu o GP. Porém, o problema do heptacampeão foi uma falha no motor. Hamilton teve que encostar o carro na curva 10, causando um Safety Car virtual (VSC).

“Eu não senti o motor falhando, aconteceu de uma vez. É definitivamente frustrante porque ainda era cedo na corrida, e tínhamos espaço para progredir e estávamos em uma estratégia diferente de todos. Mas, essas coisas acontecem”, revelou Lewis.

Hamilton teve um final de semana difícil – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Nesse meio tempo, quase todo o grid já tinha completado a  primeira rodada de pit stops e o pneu duro foi a escolha de todos. Enquanto Fernando Alonso (Aston Martin), que ainda não tinha parado, aproveitou o VSC para a troca de pneus.

O espanhol era o quinto, quando Sergio Pérez (RBR) buscava chegar ao top 3, e na volta 28 fez a ultrapassagem em cima de Alonso.  Pouco depois, a McLaren ordenou uma troca de posições entre seus pilotos, e Oscar Piastri teve que abrir caminho para Norris, que era mais rápido. O objetivo era que Norris tentasse atacar Leclerc e talvez conseguir a ultrapssagem.

Drama no fim da corrida

Com apenas 10 voltas para o fim, George Russell (Mercedes) fez a segunda troca de pneus e voltou à pista atrás de Pérez e Alonso. Com pneus novos, Russell foi em busca da ultrapassagem em cima de Fernando. Porém, na última volta, na curva 6, Russell chegou perto e acabou perdendo o carro. Por consequência, bateu no muro, rodou e o carro terminou de lado na pista.

Russell saiu ileso da batida – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Após a corrida, os comissários consideraram a telemetria, as imagens e o relato tanto de Russell quanto de Alonso, e consideraram que o espanhol pilotou de maneira errática, o que gerou uma situação perigosa e resultou na batida de George. Alonso foi punido com drive-thru, mas como a corrida já tinha terminado, 20 segundos foram acrescentados ao tempo final. Por consequência, o bicampeão foi de sexto para oitavo.

Ao mesmo tempo, Carlos sainz cruzava a linha de chegada, para a primeira vitória na temporada.

Foi uma corrida muito boa. Eu me senti muito bem lá fora. Claro, um pouco rígido e principalmente fisicamente. Não foi das mais fáceis, mas tive sorte de estar mais ou menos sozinho e conseguir gerir o meu ritmo, gerir os pneus, gerir tudo”, apontou Sainz.

“Mas muito feliz, muito orgulhoso da equipe. Estou feliz por estar em 1-2 com Charles aqui. Isso mostra que o trabalho duro compensa. E sim, a vida às vezes é uma loucura, você sabe. O que aconteceu no início do ano, depois o pódio no Bahrein, depois o apêndice, a recuperação, a vitória. É uma montanha-russa, mas adorei e sim, estou extremamente feliz”, completou.

A Fórmula 1 agora segue para o Japão, para a corrida no dia 07 de Abril.

Resultado do GP da Austrália – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.