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Automobilismo

Carômetro da F1: Yuki Tsunoda

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Tsunoda

O baixinho da Fórmula 1

Que muitos pilotos da F1 não tem lá mais de 1,70 metros a gente já sabia, mas Yuki Tsunoda é de longe o menorzinho do grid. Com apenas 1,59 metros, o que falta de estatura, sobra em talento e um ou outro grito exagerado nos rádios com a equipe.

O japonês começou no kart em 2009, aos oito anos de idade. E aos 13 venceu o JAF Regional Karting Championship FS125 Class East Region. Do kart, Tsunoda seguiu para a Fórmula 4 japonesa. Ele disputou o campeonato em 2016, 17 e 18, quando foi campeão.

O desempenho de Yuki chamou a atenção do programa junior da Red Bull. E depois da vitória na F4, ele entrou para o programa da Red Bull e para o Honda Formula Dream Project, da fabricante japonesa Honda.

Tsunoda

Tsunoda na F4 – Imagem: FIA

Depois de três anos na F4, o piloto fez a transição para a Fórmula 3, com a Jenzer Motosport. Tsunoda terminou em nono lugar no campeonato da FIA, e acabou sendo contrato pela Carlin para disputar a Fórmula 2 em 2020.

No campeonato da FIA de F2, o japonês conquistou 200 pontos, e ficou na terceira colocação, 15 pontos atrás do vencedor daquele ano, Mick Schumacher.

Tsunoda comemora vitória na feature race em SPA na F2 – Imagem: Fórmula 1

E em dezembro de 2020 Tsunoda foi confirmado pela AlphaTauri para a vaga de titular na Fórmula 1, ao lado de Pierre Gasly.

Logo na estreia na categoria, ele garantiu os primeiros pontos da carreira. Ele terminou em nono no GP do Bahrein.

A dupla Gasly e Tsunoda pode não ter sido um hit nas pistas, mas os dois pilotos se tornaram muito amigos e podiam ser vistos juntos em momentos de lazer ou mesmo na academia.

Tsunoda e Gasly

Yuki e Pierre durante o final de semana do GP da Holanda – Imagem: Scuderia AlphaTauri

Durante a temporada de 2021, Yuki somou 32 pontos e seu melhor momento do ano foi a quarta colocação no GP de Abu Dhabi. O bom desempenho para um rookie levou a extensão do contrato com a escuderia.

Em 2022 o desempenho do carro deixou bastante a desejar e Tsunoda pontuou em apenas seis corridas, terminando o ano em 17º.

Tsunoda durante a classificação para o GP dos EUA de 2022 – Imagem: Scuderia AlphaTauri

O fim do ano trouxe também o fim da dupla com Pierre, já que o francês mudou para a Alpine, e a Alpha decidiu manter Tsunoda. E para este ano a nova dupla de Yuki será o holandês Nyck De Vries.

Com um novo companheiro e um novo carro, o objetivo para 2023 é tentar ser mais consistente e marcar mais pontos, já que ano passado a AlphaTauri foi a penúltima no campeonato, com apenas 35 pontos. E quem sabe esse ano Yuki possa conquistar o primeiro pódio.

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