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Fórmula 1

Charles Leclerc é pole no México, e Carlos Sainz larga em segundo

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Apesar de Max Verstappen (RBR) ter dominado o final de semana até a classificação, foi Charles Leclerc (Ferrari) que se provou o mais rápido, conquistando a pole. Para coroar o sábado da Ferrari, Carlos Sainz também superou Verstappen e garantiu o segundo lugar. Assim a primeira fila do grid é toda da equipe de Maranello. Verstappen ficou com a terceira posição para este domingo.

Q1 – Lando Norris eliminado sem tempo

Enquanto a maioria das equipes optou por pneus macios para o Q1, a Mercedes e a McLaren escolheram começar com médios. Além disso, a McLaren segurou sua dupla de pilotos dentro dos boxes por um tempo acima do resto, e essa escolha prejudicou Lando Norris. O britânico teve problemas depois da primeira volta e precisou voltar ao box.

Norris emergiu com pneus macios, mas a primeira volta com os novos compostos não foi boa. E quando ele fazia a segunda tentativa com macios, Fernando Alonso (Aston Martin) causou uma bandeira amarela e atrapalhou Norris, que terminou o Q1 em 19º.

Todavia nem tudo foi ruim para a McLaren, já que Piastri foi o segundo mais rápido, logo atrás de Verstappen.

Enquanto isso, na AlphaTauri, Yuki Tsunoda foi para a pista no Q1 – mesmo largando amanhã em último devido a uma punição por troca de peças – para ajudar o companheiro Daniel Ricciardo. Tsunoda e Ricciardo ensaiaram o vácuo durante o TL3, e na classificação funcionou perfeitamente, com Ricciardo ficando em terceiro. Logo depois de ajudar Daniel, Yuki ainda marcou uma volta rápida, que o levou para o Q2.

Assim como Norris, Esteban Ocon (Alpine), Kevin Magnussen (Haas), Lance Stroll (Aston Martin) e Logan Sargeant (Williams) não passaram para o Q2.

Uma classificação atípica para Norris que constantemente está entre os 10 primeiros – Imagem: McLaren

Q2 – Fernando Alonso fora do Q3

Igualmente ao Q1, a dupla da AlphaTauri repetiu o vácuo e Ricciardo marcou o quarto tempo. Contudo dessa vez, Tsunoda voltou para os boxes depois de ajudar Daniel, e não marcou tempo no Q2, economizando pneus e equipamento.

Nesse meio tempo, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) fez uma boa volta, e garantiu eu lugar no Q3, com o sétimo tempo. Mais a frente, foi Lewis Hamilton (Mercedes) que ditou o ritmo e liderou o Q2.

Por outro lado, Alex Albon (Williams) teve sua volta deletada por exceder os limites de pista quando o cronometro já estava zerado. A eliminação do tailandês promoveu Guanyu Zhou (Alfa Romeo) para 10º.

Além de Albon, Pierre Gasly (Alpine), Nico Hulkenberg (Haas), Fernando Alonso (Aston Martin) e Tsunoda foram eliminados.

É o segundo final de semana seguido que Alonso fica fora do Q3 – Imagem: Aston Martin

Q3 – Ferrari na primeira fila

Na primeira tentativa em busca da pole, Leclerc foi o mais rápido, com Sainz logo atrás, enquanto Verstappen errou na curva 8 marcou apenas o terceiro tempo. O tricampeão ainda pediu para a equipe checar o assoalho do carro porque ele passou por cima da zebra.

Já na segunda tentativa, poucos pilotos entre os 10 evoluíram, e Leclerc ficou com a pole, com Sainz assegurando a primeira fila para a Ferrari.

Ricciardo ficou em quarto, melhor posição de largada dele desde o GP da Bélgica de 2021 e também da equipe, desde o Catar também em 2021. O australiano ainda superou o dono da casa, Sergio Pérez (RBR) que larga em quinto. Hamilton será o sexto, Piastri o sétimo, George Russell (Mercedes) o oitavo, e a dupla da Alfa Romeo ficou em nono e 10º, com Bottas a frente de Zhou.

Resultado da Classificação na Cidade do México – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Investigações e punições

Durante o Q1 três pilotos pareciam estar segurando o trânsito, parando antes da faixa para dar distância do colega à frente. Foram ele Russell, Verstappen e Alonso. Os três se apresentaram aos comissários após a classificação e com o depoimento deles e a telemetria em mãos a FIA concluiu que eles não ficaram realmente parados e nenhum deles foi punido.

Hamilton também foi conversar com os comissário por possivelmente não desacelerar durante a bandeira amarela no Q1, mas a telemetria provou que o heptacampeão estava abaixo do máximo permitido.

Em contrapartida, Sargeant foi punido com a perda de 10 posições no grid por fazer uma ultrapassagem também durante a bandeira amarela. O norte americano também levou dois pontos na Superlicença, somando agora 6 dos 12 permitidos.

Por último, Tsunoda também foi até os comissário porque ele acabou batendo em uma macaco hidráulico da Williams na saída do box. Mas quem foi multado foi a equipe que deixou a ferramenta largada no pit lane de maneira errada. A multa foi de 20 mil euros, com metade do valor em suspenso se eles não cometerem a mesma infração até o fim da temporada.

A largada do GP da Cidade do México acontece às 17h (horário de Brasília0.

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