Entre em contato conosco

Automobilismo

Carômetro da F1: Lando Norris

Publicado:

em

Norris

Um dos pilotos mais jovens a estrear na Fórmula 1, Lando Norris começou a correr no kart aos oito anos de idade, e na quarta temporada na categoria venceu o campeonato Formula Kart Stars – Mini Max.

Já em 2013, quinto ano competindo no kart, Norris venceu três campeonatos diferentes, entre eles o Campeonato Mundial de Kart da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) – CK FIA.

Norris

Norris no pódio em uma das etapas do WSK Master Series – Imagem: KSP

O debut nos monopostos aconteceu em 2015, quando Lando representou a Carlin no Campeonato de Fórmula MAS, e foi o campeão. Ainda neste mesmo ano ele também competiu na Fórmula 4 italiana, na F4 britânica e na F4 alemã.

Na temporada seguinte Norris se dividiu entre a Fórmula Renault e a Fórmula 3. Na primeira ele venceu tanto a Eurocopa quando a Copa da Europa do Norte e a Toyota Racing Series, na Nova Zelândia.

Em 2017 ele seguiu na F3, vencendo o Campeonato Europeu, e também ingressou na Fórmula 2, categoria que optou continuar em 2018, quando foi o vice-campeão do campeonato mundial.

Norris comemorando a vitória na corrida da F2 no Bahrain em 2018 – Imagem: Sutton Images

Ainda em 2017 ele teve a primeira experiência na Fórmula 1, sendo contratado pela McLaren para ser piloto reserva e de desenvolvimento. O sucesso na F2 em 2018 motivou a equipe a promover Lando para piloto titular em 2019, ao lado de Carlos Sainz.

 

Na primeira temporada na F1, Norris provou que tinha talento. Ele terminou na zona de pontuação em 11 corridas e marcou mais pontos que o já experiente Sainz. E no ano seguinte veio o primeiro pódio, no GP da Áustria, quando foi o terceiro colocado. Ele terminou 2020 na nona colocação no mundial e foi fundamental para a que a McLaren voltasse ao top 3 no campeonato de construtores, com a terceira posição sendo a mais alta que a equipe conquistava desde 2012.

Norris comemora o primeiro pódio na F1 na Áustria em 2020 – Imagem: FIA Pool Image

 

Já em 2021 a McLaren deu adeus aos motores Renault e também a Carlos Sainz, que foi substituído por Daniel Ricciardo. Com o novo motor Mercedes, Lando conquistou quatro pódios: ele foi terceiro colocado no GP da Emilia-Romanha, em Mônaco e na Áustria, e foi o segundo colocado no GP da Itália, atrás apenas do companheiro de equipe. Aliás o o pódio na Itália marcou o primeiro pódio duplo da equipe desde 2010.

Além disso, ele passou muito perto da primeira vitória na F1. Norris liderava a corrida na Rússia, depois de largar na pole também pela primeira vez. Mas a chuva chegou nas últimas voltas e o britânico se recusou a parar para trocar os pneus quando a equipe sugeriu que ele o fizesse. Sem conseguir controlar o carro, ele acabou escapando na pista e deu adeus ao primeiro lugar, que acabou nas mãos de Lewis Hamilton.

Lando conquistou a primeira pole da carreira na Rússia em 2021 – Imagem: Fórmula 1

2022 não foi um ano de muitos pódios para Norris, mas ele esteve entre os top 10 constantemente e ainda foi o terceiro na Emilia-Romanha. Ele foi o único piloto fora das equipes do top3 a conquistar um pódio e terminou a temporada em sétimo lugar.

Para esta temporada, Lando Norris vai ser o piloto mais experiente da Mclaren, e terá ao seu lado o estreante Oscar Piastri. Resta saber se o MCL60 vai ser confiável e rápido o bastante para que Lando possa ir atrás do escapou em 2021, a primeira vitória.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.