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Automobilismo

A sexta-feira da F1 na Austrália

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O primeiro dia de atividades da Fórmula 1 na Austrália foi marcado por sessões de treino que deram trabalho a mais para as equipes. O TL1 foi interrompido algumas vezes e terminou antes dos 60 minutos programados. Max Verstappen (RBR) foi o mais rápido com 1m18s790, com o piloto Mercedes, Lewis Hamilton, 0s433 atrás dele, e o outro Red Bull, de Sergio Pérez, em terceiro. Os dois primeiros marcaram seus melhores tempos com o pneu macio, enquanto o mexicano usou o médio.

 

Hamilton foi o segundo mais rápido no TL1 – Imagem: Pirelli

Os tempos do TL1 foram aproximadamente um segundo mais rápidos do que no ano passado, em condições climáticas semelhantes. E enquanto Verstappen foi o mais rápido no macio no TL1, Fernando Alonso (Aston Martin) usou o pneu médio para ser o mais rápido no TL2. O tempo mais rápido no pneu duro (1m19s672) foi estabelecido pelo piloto da Mercedes, George Russell, no TL2. Quando a pista estava molhada, o herói local da McLaren, Oscar Piastri, foi o mais rápido no pneu intermediário, estabelecendo uma marca de 1m28s110.

A sessão TL2 foi predominantemente feita com os pneus intermédios. Os tempos mais rápidos foram estabelecidos com o pneu médio logo após o início da sessão, com Alonso registrando 1m18s887s, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari (1m19s332) e Verstappen (1m19s502).

Alonso liderou o TL2 com volta rápida marcada antes da chuva – Imagem: Pirelli

“Como sempre em Albert Park, as condições do asfalto mudam muito rapidamente, especialmente nas primeiras sessões, e hoje não foi exceção. Começou a chover logo após o início do TL2 à tarde e isso complicou ainda mais o quadro, pois não foi possível fazer os trechos longos necessários para uma avaliação completa dos pneus. Isso significa que todo o trabalho de preparação feito antes de Melbourne ganha um significado extra, especialmente quando se trata de estratégias. Pelo que pudemos ver até agora, o trio de compostos deste fim de semana está se comportando como esperávamos, também em termos de lacunas de desempenho. Todos os três tipos de pneus são opções válidas para a corrida, oferecendo uma ampla gama de estratégias possíveis. Vimos um pouco de granulação nos médios e macios no TL1, com uma pista ‘verde’ e temperaturas relativamente baixas, enquanto o TL2 significou que os pilotos conseguiram pelo menos uma impressão inicial dos intermediários. Falta uma sessão de treinos livres antes da classificação que dará aos pilotos a chance de realizar os trechos longos que faltaram até agora, em condições climáticas que devem ser melhores. Esse é outro fator interessante a considerar enquanto o fim de semana do GP da Austrália continua”, disse  o diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola

Informações: Pirelli

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