Entre em contato conosco

Automobilismo

Verstappen conquista pole na casa da Red Bull

Publicado:

em

Classificação teve batidas dos dois carros da Mercedes

A sexta-feira foi mesmo de Max Verstappen (RBR). Depois de liderar o primeiro treino livre, o holandês foi o mais rápido da tarde e vai largar na pole para corrida sprint deste sábado (09), para delírio dos milhares de fãs presentes no Red Bull Ring

“Foi uma classificação apertada. Estou feliz com a pole. É incrível ver os fãs aqui”, declarou Max.

A dupla da Ferrari não conseguiu bater Verstapen, Chales Leclerc ficou em segundo e Carlos Sainz em terceiro.

Q1 – a primeira etapa da classificação foi movimentada, com todo mundo buscando uma vaga entre os 15 mais rápidos. Leclerc liderou o Q1 a frente de Sainz e Verstappen. Na ponta oposta, Aston Martin viu os dois pilotos serem eliminados, Lance Stroll em 17º e Sebastian Vettel em 20º. Quem também não conseguiu achar velocidade no carro foram Daniel Ricciardo (McLaren) que ficou em 16º, Zhou Guanyu (Alfa Romeo) em 18º e Nicholas Latifi (Williams) em 19º.

Um frustrado Vettel não consegue passar para o Q2 – Imagem: Aston Martin

Q2 – Lewis Hamilton (Mercedes) foi o primeiro a liderar a tabela de tempos no início do Q2, a frente de Verstappen, e de George Russell (Mercedes), e as Ferrari em quarto e quinto. Nos minutos finais, Leclerc e Verstappen melhoraram seus tempos, com o monegasco subindo para a primeira posição e o atual campeão mundial passando para segundo. Hamilton acabou ficando com a terceira colocação.

Não seguiram para o Q3 Pierre Gasly (AlphaTauri), que ficou em 11º, Alexander Albon (Williams) o 12º, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) em 13º, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) o 14º e Lando Norris (McLaren), que teve duas voltas deletadas e problemas com o freio ficou em 15º.

Gasly fica de fora do Q3 – Imagem: AlphaTauri

Q3 – Os carros da Mercedes chegaram à disputa pela pole com um ritmo promissor, mas os sonhos de uma primeira fila acabaram nos muros do circuito austríaco. Hamilton errou na curva 7 e o carro passou pela brita e acabou batendo o lado direto no muro, causando a primeira bandeira vermelha do Q3. O britânico saiu andando do carro e a sessão foi retomada com apenas cinco minutos sobrando no cronometro. Com dois minutos e meio para o fim da classificação, Russell rodou na curva 10 e bateu no muro.

Russell bate no muro depois de rodar – Imagem: F1 TV

Quando a pista foi liberada, a disputa pela pole foi intensa, com Sainz assumindo a primeira colocação, para ser batido por Leclerc, que foi vencido por Verstappen.

Mas se de um lado houve comemoração na Red Bull, do outro não. Durante a última volta no Q2, Sergio Pérez passou dos limites de pista, mas os comissários resolveram investigar o acontecido somente após a classificação. O mexicano que no Q3 classificou em quarto, foi chamado pelos comissários que analisaram as imagens da volta e concluíram que o piloto havia mesmo extrapolado os limites e decidiram por deletar todas as voltas dele no Q3 e a última do Q2. Com isso Checo caiu para a 13ª posição.

Classificação oficial para a Sprint – Imagem: F1

No sábado a ação na pista começa as 7h30 da manhã (horário de Brasília) para o TL2. Já a corrida sprint começa às 11h30. Lembrando que as posições de chegada na sprint definem o grid de largada para a corrida no domingo.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.