Entre em contato conosco

Indy Car

Pietro Fittipaldi: o retorno do Brasil para a IndyCar

Publicado:

em

Na conferência desta tarde, 23, o brasileiro, que ingressará no grid da IndyCar, respondeu juntamente de Bobby Rahal sobre sua contratação para 2024.

Nome de Legado

Neto do campeão de 1989 e bicampeão da INDY500, Emerson Fittipaldi, Pietro retornará à categoria competindo com o carro #30 em 2024 pela Rahal Latterman Lanigan Racing.

“Basta falar sobre a história do nome Fittipaldi e o que significa estar de volta à IndyCar. Significa muito. Quero dizer, obviamente, meu avô teve um legado inacreditável aqui”, disse o jovem recruta.

O piloto reserva da Haas F1 Team, já realizou nove largadas na IndyCar, três delas em provas ovais pela Dale Coyne Racing em 2018 e 2021.

“Estou incrivelmente animado, muito feliz com esta oportunidade. É uma das séries mais competitivas e versáteis do mundo, você sabe, correr em pistas de rua, de estrada, percursos ovais.

Eu adoro corridas ovais e voltar a correr pela Rahal Latterman, é uma oportunidade, acredito, para mim e para a minha carreira. Estou muito ansioso por isso.

É uma equipe vencedora de corridas, equipe vencedora de campeonatos. Então, sim, estou muito feliz e muito animado”, depôs Pietro Fittipaldi.

“Você está pronto para isso?”

Pietro fora questionado se estava pronto e “capaz” para uma temporada completa, o piloto respondeu:

“Sinto que estou pronto, sabe, todos queremos obter resultados. Eu entendo a posição da equipe onde eles querem avançar e melhorar o que já fizeram neste ano, que foi um ano muito forte para eles e estou absolutamente pronto. E, você sabe, mal posso esperar, mal posso esperar para começar.

Acho que parte das pressões faz parte do jogo aqui. Quanto mais nível você atingir, mais pressão haverá, mas isso significa que estamos chegando a um nível mais alto. Então a pressão torna as coisas ainda melhores na minha opinião.”

A IndyCar é o alvo

“Obviamente, meu foco agora a longo prazo é um carro da Indy, mas faço parte da família da Fórmula 1 há seis temporadas. E eles são basicamente minha família de corrida. Você sabe, muitos dos caras que começaram no time ainda estão lá e temos um relacionamento incrível, o Gunther Steiner com o Sr. Gina também. Tenho um enorme respeito por eles e sou muito grato por eles e temos sido capazes de fazer muitas coisas incríveis juntos.

A Haas sempre esteve informada do que estava acontecendo na possibilidade da IndyCar. E isso é algo sobre o qual ainda falaremos no próximo ano. Se houvesse a possibilidade de manter a associação com a

equipe, você sabe, semelhante ao que Alex fez com os ortos da McLaren. Isso é algo

que estamos discutindo e vendo quais são as possibilidades porque com certeza seria ótimo continuar com a equipe. Temos uma longa história juntos, então não vejo razão para não poder continuar, mas obviamente a

prioridade no foco são as corridas da IndyCar”, relata Pietro sobre sua relação com a Fórmula 1.

O mesmo conta sobre as dificuldades de encontrar uma vaga na Fórmula Indy, e como a categoria americana era sua meta.

“Sempre tive o objetivo de correr na IndyCar em tempo integral porque, para mim, adoro corridas ovais. Já ganhei corridas em ovais. Ganhei campeonatos de modelo leigo e ganhei campeonatos em corridas de

E eu sempre tentei vir para os carros da Indy em tempo integral desde 2018 e, honestamente, cara, eu nunca desisti. Eu sou o tipo de pessoa que sou muito persistente e você sabe, você tem que, você tem que empurrar. Você tem que se apressar e tentar fazer isso acontecer. Então, todo ano eu tentava, se não conseguíssemos a oportunidade, eu estava sempre competindo em outras séries.

 E é isso que eu adoro isso. Eu sempre quis ter uma carreira na NASCAR também, então é, sim, para mim nos carros. É uma série incrível e sim, uma das mais competitivas do mundo.”, encerra o brasileiro.

Reencontro com Alex Palou

O bicampeão da NTT IndyCar Series dividiu pista na World Series em 2017 com o brasileiro.

“Quando eu corri no campeonato de World Series, foi com Alex Palou e claro, a gente competiu muito juntos. Inclusive, eu o igualei. Fiz a pole position junto com ele em Austin, Texas.

A gente acabou fazendo literalmente o mesmo tempo na classificação, foi a única vez na vida que isso aconteceu comigo.

Ele acabou levando a pole porque ele tinha feito mais cedo o tempo de volta na classificação. Mas claro que me empolga só de ver o sucesso dele. Ele é um cara muito focado, muito dedicado.

Eu sou é parecido nesse aspecto, tipo, eu gosto de colocar a hora de trabalho atrás da minha profissão, já estou planejando me mudar para Indianápolis em dezembro ou janeiro, quero morar aqui. Quero saber um dia ter sucesso também. Eu tô confiante que a gente vai conseguir fazer isso, mas tudo passo a passo”

Bobby Rahal, sobre:

Perguntaram para Bobby o que Pietro traz para ele na equipe e o quão animado está com isso. Bobby não poupou elogios.

“Estou muito satisfeito por termos conseguido ter Pietro se juntando à RLL como piloto do carro número 30”, disse o coproprietário da equipe, Bobby Rahal.

“Ele teve experiência anterior na Indy, fazendo temporadas parciais com a Dale Coyne Racing e se classificando de forma impressionante em 13º em Indianápolis em 2021. Conheci-o e, desde então, ele trabalhou duro para se tornar o piloto reserva da equipe Haas F1. E pelas nossas discussões, fiquei impressionado com a maturidade e experiência que ele agora trará para o nosso programa. O que mais me impressionou, também, no Pietro, foi a ética de trabalho dele e você sabe, o foco. Estou ansioso para ver o que ele pode fazer ao longo de uma temporada completa da Indy em 2024.”

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.