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Automobilismo

Os melhores pilotos da Stock Car Pro Series em 2022

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Algo que não podemos negar é que em 2022 tivemos uma temporada incrível na Stock Car. Sempre marcada pelo equilíbrio e competitividade, a categoria máxima do automobilismo brasileiro mostrou por mais um ano o porquê de ser tão excitante de assistir. Agora, já que terminou a temporada, vamos listar aqui os melhores pilotos do ano e porquê entraram nessa lista. Claro, teremos algumas menções honrosas de pilotos que não terminaram entre os 10 melhores, mas que se destacaram de alguma forma. Vamos lá! 

1º Rubens Barrichello

Duda Bairros

Em primeiro lugar não poderia ser outro! 

Com um campeonato marcado, em boa parte, pela regularidade e performances brilhantes, o paulista da Full Time Sports fez por merecer o título da temporada de 2022. Foi o único piloto do ano a marcar 56 pontos em uma etapa – todos os pontos possíveis em uma rodada de corridas, contando com a vitória nas duas largadas, mais os 2 pontos da pole position. Fora isso, Barrichello finalizou o ano com 3 vitórias, 7 pódios (3x em 1º, 3x em 2º e 1x em 3º) e, nas vezes em que terminou as corridas, ficou 16 vezes entre os 10 primeiros, mostrando que a regularidade ainda é um fator determinante na conquista de um título na Stock Car. Além disso, Rubens foi o primeiro piloto a ser campeão com a Toyota.

2º Daniel Serra

Duda Bairros

Pelo sexto ano seguido Daniel Serra chegou em uma final de temporada com chances de título. Conhecido por sua regularidade durante o campeonato, focando sempre marcar bons pontos em todas as corridas, conseguiu chegar a final a apenas 8 pontos de Barrichello – que havia chegado na liderança da tabela. Vale mencionar que mesmo tendo perdido uma etapa em função de compromissos com a Ferrari nas 24h de Spa-Francorchamps, Serra conseguiu se manter regular e disputar mais uma vez o título. O piloto da Eurofarma RC terminou o ano com 1 vitória e 5 pódios (1x em 1º, 1x em 2º e 3x em 3º) e, nas vezes em que terminou a corrida, ficou 16 vezes entre os 10 primeiros. Foi o vice-campeão da temporada.

3º Matías Rossi

Duda Bairros

Aqui, talvez, uma pequena polêmica: um piloto que terminou atrás do seu companheiro de equipe ficar na frente dele nesta lista. Contudo, irei apresentar alguns motivos que fazem Rossi estar nesta posição. 

O simpático argentino mudou de equipe em 2022 e foi correr ao lado do atual campeão, Gabriel Casagrande, na A Mattheis Vogel. Não demorou muito para a adaptação e Rossi já começou a mostrar para o que veio. Na inédita prova GP Rio Galeão, realizada em um aeroporto do Rio de Janeiro, no treino classificatório, marcou o segundo melhor tempo e chegou na mesma posição na bandeirada. Já na etapa seguinte, no Velocitta, em uma prova marcada pela estratégia e garra, o Matías venceu pela primeira vez na Stock Car para dali em diante se colocou na briga pelo título ficando sempre entre os 4 primeiros na tabela de classificação. Apesar dos azares em algumas corridas, Rossi teve resultados brutos melhores que os de seu companheiro de equipe, fazendo 7 pódios (2x em 1º, 4x em 2º e 1x em 3º) e, nas vezes em que terminou as corridas, ficou em entre os 10 primeiros 16 vezes. Finalizou o ano em 4º no campeonato.

4º Gabriel Casagrande

Vinícius Branca

O campeão de 2021 fez uma temporada mais discreta do que a do ano passado, muito em função de estar carregando o “Lastro de Sucesso” desde a segunda etapa – peso extra para quem está entre os melhores no campeonato. Não foi ao pódio tantas vezes como no ano passado, em que conseguiu ir 14 vezes. Contudo, se manteve regular durante o ano para conseguir lutar pela 3ª vez consecutiva pelo campeonato na Stock Car. Finalizou o ano com apenas 3 pódios (2x em 1º e 1x em 3º) e, nas vezes em que terminou as corridas, ficou entre os 10 primeiros 16 vezes. Terminou em 3º no campeonato.

5º Ricardo Maurício

Duda Bairros

Claramente um dos pilotos que poderiam ter brigado pelo título em 2022, mas que por conta de azares, quebras e desclassificações, não conseguiu manter alguns resultados que poderiam ser determinantes para disputar o campeonato. Apesar de ter terminado em 6º no campeonato, Ricardo Maurício pode ser classificado como o melhor piloto dos que não foram dos protagonistas do campeonato e ele tem números para merecer esta quinta colocação. Foram 8 pódios, sendo 5 deles na primeira colocação – fechando o ano como o maior vencedor da temporada. Além disso, fez dois 2º lugares e um 3º. Os azares do ano não permitiram que Ricardo lutasse pelo título, mas termina o ano com bons resultados e fazendo merecer a renovação de contrato para 2023.

6º Ricardo Zonta

Marcelo Machado

O vice-campeão de 2020 terminou a temporada de 2022 na quinta posição da tabela de classificação, mantendo a boa forma desde que mudou para a RCM no ano em que teve o seu melhor resultado na Stock Car. Teve alguns momentos de brilho durante o ano, como a vitória na corrida 1 do Velocitta e dois segundos lugares na segunda vez em que a categoria correu em Goiânia.  O ano de Zonta foi bem discreto e um pouco irregular, fazendo apenas 10 Top-10 durante todo o ano. Finalizou o ano com 6 pódios (1x em 1º, 4x em 2º e 1x em 3º), além de continuar sendo o melhor carro da Shell Racing na temporada. 

7º Bruno Baptista

Marcelo Machado

O jovem piloto companheiro de equipe de Ricardo Zonta também fez uma temporada discreta e pouco regular, mas conseguiu terminar o ano entre os 10 primeiros. A 7ª posição na tabela deu a Bruno sua melhor posição de campeonato desde que estreou na Stock Car em 2018. Ficou apenas atrás de Zonta e Ricardo Maurício, seus companheiros de equipe, pilotos que estão dentro da mesma estrutura capitaneada por Rosinei Campos, o “Meinha”. Finalizou o ano com 5 pódios (1x em 1º, 2x em 2º e 2x em 3º).

8º Nelson Piquet Jr

Duda Bairros

Depois de uma tentativa fracassada de ter a sua própria equipe e abandonar a temporada de 2021 em andamento, Piquet Jr tomou novos rumos em sua carreira na Stock Car para voltar a vencer na categoria. Em 2022 Nelsinho mudou para a estrutura da TMG Racing – que já abrigava a Blau Motorsport – se tornando um terceiro carro da equipe liderada por Thiago Meneghel. 

O começo foi difícil, mas após a primeira etapa do Velocitta as coisas se desenrolaram e dali em diante figurando constantemente entre os 10 primeiros e, finalmente, a primeira vitória pela nova equipe. Piquet Jr terminou a temporada com 3 pódios (2x em 1º e 1x em 2º), finalizando 12 corridas no Top-10, com o mérito de ter fechado o campeonato na frente do dois carros da Ipiranga Racing – César Ramos e Thiago Camilo – que terminaram em 9º e 10º respectivamente. 

9º César Ramos

Magnus Torquato

Apesar de ter terminado a temporada na nona posição e ter dito algumas dificuldades na temporada, o gaúcho de 33 anos fez uma temporada relativamente boa. Afinal, ele conseguiu sua primeira vitória na categoria e de uma forma muito sólida, em uma corrida número um, após conquistar a pole position na segunda etapa em Goiânia. Além disso, conseguiu fechar o ano na frente do seu companheiro de equipe, o experiente Thiago Camilo – que não teve a melhor das suas temporadas na Stock Car neste ano de 2022.

César finalizou o ano com 6 pódios (1x em 1º, 2x em 2º e 3x em 3º) e na nona colocação do campeonato. 

10º Gaetano di Mauro

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Outro que conseguiu a sua primeira vitória em 2022, mas uma corrida caótica no Velopark em que choveu e houve vários acidentes. Conseguiu estar no lugar certo e na hora certa para conseguir a tão sonhada primeira vitória. Em 2021, já tinha conseguido 3 pódios, mas ainda sem vitórias. 

Já em 2022, Gaetano começou muito forte a temporada terminando 8 corridas entre os 10 primeiros colocados com direito a um pódio e uma vitória, além de ter figurado entre os 6 melhores do campeonato por algumas etapas. Mas teve um segundo semestre irregular, não pontuando em várias corridas. Ainda conseguiu fazer dois pódios neste período, mas já era tarde e os líderes já tinham disparado na tabela de classificação. Contudo, não deixou de ser um ano bom para o jovem paulista que fez 4 pódios (1x em 1º, 1x em 2º e 2x em 3º) e que só não finalizou o ano na frente de Thiago Camilo por 15 pontos. 

Menções honrosas 

Aqui estão aqueles que não estiveram entre os 15 primeiros da temporada, mas que tiveram algum destaque durante o ano. 

1º Felipe Lapenna

Marcelo Machado de Melo

Certamente, um dos grandes nomes da temporada, sendo o responsável por fazer a Hot Car ter um lugar no mapa e brigar com as grandes equipes.

Lapenna fez uma pole e foi 5 vezes ao Q3 este ano em performances incríveis. Certamente, o ponto alto foi a vitória no Velocitta na segunda etapa do ano na corrida 1 em que largou na quarta posição e venceu pela primeira vez na categoria máxima do esporte a motor brasileiro. Em suas redes sociais, Lapenna já falou que provavelmente não seguirá no grid ano que vem – espero que ele esteja errado, mas mostrou nesse ano que com esforço e trabalho recompensam. Os seus outros destaques foram mais dois pódios em corridas 1 – um segundo lugar em Interlagos e um terceiro no Velocitta

2º Diego Nunes 

Duda Bairros

O simpático piloto paranaense também teve seu momento de brilho, mesmo encontrando dificuldades durante o ano – como a vez em que o motor do seu carro explodiu e causou um incêndio – somente com danos materiais. Terminou o ano na frente do seu companheiro de equipe e venceu a corrida dois na terceira prova em Gôiania. Além de um pódio também em Goiânia, no começo do ano.

3º Felipe Baptista

Rodrigo Guimarães | KTF Sports

O piloto campeão da Stock Series – categoria de acesso – em 2021, teve um ano bastante atribulado com vários abandonos no segundo semestre do ano. Contudo, conseguiu finalizar a temporada em alta quando na última etapa da temporada desbancou os postulantes ao título com uma pole no treino classificatório. Se isso não fosse o suficiente, Felipe Baptista venceu a prova no domingo de maneira muito dominante e sólida, tendo uma diferença de 4s para o segundo colocado em alguns momentos da corrida. 

4º Felipe Fraga  

Longe da categoria desde 2020 para focar na carreira na Europa, o mais jovem campeão (em 2016) da Stock Car voltou esse ano para fazer duas provas – a de duplas, que abria a temporada e a segunda prova em Interlagos em que substituiu Daniel Serra que foi correr nas 24h de Spa-Francorchamps. Na segunda etapa de Interlagos foi onde Fraga mostrou que nunca desaprendeu a guiar o carro da Stock e já se classificou em terceiro nos treinos classificatórios, mas um toque com César Ramos em uma disputa pela liderança acabou com as pretensões de Fraga na corrida 1. 

Entretanto, contando com uma boa estratégia da equipe Eurofarma RC, Fraga deu a volta por cima e conseguiu vencer a corrida 2 daquele fim de semana. Agora, a poucas semanas, Fraga anunciou que estará de volta ao grid da Stock Car para uma temporada completa com a Blau Motorsport na estrutura da R Mattheis.   

 

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