Entre em contato conosco

Automobilismo

Como anda a dança das cadeiras da Stock Car para 2023?

Publicado:

em

A 44ª temporada da Stock Car Pro Series terminou no dia 11 de dezembro em que sagrou Rubens Barrichello como o campeão da temporada. Mesmo com as ações dentro da pista dando uma pausa, o movimento fora das pistas ainda é frenético. Isso porque é nesse período do ano, entre o fim da temporada e o começo da próxima, que começam as renovações de contratos entre pilotos, patrocinadores e equipes. Não só isso, mas também das trocas de pilotos e equipes entre si, que deixam as coisas ainda mais animadas nesta época – às vezes, perdurando até o início da temporada seguinte.

Hoje, trazemos aos nossos leitores um panorama de como anda a movimentação nos bastidores para a temporada de 2023. Dividiremos em três partes para uma melhor visualização: confirmados, a confirmar e incógnitas

Confirmados: 

Full Time Sports/Bassani: a equipe liderada por Maurício Ferreira com a parceria de Eduardo Bassani trará 4 Toyotas Corolla para o grid em 2023 que serão conduzidos por: Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Gianluca Petecof (que agora vai fazer a temporada completa tendo como patrocinador principal a Shell) e, de volta à equipe, o argentino Matías Rossi. 

Eurofarma RC: a equipe 11x campeã manterá a dupla de tricampeões Daniel Serra e Ricardo Maurício em seus respectivos Chevrolet Cruze. Talvez, nenhuma grande surpresa, mas que vale a menção já que é a dupla mais consistente do grid em termos de disputa de campeonatos de equipes. 

Blau Motorsport/R Mattheis: uma das grandes mudanças da temporada em que houve uma troca de estrutura entre equipes fazendo com que a Blau Motorsport que era capitaneada por Thiago Meneghel mudasse de estrutura na tentativa de respeitar novos ares. A mudança de estrutura trouxe também uma mudança no line-up de pilotos da equipe, em que Diego Nunes deixa a equipe para dar lugar a o campeão de 2016, Felipe Fraga. Allam Khodair segue na estrutura no segundo carro da equipe que permanece com a Chevrolet. 

Lubrax Podium SCT/TMG: outra grande mudança de estrutura de equipes em a Lubrax deixa a estrutura da liderada por Rodolpho Mattheis para ser gerenciada por Thiago Meneghel. Neste caso, o line-up de pilotos permanece o mesmo com Felipe Massa e Júlio Campos nos Chevrolet Cruze para 2023. 

Ipiranga Racing/A Mattheis: a equipe carioca liderada por Andreas Mattheis não teve em 2022 o seu melhor ano em termos de performance, tendo como o momento mais alto a vitória de César Ramos em Gôiania. Mesmo assim, a Ipiranga apostou na continuidade da dupla Thiago Camillo e César Ramos que está junta desde 2020 apresentando ótimos resultados. A equipe segue com a Toyota com os seus respectivos pilotos sendo, agora, embaixadores da marca japonesa que foi campeã de pilotos e de montadoras em 2022.

KTF Sports: outra grande surpresa foi a equipe liderada por Enzo Bortoleto no anúncio inicial de 2 dos seus 4 pilotos para 2023. O pentacampeão Cacá Bueno e Digo Baptista (um dos estreantes da temporada) é a primeira dupla de pilotos confirmada, o que causou uma grande movimentação nos bastidores. Egressos da Crown Racing, Cacá e Digo buscam um novos ares após temporada difícil no time liderado por William Lube. Os outros dois carros que correm sob a inscrição de KTF Racing ainda não tem dupla confirmada. A equipe permanece com a Chevrolet.

A Mattheis Vogel: o time que tem parceria técnica com Andreas Mattheis e liderada por Mauro Vogel permanece com o campeão de 2021, Gabriel Casagrande em um dos Chevrolet Cruze da equipe. Com a volta de Matías Rossi a Full Time Sports, uma vaga ficou disponível e ela foi ocupada por Lucas Foresti, vindo da KTF Sports. Com isso, a equipe volta a rodar com dois Chevrolet, coisa que em 2022 não aconteceu já que Rossi é um dos pilotos principais da Toyota. 

RCM Motorsport: a terceira colocada no campeonato de equipes neste ano só tem, por enquanto, um piloto confirmado para 2023 que é Ricardo Zonta. O vice-campeão de 2020 e quinto colocado em 2022, renovou a parceria com Shell e com a equipe liderada por Marcel Campos um pouco antes da última etapa e segue com o time que tem dado a Zonta seus melhores resultados na Stock Car até hoje. Zonta também segue com a Toyota, sendo um dos principais pilotos da montadora nipônica. 

Pole Motorsport: uma das equipes novatas do grid e que foi a grande surpresa em 2021, vai ter Átila Abreu em um dos Chevrolet Cruze da equipe liderada por Joselmo Barcki “Polenta”. O segundo Cruze ainda não foi definido ainda. Dois pilotos são cotados nessa vaga: Galid Osman e Rafael Suzuki.

Crown Racing/TMG: mais uma parceria técnica foi feita e agora a Crown Racing vai atuar como uma equipe secundária de Thiago Meneghel que já vai abrigar a dupla da Lubrax Podium – Felipe Massa e Julio Campos. Um piloto já foi confirmado que é Nelson Piquet Jr que permanecerá com a Toyota. O segundo carro, que permanece indefinido – Toyota ou Chevrolet – não tem piloto definido ainda. O nome mais cotado é o de Gabriel Robe, mas Pedro Cardoso está de olho também na vaga.  

Galid Osman: o único piloto a confirmar presença no grid sem ainda ter uma equipe. No fim de semana da Super Final em Interlagos, o piloto do Chevrolet Cruze #28 anunciou por meio de suas redes sociais que estará no grid no ano que vem após o anúncio de que havia renovado com o seu patrocinador principal, mas ainda sem equipe definida. Os rumores giram em torno de um possível retorno à Hot Car ou a permanência na atual equipe, a Pole Motorsport. 

A confirmar:

Rafael Suzuki: há algumas semanas por meio de suas redes sociais, o piloto do Toyota Corolla #8 anunciou que seu principal patrocinador permanece com ele para 2023, mas sem confirmar a equipe. Contudo, ao que parece, o piloto ainda não tem o orçamento completo, mas já negocia com algumas equipes. O rumor que há é que a Full Time Sports poderia vir com um quinto carro para ele. Mas, pessoalmente falando, seria um pouco inviável já que além da Stock, a equipe também atua na Fórmula 4 Brasil – o que iria sobrecarregar a equipe. Opções viáveis seriam Crown Racing/TMG, Hot Car e Pole Motorsport, seguindo como piloto da Toyota.

Bruno Baptista: o jovem piloto fez este ano sua melhor temporada na Stock Car terminando em sétimo o campeonato, apenas atrás dos companheiros de equipe que fazem parte da estrutura do Team RC (Eurofarma RC e RCM Motorsport). Por meio das suas redes sociais confirmou presença no grid para o ano que vem, mas sem falar por qual equipe. Muito provavelmente, o que não seria surpresa, Bruno continuará na RCM ao lado de Ricardo Zonta, ambos de Toyota.

Diego Nunes: ainda sem equipe confirmada, mas Diego continua sendo patrocinado pela Blau – mesmo com Fraga e Khodair indo para R Mattheis. Algumas vagas ainda estão abertas e bastante disputadas, com a da KTF e Pole Motorsport, mas não há qualquer indício de qual seja a equipe que o paranaense estará no ano que vem. Contudo, a equipe que irá defender ainda é uma incógnita. 

Guilherme Salas: mais um da lista que estará no grid, mas não tem equipe confirmada. Fez uma temporada muito discreta em 2022, sem tanto brilho com apenas 2 pódios. Contudo, é um dos novos talentos da Stock Car tendo lutado pelo título em 2020 quando venceu sua primeira corrida. Muito provavelmente, permanecerá na KTF. 

Cavaleiro Sports: mesmo não falando nada, Beto Cavaleiro – o chefe e dono da equipe, deve manter a dupla atual de pilotos: Marcos Gomes e Denis Navarro. Isso porque também não há indícios de uma mudança na equipe. 

Incógnitas 

Hot Car: uma das equipes que foram destaques na temporada não tem ainda dupla definida para 2023. Uma das suas dificuldades sempre foi a questão financeira, operando sempre com um orçamento menor das grandes equipes. Lapenna foi o destaque da equipe e um dos grandes destaques da temporada, quando foi ao Q3 5 vezes, 3 pódios e 1 vitória em corrida 1. É uma das equipes que merecem a atenção por aqueles que ainda não acertaram a escuderia que vão defender em 2023 pela constante evolução que vem tendo. 

Scuderia Chiarelli: sem algum indício de quem vão ser seus pilotos ou se vão continuar no grid no ano que vem, a equipe que veio da MX Piquet Sports teve uma temporada extremamente apagada tendo apenas um momento de destaque na temporada com Sérgio Jimenez no GP Rio Galeão com um segundo lugar no treino classificatório. Para 2023, segundo os rumores sem confirmação, Thiago Vivacqua fará sua estreia na Stock Car em uma temporada completa pela equipe. Jimenez ainda não foi confirmado.   

RKL Competições: equipe que enfrentou muitas dificuldades durante o ano também não tem nenhum sinal do que acontecerá com ela em 2023. Fez algumas etapas para promover a estreia de alguns pilotos, mas nada além disso. 

Poderemos ter mais surpresas e mudanças que não foram comentadas aqui, mas até o fechamento desta matéria, o panorama para 2023 é esse, podendo ser alterado à medida em que pilotos acertam os com seus patrocinadores e equipes. Um pouco antes da temporada iniciar, no dia 2 de Abril, voltaremos com a lista de todos os confirmados para a temporada. 

Foto: Magnus Torquato 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.