Entre em contato conosco

Pró Series

Stock Car: 6 já foram e há 6 por vir – o que esperar?

Publicado:

em

Mantendo a mesma competitividade dos anos anteriores, a Stock Car chega a metade da temporada com o campeonato ainda muito em aberto. Antes da etapa de Goiânia, os 10 primeiros estão separados por 54 pontos – o que levaria estes à disputa do título caso a final do campeonato fosse no próximo fim de semana.

Em 2023 a categorias passou por mudanças, recebeu novos pilotos e prepara o terreno para as futuras mudanças. Veja abaixo 3 destaques do que já aconteceu na temporada e 3 coisas para se atentar para o restante da temporada.

O que aconteceu de interessante até agora?

1. Renovação do grid: aos poucos a Stock Car vai se tornando uma opção para jovens pilotos de uma carreira sólida no automobilismo. Este ano tivemos a estreia em tempo integral de Eduardo Barrichello, Gianluca Petecof e Lucas Kohl. Dudu e Gian merecem um asterisco: ambos já tiveram experiência com a Stock, mas somente agora assumiram a categoria em tempo integral. Ambos já colecionam pódios na categoria e têm sido os principais destaques do ano.
2. Mudança de pneus: certamente um dos principais destaques do lado técnico da categoria foi a troca de fornecedor de pneus. Depois de deixar a Pirelli no fim do ano passado, a sul-coreana Hankook assumiu a tarefa no fornecimento de pneus. No começo do ano muitas equipes tiveram dificuldades para encontrar a janela ideal para o uso desses novos pneus.
3. Anúncio da nova geração de carros: finalmente! Talvez essa seja a reação de quem acompanha e trabalha com e na categoria. Desde que assumiu a Vicar – organizadora da categoria – Fernando Julianelli tem feito um trabalho de reformulação estrutural da categoria. Trouxe novos patrocinadores, deu uma nova cara à categoria e iniciou o projeto da nova geração de carros. Mais moderno, seguro, rápido e potente e tecnológico. Com previsão para estreia em 2025, a nova geração de carros da Stock Car tem de tudo para fazer sucesso nas pistas do Brasil.

No que se atentar para o restante da temporada?

1. Velhos conhecidos na briga pelo título: mesmo com um nível de disputa grande, alguns velhos conhecidos da categoria por mais um ano estão na ponta da tabela brigando pelo título da temporada. Thiago Camilo, qua ainda busca o primeiro título, Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Rubens Barrichello – atual campeão – estão mais uma vez disputando cada ponto para ver quem se tornará o campeão deste ano. Apenas 21 pontos separam eles.
2. Agora todo ponto importa: a temporada vai se encaminhando e todo ponto vai ser importante até a última etapa. Em uma categoria tal disputada como a Stock Car, manter a regularidade mesmo sem vencer é importante já que são duas corridas por fim de semana. E mesmo que haja descartes dos piores resultados, não há como perder pontos sem necessidade.
3. Evolução das equipes e pilotos: muitas equipes e pilotos começaram o ano bem abaixo do que se esperava. Um exemplo é a Full Time Sports, equipe do atual bicampeão da categoria – Rubens Barrichello – em que a equipe teve dificuldades de entender o funcionamento de pneus. Mas desde a etapa de Interlagos do dia 9 de julho em Interlagos a equipe vem em uma crescente que vem surpreendendo. Entre os pilotos, Ricardo Maurício, ainda encontra dificuldades de manter a regularidade, mas o paulista ainda tem chance de reação. No ano passado, terminou a temporada em sexto no campeonato como o maior vencedor da temporada com 6 vitórias.

Ainda restam 6 etapas, mais 12 largadas para definir o campeão da temporada. Entre os possíveis postulantes ao título, a disputa segue apertada e todo ponto importa, mas também sem abrir muita margem para que outros cheguem para a disputa. Mesmo com grande equilíbrio técnico da categoria, a experiência vai começar a falar mais alto enquanto o campeão fica mais difícil.

A Goiânia abre a segunda metade da temporada neste fim de semana com corridas dia 27 em que marca 600 largadas na Stock Car. A última chamada para o título começa agora!

Foto: Duda Bairros/Stock Car

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.