Entre em contato conosco

Automobilismo

Ken Block: uma lenda se vai, mas o legado permanece

Publicado:

em

Para os fãs do automobilismo, 2023 não começou tão bem como a gente esperava. Nesta última segunda-feira (2) no seu rancho em Woodland, Utah, Ken Block sofreu um acidente fatal após seu snowmobile capotar em uma encosta íngreme e cair em cima dele. Ken não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local, fato confirmado em suas redes sociais. 

Uma triste notícia para o mundo do automobilismo, que perdeu mais uma lenda. O simpático californiano de 55 anos deixa para nós um legado que nunca será esquecido. Legado esse que não ficou apenas envolta do automobilismo, porque além de piloto, Ken foi co-fundador da DC Shoes, marca mundialmente conhecida principalmente por seus tênis para esportes radicais que patrocina diversos atletas pelo mundo.

É curioso saber que o esporte a motor entrou um pouco tarde em sua vida, aos 38 anos, quando a DC Shoes resolveu criar a sua própria equipe de motocross e surf em 1997. A empresa cresceu rapidamente e em 2004 a Quiksilver assumiu o comando da marca, mas mantendo Ken Block na gerência. Foi então que em 2005 o empresário entrou de vez nesse mundo que tanto amamos, a bordo do Subaru WRX STI apoiado pela DC Shoes e ao lado de Travis Pastrana, Ken participou da temporada inaugural do Rally America.

Foto: Lars Garage

Foto: Lars Garage

Porém seu nome viria ser reconhecido mundialmente quando em 2008 Ken criou um formato de vídeo que iria revolucionar a indústria do entretenimento automotivo. Em um circuito fechado, com um Subaru, o piloto realizou diversas manobras em uma produção que não era muito comum naqueles tempos e que logo fez sucesso na internet. Nascia ali o ‘Gymkhana’. 

Poucos anos mais tarde, em 2010, com o fim da parceria com a Subaru, Ken Block resolveu criar a sua própria equipe e fundou o então conhecido Hoonigan em uma nova parceria, dessa vez com a Ford. Dali em diante com a montadora, Ken continuou sua carreira nos Rallys e a produzir mais vídeos do Gymkhana em seu canal no youtube – canal que leva o mesmo nome da sua equipe – com a série estabelecendo um enorme sucesso sendo vista por milhões de pessoas. Seus carros saíram da vida real para os videogames e os fãs poderam em suas casas ter a sensação, mesmo que virtual, de pilotar os icônicos carros do piloto em jogos famosos como: Need For Speed, Forza Motorsport e Forza Horizon.

Seu último vídeo produzido pelo Hoonigan foi o ‘ELECTRIKHANA’ em um circuito feito nas ruas de Las Vegas onde o piloto conduziu uma versão repaginada e elétrica do então lendário Audi Quattro, carro que esteve presente nos anos 80 no famoso Grupo B do Mundial de Rally. Mais uma vez, Ken Block impressionou a todos com sua agressividade e técnica atrás do volante.

Foto: Audi

Foto: Audi

Sua carreira no Rally foi um sucesso também, arrebatando diversas conquistas além de participar de provas do WRC e do World Rallycross entre os anos de 2011 e 2014. Mesmo não conquistando títulos nas categorias em que correu, não é exagero da nossa parte quando falamos que Ken Block foi uma lenda, ele tinha uma paixão enorme pelo esporte, ele foi mais que um piloto: “Ken era um visionário, um pioneiro e um ícone. E o mais importante, pai e marido.

Ele fará uma falta incrível.”

Todos da equipe do Vai Que Tô Te Vendo prestamos nossas sinceras condolências a sua família e amigos. Descanse em paz, Ken.  

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.