Entre em contato conosco

IMSA

BMW Busca Progresso Contínuo na Segunda Temporada de GTP

Publicado:

em

BMW

Equipe Confiante no Ritmo do BMW M Hybrid V8 para WeatherTech Raceway Laguna Seca

A BMW foi a última das quatro fabricantes originais a se comprometer com a criação de carros de corrida protótipo na plataforma LMDh para a classe Grand Touring Prototype (GTP) do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar. Apesar do início tardio do programa em comparação com os rivais Porsche, Cadillac e Acura, o BMW M Hybrid V8 se mostrou competitivo desde a primeira corrida, as 24 Horas de Daytona de 2023, conquistando um pódio nas 12 Horas de Sebring. O ponto alto da temporada veio nas Seis Horas de The Glen, com a primeira vitória do programa para Connor De Phillippi e Nick Yelloly.

A equipe No. 25 de Yelloly e De Phillippi terminou o ano com uma vitória, dois segundos lugares e dois terceiros lugares, conquistando o sexto lugar na acirrada classificação da GTP, a apenas 25 pontos do segundo lugar e 46 pontos do título. O carro irmão No. 24, com Philipp Eng e Augusto Farfus, ficou em oitavo na GTP.

A temporada de 2024 começou com desafios, incluindo problemas elétricos, vazamento do refrigerador da caixa de câmbio e uma troca tardia de freios, resultando em sétimo e oitavo lugares em Daytona. Sebring foi uma corrida mais competitiva para o No. 25, com um quarto lugar, e o No. 24 em sexto.

“No ano passado, tivemos muita sorte e terminamos em segundo (em Sebring). Desta vez, nossos carros estavam muito mais fortes, mas com um pouco menos de sorte terminamos em quarto e sexto,” comentou Bobby Rahal, diretor da equipe BMW M Team RLL. “Está tudo bem, mas ainda não estamos onde queremos estar. As paradas nos boxes foram boas, os carros confiáveis, mas ainda podemos melhorar para as próximas corridas.”

“Nosso BMW M Hybrid V8 mostrou um bom ritmo durante a corrida,” acrescentou Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport. “Foi bom ver que nosso trabalho árduo desde Daytona deu resultado e conseguimos melhorar significativamente o desempenho e a confiabilidade dos carros.”

A terceira corrida da temporada, o Grande Prêmio Acura de Long Beach, marcou mais um passo adiante. Yelloly qualificou o No. 25 em segundo, a primeira vez que um BMW chegou à primeira fila na GTP. O carro também mostrou um ótimo ritmo de corrida, lutando por um pódio quando De Phillippi foi pego em um acidente múltiplo a 20 minutos do fim. Danos extensos forçaram a aposentadoria do No. 25.

“A corrida não foi boa,” resumiu Yelloly. “A bandeira amarela antes da nossa parada nos colocou em desvantagem. Tivemos um carro muito forte na classificação, e também fomos um dos mais rápidos na corrida quando pudemos correr livremente. Especialmente nas curvas, éramos melhores que nossos concorrentes.”

Isso é promissor para o próximo evento, a Course de Monterey Motul Powered by Hyundai N no WeatherTech Raceway Laguna Seca, que é dominado por curvas longas e amplas. Um dos poucos trechos não curvilíneos do famoso circuito californiano – a subida para o icônico Corkscrew – foi nomeado Reta Rahal em 2003 em homenagem às quatro vitórias consecutivas de Bobby Rahal em carros Indy no final dos anos 1980.

A equipe BMW M RLL tem três vitórias na classe GT no WeatherTech Raceway, então é um lugar que Rahal continua a valorizar. “Se conseguirmos continuar melhorando o BMW M Hybrid V8 como temos feito, estou otimista em relação às nossas chances,” disse o lendário piloto.

A Course de Monterey Motul acontece de 10 a 12 de maio.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.