Entre em contato conosco

IMSA

Quando o Antigo se Torna Novo: IMSA Aborda a Onda de Novas Superfícies de Pista

Publicado:

em

WeatherTech Raceway Laguna Seca, Circuito de Carros Esportivos de Mid-Ohio e o Novo Circuito de Rua do Centro de Detroit Se Aproximam no Próximo MêsOs próximos três fins de semana de corrida da IMSA serão em lugares familiares, mas não necessariamente na mesma pista ou superfícies.

As próximas viagens a Monterey, Detroit e Mid-Ohio acrescentam um certo mistério, já que cada pista segue um padrão de investimentos recentes feitos nos locais históricos que há muito tempo servem à programação da entidade sancionadora.

O Que Vem por Aí

Os dois próximos fins de semana de corrida do IMSA WeatherTech SportsCar Championship ocorrerão no WeatherTech Raceway Laguna Seca, o icônico circuito permanente de estrada em Monterey, Califórnia, que foi recapeado imediatamente após o fim de semana da IMSA em 2023, e nas ruas do centro de Detroit – um novo local em comparação com o circuito de rua do Belle Isle Park onde a IMSA correu de 2007 a 2022.

Depois, o IMSA Michelin Pilot Challenge encabeça quatro séries sancionadas pela IMSA ao retornar ao Mid-Ohio Sports Car Course após um ano de ausência da pista a uma hora a nordeste de Columbus. Isso também trará algo de novo, já que o venerável circuito de estrada também possui um novo asfalto.

No final de julho de 2022, a Junta de Supervisores do Condado de Monterey votou para aprovar um orçamento de projeto de $14,9 milhões que incluía o recapeamento completo da pista de 2,238 milhas do WeatherTech Raceway Laguna Seca pela primeira vez desde 2006 e também incluía uma nova ponte de pedestres na reta principal. O recapeamento começou em maio de 2023 e foi concluído em julho, antes das corridas de motocicletas na pista.

O fim de semana da Motul Course de Monterey Powered by Hyundai N, de 10 a 12 de maio, verá os Protótipos Grand Touring (GTP) e as duas classes GT (GT Daytona Pro, GT Daytona) fazerem suas primeiras voltas oficiais na nova superfície. Testes privados aconteceram logo após o Grande Prêmio Acura de Long Beach em abril.

Além do WeatherTech Championship, outras séries da IMSA que terão o primeiro contato com o novo asfalto do WeatherTech Raceway serão o Michelin Pilot Challenge, o Lamborghini Super Trofeo North America e o Whelen Mazda MX-5 Cup presented by Michelin. Maio de 2023 também marcou outra data interessante: Foi a primeira vez que os carros da IMSA correram nas ruas do novo circuito no centro de Detroit. Um circuito temporário de rua acidentado, de 1,654 milhas e nove curvas dominado por curvas de 90 graus à esquerda recebeu os carros da classe Michelin Pilot Challenge Grand Sport (GS) na época. Os carros GTP e GTD PRO do WeatherTech Championship vão correr lá este ano, com os tempos de volta mais rápidos no GTP provavelmente esperados em pouco mais de um minuto durante o fim de semana do Chevrolet Detroit Sports Car Classic, de 31 de maio a 1º de junho. Enquanto o WeatherTech Championship pausa até as Seis Horas de The Glen da Sahlen, as quatro séries da IMSA que competirão de 7 a 9 de junho para o fim de semana das Quatro Horas de Mid-Ohio correrão em uma nova superfície de 2,258 milhas. Em outubro, os oficiais completaram o primeiro recapeamento daquela pista desde 2006, com o projeto abrangendo 11.550 pés de pavimentação de superfície, 3.500 pés de reforço de várias curvas, 500 pés de reparo completo de profundidade nas áreas da Keyhole e da Curva 12 e 300 pés de reparo de juntas transversais.

Juntando-se ao Michelin Pilot Challenge em Mid-Ohio estarão o IMSA VP Racing SportsCar Challenge, a Mazda MX-5 Cup e a estreia do novo desafio Mustang monomarca.

Quem se Saiu Bem em Locais Novos (Antigos) Recentemente

Essas pistas recentemente atualizadas não são as únicas que impactaram os cronogramas da IMSA. Se algo, isso segue uma tendência em outras pistas que tiveram atualizações recentes.

O Canadian Tire Motorsport Park passou por um recapeamento no início de 2020, mas esteve ausente do calendário da IMSA em 2020 e 2021 devido à pandemia. As velocidades aumentaram nesta pista após seu retorno em 2022, principalmente com Tom Blomqvist entregando uma volta de pole position de protótipo mais de um segundo mais rápida do que o recorde anterior estabelecido em 2019 (1 minuto, 4.394 segundos para 1:05.452).

O recapeamento tardio de 2022 do Road America, o primeiro desde 1995, foi um dos principais assuntos antes de seu fim de semana da IMSA em 2023. A volta de Pipo Derani de 1:47.730 no circuito de 4,048 milhas foi quase um segundo completo mais rápida do que o recorde anterior, e um dos quatro recordes de pista estabelecidos em cinco classes do WeatherTech Championship naquela sessão de classificação.

Michelin Raceway Road Atlanta, Watkins Glen International e VIRginia International Raceway também passaram por recapeamentos parciais ou completos dentro da última década, o que significa que a maioria do cronograma está correndo em asfalto mais fresco e novo.

A próxima sequência de corridas em novas superfícies vem após um trio de corridas em superfícies mais antigas em Daytona, Sebring e Long Beach para começar o ano. Os frequentes solavancos presentes nas duas últimas pistas dominadas por concreto fazem parte do caráter dessas corridas tanto quanto os eventos em si e permanecem um grito de guerra, especialmente em Sebring, para não repavimentar nada.

A sequência de corridas em superfícies novas/atualizadas começa esta semana no WeatherTech Raceway Laguna Seca. A corrida do Michelin Pilot Challenge,

o WeatherTech Raceway Laguna Seca 120, será transmitida ao vivo no Peacock às 16h55 ET no sábado. O destaque do WeatherTech Championship, a Motul Course de Monterey, será transmitido ao vivo na NBC e no Peacock às 15h no domingo.

Via assessoria de comunicação: Tony DiZinno IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.