Entre em contato conosco

Automobilismo

Mônaco F1 Racing Team estuda entrar na Fórmula 1

Publicado:

em

Mônaco

Comunicado vem depois da discussão de mudanças na taxa paga para ingressar na categoria

Há muito tempo a Fórmula 1 não fala sobre a entrada de uma nova equipe no grid. Isso mudou na segunda-feira (8), quando o empresário Salvatore Gandolfo divulgou comunicado a respeito do projeto Mônaco F1 Racing Team. Gandolfo, que é o fundador da Mônaco Increase Management, vem desde 2019 sinalizando planos para a escuderia que teria como país base a Espanha, mas na época o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todd, descartou a entrada de uma nova equipe.

Em setembro o cenário pareceu ter mudado um pouco quanto a entrada de novos times na F1. Isso porque foi assinado o Pacto da Concórdia, que diz respeito ao imposto pago por uma equipe para entrar na categoria. Além disso, o diretor-executivo da Liberty Media, Stefano Domenicali disse estar aberto a conversar e rediscutir o valor do imposto, que hoje gira em torno de R$ 1 bilhão.

“O projeto da Mônaco F1 foi o primeiro a discutir ativamente a possibilidade de uma entrada na Fórmula 1 ainda em 2019 e criar uma estrutura adequada, de olho no potencial do novo regulamento técnico que deveria entrar em vigor em 2021(adiado por conta da pandemia)”, revelou Stefano.

“Acreditamos que as recentes declarações de Domenicali, que sugerem que o pagamento de $200 milhões para novas equipes pode ser dispensado, representam um passo adiante na direção correta. Apreciamos a atitude tanto de Stefano quanto da FIA e estamos prontos para dar os passos necessários para completar nosso pedido”, completou.

Mônaco

Imagem Getty Images

Ainda em 2019, Gandolfo teria dito que gostaria de ter como pilotos Pascal Wehrlein e Alex Palou, ambos empresariados por ele. A Mônaco F1 ainda teria como parceira a Campos, equipe do ex-piloto espanhol Adrian Campos e poderia ter a Renault como fornecedora do motor, já que a francesa agora não fornece mais motores à Mclaren, que vem com motor Mercedes a partir desta temporada.

A Mônaco F1 pode chegar acompanhada, porque a Panthera Team Asia, projeto de investidores asiáticos e com sede no Reino Unido, tem como intenção integrar o grid da F1 em 2022.

A última vez que uma equipe nova ingressou no competitivo grid da Fórmula 1 foi em 2016, quando a Haas entrou para a categoria.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.